Acessibilidade / Reportar erro

CONTRA O FANATISMO TEXTUALISTA: Corrupção, jeitinho brasileiro e estado de direito1 1 Versão modificada do texto apresentado no Seminário da Feiticeira de 2015, organizado por Tércio Sampaio Ferraz Jr., realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2015, cujo tema foi “Direito, Corrupção e Democracia”. Este texto faz parte do projeto de pesquisa Luta por Direito na Democracia desenvolvido no PPG da Unisinos com o patrocínio dessa instituição. Agradeço aos participantes do seminário pelos comentários, especialmente ao professor Tércio Sampaio Ferraz Jr.

Against Textualist Fanaticism: Corruption, the Brazilian Way and the Rule of Law

RESUMO

Este texto organiza o debate público sobre corrupção no Brasil a partir de dois extremos: absolvição moral e pânico moral. Em seguida, o texto mostra como essas duas posições podem ser vistas como versões do que chamamos de “fanatismo textualista” e aponta as inconsistências e riscos dessa posição para a democracia brasileira.

PALAVRAS-CHAVE:
corrupção; direito; moral; democracia; Brasil; crítica

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br