Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da atividade potencial inseticida de óleo essencial de Tagetes minuta (Asteraceae) contra Pediculus humanus capitis De Geer (Phthiraptera: Pediculidae)

De distribuição mundial, a pediculose é uma infestação na cabeça causada pelo piolho Pediculus humanus capitis De Geer. A resistência já verificada a diversos ingredientes ativos químicos demonstra a importância de serem avaliadas novas alternativas para o controle de piolhos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial inseticida da planta medicinal Tagetes minuta (Asteraceae), conhecida como cravinho-de-defunto, contra P. humanus capitis, assim como investigar aspectos histopatológicos para se encontrarem os sítios de ação no inseto. Os piolhos foram coletados de crianças infestadas, de 6 a 12 anos de idade, no município de Marilia, SP. Todos os procedimentos desde a coleta até a avaliação da atividade inseticida foram feitos de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde. Grupos de 10 piolhos foram colocados sobre círculos de papel de filtro, no fundo de placas de Petri. Os círculos foram impregnados com o óleo essencial de T. minuta gotejando 0,1 ml de solução do extrato bruto obtendo-se a concentração de 100 ppm do extrato bruto. As placas foram colocadas em estufas de criação (30 ºC e 70% UR) no escuro. Oito repetições foram feitas para o tratamento e duas repetições para o controle. O tempo letal mediano para a concentração de 100 ppm do extrato bruto obtido foi de 16,4 ± 1,62 min. Para a investigação histológica, vinte piolhos tratados e não tratados foram fixados em formol 10% por 24h e processados pelas técnicas clássicas de histologia. O exame dos cortes revelou desarranjo dos filamentos de actina e miosina nos indivíduos tratados. Este aspecto aliado ao TL50 obtido sugerem uma ação tóxica do óleo essencial de T. minuta.

Insecta; pediculose; piolho; extrato vegetal; cravinho-de-defunto


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br