person GLAUCO ARBIX
schoolUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: garbix@usp.br.Universidade de São PauloBrazilSão Paulo, SP, BrazilUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: garbix@usp.br.
person MARIO SERGIO SALERNO
schoolUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: msalerno@usp.br.Universidade de São PauloBrazilSão Paulo, SP, BrazilUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: msalerno@usp.br.
person EDUARDO ZANCUL
schoolUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: ezancul@usp.br.Universidade de São PauloBrazilSão Paulo, SP, BrazilUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: ezancul@usp.br.
person GUILHERME AMARAL
schoolUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: guisgamaral@gmail.com.Universidade de São PauloBrazilSão Paulo, SP, BrazilUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: guisgamaral@gmail.com.
person LEONARDO MELO LINS
schoolUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: leonardomelolins@gmail.com.Universidade de São PauloBrazilSão Paulo, SP, BrazilUniversidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: leonardomelolins@gmail.com.
GLAUCO ARBIX é professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (IEA–USP) e ex-presidente da Finep (2011–2015) e do Ipea (2003–2006). Coordenador geral da pesquisa. Foi responsável pela estratégia, abordagem e redação final do artigo.
MARIO SERGIO SALERNO professor titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde coordena o Laboratório de Gestão da Inovação. Cofundador do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (IEA–USP) e ex-diretor do Ipea e da ABDI. Coordenador científico da pesquisa. Realizou levantamento de campo sobre manufatura avançada nos Estados Unidos.
EDUARDO ZANCUL é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Coordenador dos laboratórios Inovalab@Poli e Fábrica do Futuro e pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (IEA–USP). Responsável pelo segmento da pesquisa sobre manufatura avançada. Realizou levantamento de dados e de campo na Alemanha. Contribuiu para a redação e revisão final do artigo.
GUILHERME AMARAL é pesquisador do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (IEA–USP) e pós-doutorando no Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assistente de pesquisa, contribuiu na estruturação das análises e ajudou a preparar diferentes versões do artigo.
LEONARDO MELO LINS é mestre e doutorando em sociologia pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisador do Observatório de Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados (IEA–USP) e do Cebrap. Atualmente é pesquisador do Cetic.br. Contribuiu com seleção e levantamento de dados e foi assistente de pesquisa no trabalho de campo realizado nos Estados Unidos.