Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento dependente da temperatura do fungo entomopatogênico Nomuraea rileyi (Farlow) Samson em larvas de Anticarsia gemmatalis (Hübner) (Lepidoptera: Noctuidae)

A influência da temperatura no desenvolvimento do fungo entomopatogênico Nomuraea rileyi (Farlow) Samson foi estudada em larvas no terceiro estágio de desenvolvimento de Anticarsia gemmatalis (Hübner), mantidas sob regime de temperatura constante. Um modelo não-linear foi utilizado para descrever as taxas de crescimento vegetativo e reprodutivo do fungo. A temperatura requerida para obter o maior crescimento vegetativo foi estimada em 25,5ºC, enquanto os limites mínimo e máximo foram estimados em 11ºC e 30ºC, respectivamente. A taxa de conidiação foi estável dos 18ºC aos 26ºC. As temperaturas mínima e máxima estimadas para o desenvolvimento vegetativo coincidem com as condições ambientais de ocorrência natural na Argentina Central. Efeitos não-lineares da temperatura no crescimento vegetativo e reprodutivo, bem como a probabilidade de distribuição in vivo de N. rileyi são descritos.

Controle biológico; modelo matemático; dinâmica populacional; inimigo natural


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br