Acessibilidade / Reportar erro

PARA ALÉM DO ACESSO E DA INCLUSÃO Impactos da raça sobre a evasão e a conclusão no Ensino Superior

Beyond Access and Inclusion: Impacts of Race on Dropout and Completion in Higher Education

RESUMO

A expansão de vagas e a promulgação da Lei n. 12.711 foram determinantes para a mudança no perfil dos estudantes nas Instituições de Ensino Superior federais públicas. Mas, pouco se sabe sobre as chances de conclusão e evasão dos alunos. O objetivo deste artigo é analisar os efeitos das desigualdades socioeconômicas nas chances de conclusão e evasão de negros e brancos a partir de um estudo de caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PALAVRAS-CHAVE:
Ensino Superior; desigualdades raciais; ações afirmativas; evasão no Ensino Superior; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento Rua Morgado de Mateus, 615, CEP: 04015-902 São Paulo/SP, Brasil, Tel: (11) 5574-0399, Fax: (11) 5574-5928 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: novosestudos@cebrap.org.br