Acessibilidade / Reportar erro

NOVAS AGENDAS, NOVOS DESAFIOS REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE TRANSFERÊNCIA DE RENDA E ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL1 1 Este artigo é um dos resultados produzidos no âmbito do projeto de pesquisa “Para além da transferência de renda? Desafios da articulação intersetorial de políticas sociais”, o qual coordeno no âmbito do Centro de Estudos da Metrópole (cem/Cepid/Fapesp) e que conta com recursos da Fapesp (Processo 2013/07616-7). Gostaria de agradecer os comentários e sugestões recebidos de Eduardo Marques, Marta Arretche, Adrian Lavalle, Arnaldo Lanzara, Luciana Jaccoud, Elaine Licio, Encarnación Moya, Maria Clara Oliveira e Gabrie- la Brettas.

New A gendas, New Challenges: Reflections on the Relationship Between Income Transfer and Social A ssistance in Brazil

RESUMO

Para entender as dinâmicas recentes da proteção social não contributiva no Brasil, é necessário analisar não somente o Programa Bolsa Família (PBF), mas também os desafios de sua articulação com outras políticas sociais, em particular a política de assistência social. A partir da discussão acerca das capacidades estatais e dos instrumentos de políticas públicas construídos para a implementação da agenda de combate à pobreza e considerando o período histórico recente (2003-2014), o artigo analisa os processos tangentes e eventualmente entrecruzados de construção institucional do PBF e do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

PALAVRAS-CHAVE:
políticas sociais; capacidades estatais; intersetorialidade; implementação; assistência social; Bolsa Família

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br