Características de parasitismo de duas espécies de forídeos em relação ao seu hospedeiro, a saúva Atta laevigata (Smith) (Hymenoptera: Formicidae)

MARCOS A.L. BRAGANÇA ATHAYDE TONHASCA JR. DENISE D.O. MOREIRA Sobre os autores

As saúvas Atta sexdens (L.) e Atta laevigata (Smith) são consideradas sérias pragas para a agricultura e reflorestamento no Brasil. Estas saúvas são parasitadas pelos forídeos Neodohrniphora tonhascai Brown e Neodohrniphora erthali Brown (Diptera: Phoridae), respectivamente. O potencial de parasitismo de N. tonhascai em relação ao seu hospedeiro foi previamente investigado, mas não há informações equivalentes para N. erthali. Os objetivos deste estudo foram avaliar o comportamento de oviposição e algumas características biológicas de N. erthali em relação ao seu hospedeiro e determinar o potencial de oviposição de N. tonhascai para A. laevigata, já que em muitas áreas da região Sudeste ninhos de A. sexdens e A. laevigata são encontrados próximos uns dos outros. Os dados foram obtidos a partir de fêmeas de N. erthali e N. tonhascai coletadas no campo em Viçosa (Minas Gerais) e liberadas em uma câmara de observação colocada entre um ninho de A. laevigata de laboratório e sua arena de forrageamento. N. tonhascai levou menos tempo selecionando seus hospedeiros, atacou mais formigas e causou maiores níveis de parasitismo do que N. erthali. Não foi possível determinar se A. laevigata é parasitada por N. tonhascai no campo, mas o sucesso reprodutivo de N. tonhascai em laboratório demonstrou que A. laevigata é hospedeiro adequado para este parasióide. Os tipos de defesa demonstrados por A. laevigata contra ambas espécies de forídeos foram marcadamente diferentes, o que sugere que forrageadoras tomam medidas defensivas específicas de modo a reduzir a possibilidade de parasitismo por moscas forídeas.

Attini; Neodohrniphora tonhascai; Neodohrniphora erthali; parasitóide; controle biológico


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br