Acessibilidade / Reportar erro

Efeito da estocagem em baixa temperatura na capacidade reprodutiva e longevidade de Trissolcus basalis (Wollaston) e Telenomus podisi Ashmead (Hymenoptera: Scelionidae)

Effect of cold storage on the reproductive capacity and longevity of Trissolcus basalis (Wollaston) and Telenomus podisi Ashmead (Hymenoptera: Scelionidae)

A longevidade e a fecundidade de fêmeas de Trissolcus basalis (Wollaston) e Telenomus podisi Ashmead foram avaliadas a 25ºC após permanecerem a 15ºC por períodos variando de um a 140 dias, a intervalos de 10 dias. A capacidade de oviposição dos dois parasitóides também foi avaliada a 15ºC, após períodos de pré-oviposição entre um e 60 dias, igualmente em intervalos de 10 dias. Fêmeas das duas espécies sobreviveram por mais de cinco meses a 15ºC, porém sua fecundidade foi significativamente reduzida. Entretanto, ambas as espécies foram capazes de parasitar ovos dos respectivos hospedeiros a 25ºC após permanecerem por 140 dias a 15ºC. Apesar de ter ocorrido parasitismo a 15ºC, apenas 3,1% e 0,2% dos ovos ofertados foram parasitados por T. basalis e T. podisi, respectivamente. A proporção de machos aumentou significativamente na progênie produzida por fêmeas de T. basalis mantidas a 15ºC, em qualquer dos períodos de estocagem avaliados. Resultados semelhantes foram obtidos para T. podisi mantidos a 15ºC por até 50 dias; períodos de estocagem mais longos resultaram ou na ausência de parasitismo, ou em razões sexuais semelhantes à da testemunha, mantida a 25ºC. Todavia, a presença de fêmeas na descendência dos parasitóides mantidos a 15ºC indica a ocorrência de cópula na baixa temperatura. A elevada longevidade e a reduzida fecundidade obtidas com a estocagem dos adultos a 15ºC demonstram que T. basalis e T. podisi permanecem em estado de hibernação em baixas temperaturas, condição que pode ser útil em programas de produção e estocagem de parasitóides durante a entressafra.

Insecta; Pentatomidae; parasitóides de ovos; controle biológico; hibernação


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br