Acessibilidade / Reportar erro

Construção de Abrigos Foliares por Stenoma scitiorella Walker (Lepidoptera: Elachistidae): Manipulação da Qualidade da Planta Hospedeira?

A construção de abrigos foliares é um comportamento comum entre lagartas de microlepidópteros e, ao que parece, tais abrigos proporcionam um refúgio contra as intempéries e o ataque de predadores e parasitóides. Estudos recentes sobre a ecologia nutricional de insetos têm sugerido que tal comportamento seria, na realidade, uma estratégia evolutivamente selecionada para maximizar a qualidade da planta hospedeira que consomem. As lagartas de Stenoma scitiorella Walker unem as folhas jovens de Xylopia aromatica (Lam.) Mart. (Annonaceae) para a construção de um abrigo no qual se refugiam alimentando-se exclusivamente das folhas internas. Por proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento larval, a maioria dos abrigos foliares (53,4%) é ocupada por apenas uma lagarta. Os resultados revelaram que, apesar de alterar os teores de água e carboidratos solúveis, a construção dos abrigos foliares não afeta a concentração de taninos nem a preferência das lagartas por folhas externas ou internas. Assim, tal comportamento não representa uma estratégia adaptativa do inseto para superar as defesas químicas da planta hospedeira. Dessa forma, é provável que os abrigos foliares de S. scitiorella sejam construídos para outros fins como, por exemplo, proteção das lagartas contra dessecação ou predação.

Cerrado; herbivoria; lagarta; tanino; Xylopia aromatica


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br