Accessibility / Report Error

A ECONOMIA POLÍTICA DA LIMPEZA URBANA EM SÃO PAULO1 1 Este artigo apresenta parte dos resultados da dissertação de mestrado defendida em 2015, na FFLCH-USP, com o título Muito além da lata de lixo: a construção da política pública e a organização do mercado de limpeza urbana no município de São Paulo, e também foi apresentado em seminários promovidos pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) em novembro de 2015 (“Capitais do Urbano”) e abril de 2016 (“Governance of Large Metropolis”), bem como no 6º Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da USP em maio de 2016. O autor agradece a leitura e as críticas dos participantes dos eventos, em especial de Eduardo Marques, Renata Bichir, Léo Heller e Luciana Royer.

The Political Economy of Urban Waste Disposal in São Paulo

SAMUEL RALIZE DE GODOY Sobre o autor

RESUMO

O artigo examina a construção do mercado de limpeza urbana em São Paulo. Observam-se características societárias das empresas que operam os nichos público e privado dos serviços de coleta e destinação de resíduos,bem como a organização de entidades associativas e as redes de propriedade dessas empresas. Relaciona-se o processo de consolidação do mercado ao contexto regulatório mais amplo sobre a política pública.

PALAVRAS-CHAVE:
política urbana; política pública; limpeza urbana; concessão; empresas

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br