Ocorrência natural de Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. em adultos hibernantes de Oebalus poecilus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae)

Natural occurrence of Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. in hibernating adults of Oebalus poecilus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae)

RÉGIS S.S. SANTOS HONÓRIO F. PRANDO LUIZA R. REDAELLI LÚCIA M.G. DIEFENBACH HELENA P. ROMANOWSKIi Sobre os autores

Adultos hibernantes de Oebalus poecilus (Dallas) foram coletados de maio a dezembro de 2000, em um taquaral situado no município de Eldorado do Sul (30º 02' S e 51º 23' W), RS. A partir de um inseto morto que apresentava crescimento micelial branco sobre o corpo, realizou-se o isolamento do fungo em meio de cultura BDA. Em laboratório testou-se a patogenicidade do isolado em três concentrações de suspensões de conídios (5 x 10(5); 5 x 10(7); 1,25 x 10(9) conídios/ml). O fungo foi identificado como Beauveria bassiana (Bals.) Vuill., e armazenado na coleção de culturas de fungos entomopatogênicos da Embrapa Soja com o número de acesso Bb353. O isolado mostrou-se patogênico em todas as concentrações utilizadas, sendo o maior percentual de mortalidade (84,4%) registrado na concentração mais elevada de conídios. Este foi o primeiro registro, em condições naturais, de B. bassiana sobre O. poecilus.

Insecta; fungo; entomopatógeno; percevejo-do-grão


Sociedade Entomológica do Brasil Sociedade Entomológica do Brasil, R. Harry Prochet, 55, 86047-040 Londrina PR Brasil, Tel.: (55 43) 3342 3987 - Londrina - PR - Brazil
E-mail: editor@seb.org.br
Accessibility / Report Error