Acessibilidade / Reportar erro

Efeito das plantas do algodoeiro e do tomateiro, como complemento alimentar, no desenvolvimento e na reprodução do predador Podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae)

Effect of cotton and tomato plants as complementary food on development and reproduction of the predator Podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae)

A alimentação em plantas pelo percevejo predador Podisus nigrispinus (Dallas) tem produzido efeitos na sua biologia que variam com a espécie de planta utilizada. Este estudo foi conduzido com o objetivo de avaliar o desenvolvimento e a reprodução de P. nigrispinus confinado sobre as folhas de algodoeiro Gossypium hirsutum cv. Precoce CNPA1 e tomateiro industrial Lycopersicum esculentum cv. IPA5, e alimentados com pupas de Tenebrio molitor (L.). Ninfas e adultos de P. nigrispinus foram confinados com presa sobre algodoeiro, presa sobre tomateiro, com presa e água, e somente presa. O acesso às plantas foi obtido confinando os predadores nas folhas das plantas cultivadas em vasos. Ninfas confinadas em algodoeiro e tomateiro mais presa apresentaram menor duração no segundo e quinto ínstares. No entanto, o menor período ninfal foi observado para ninfas confinadas em algodoeiro mais presa. A sobrevivência de ninfas em cada ínstar e em todo o estágio ninfal foi menor para ninfas mantidas somente com presa comparado com aquelas com presa mais água e com presa sobre a planta. A disponibilidade do algodoeiro juntamente com a presa produziu ninfas de quinto ínstar mais pesadas, quando comparado com o tomateiro mais presa, água mais presa, e somente presa. O peso de adultos na emergência foi menor apenas quando os insetos tiveram acesso somente à presa. No entanto, fêmeas de P. nigrispinus confinadas sobre folhas de algodoeiro com presa ou mantidas com presa e água apresentaram significativo aumento de peso ao iniciar a reprodução, enquanto fêmeas confinadas sobre folhas de tomateiro ou somente com presa não variaram seu peso. A disponibilidade do algodoeiro e do tomateiro proporcionou aumento na produção de ovos e longevidade de P. nigrispinus. Além disso, as fêmeas mantidas com presa sobre as folhas de algodoeiro apresentaram maior taxa de oviposição. Baseado nos parâmetros populacionais taxa reprodutiva, taxa intrínseca de crescimento populacional e tempo médio de geração, conclui-se que o crescimento populacional de P. nigrispinus pode ser melhorado de acordo com o tipo de planta disponível, apresentando melhores resultados quando os insetos foram confinados sobre folhas de algodoeiro, seguido pelo confinamento dos adultos sobre o tomateiro. Além disso, a disponibilidade de água juntamente com a presa também propiciou melhor desenvolvimento da espécie.

Insecta; controle biológico; tabela de vida; interação tri-trófica


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br