Acessibilidade / Reportar erro

Distribuição e freqüência de galhas induzidas por Anisodiplosis waltheriae Maia (Diptera: Cecidomyiidae) na planta invasora Waltheria indica L. (Sterculiaceae)

Estudou-se a freqüência de galhas induzidas por Anisodiplosis waltheriae Maia, espécie recentemente descrita, em Waltheria indica L. W. indica é uma erva invasora em áreas de regeneração de Floresta Atlântica no Sudeste do Brasil. As plantas foram coletadas em maio de 2004 e a biomassa aérea, comprimento do caule, número de folhas, número de galhas por folha e área foliar de cada indivíduo foram registrados. Quase 90% das plantas e 25% das folhas foram atacadas, com a média de 0,67 galhas/folha. A área foliar pouco influenciou o número de galhas, porém o número de folhas não afetou a abundância de galhas (P > 0,05). Apenas 31% da variação no número de galhas foi explicada pela biomassa da planta. Um terço das galhas foi morta por inimigos naturais. A predação explicou 22,9% da mortalidade, fatores desconhecidos mataram 7,6%, microhimenópteros parasitóides mataram 2,5% e fungos apenas 1%. Os fatores de mortalidade não foram influenciados pela área foliar nem densidade de galhas.

Aimorés; fator de mortalidade; Floresta Atlântica; herbivoria; galha de inseto; invasão biológica


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br