Peres; Ellery (2009PERES, M.; ELLERY, R. Efeitos dinâmicos dos choques fiscais do governo central no PIB. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 39, n. 2, p. 159-206, 2009.); Peres (2006) |
1994-2005 |
SVAR |
Multiplicadores de 0.3-0.4 reais (gasto) e -0.2 reais (receita). |
Mendonça et al. (2009MENDONÇA, M.; MEDRANO, L.; SACHSIDA, A. Avaliando os efeitos da política fiscal no Brasil: resultados de um procedimento de identificação agnóstica. Brasília: IPEA, 2009. (Texto para discussão, n. 1.377).) |
1995-2007 |
SVAR (Montford; Uhlig, 2009) |
Resultados “não keynesianos”: multiplicadores positivos para a receita e negativos para os gastos. |
Cavalcanti; Silva (2010CAVALCANTI, M.; SILVA, N. Dívida pública, política fiscal e nível de atividade: uma abordagem var para o Brasil no período 1995-2008. Economia Aplicada, v. 14, n. 4, p. 391-418, 2010.) |
1995-2008 |
SVAR |
Multiplicador de gasto diminui ao levar em consideração a dívida pública, ficando próximo de zero. |
Pires (2011PIRES, M. Controvérsias recentes sobre multiplicadores fiscais. In: BID - BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO. Multiplicadores fiscais no Brasil. Brasília, 2011.) |
1996-2011 |
VAR |
Multiplicador do gasto estimado em 0.99 reais. Multiplicador de investimentos públicos, 1.23 reais, sendo mais persistente. |
Pires (2014PIRES, M. Política fiscal e ciclos econômicos no Brasil. Economia Aplicada, v. 18, n. 1, p. 69-90, 2014.) |
1996-2012 |
VAR não linear - Mudança Markoviana |
Multiplicador entre 1.4 e 1.7 reais para o investimento público e em torno de -0.28 para a carga tributária líquida. |
Castelo Branco et al. (2015) |
1999-2012 |
VAR não linear |
Multiplicador menor que a unidade (consumo do governo); e maior que a unidade (investimento público). |
Matheson; Pereira (2016MATHESON, T.; PEREIRA, J. Fiscal multipliers for Brazil. International Monetary Fund. IMF Working Papers, n. 79, 2016.) |
1999-2014 |
SVAR |
O multiplicador para o gasto atinge 0.5 reais, mas seu efeito é pouco persistente. O multiplicador estimado para a receita pública, em termos acumulados no tempo, chega a -2 reais. |
Orair et al. (2016ORAIR, R.; SIQUEIRA, F.; GOBETTI, S. Política fiscal e ciclo econômico: uma análise baseada em multiplicadores do gasto público. XXI Prêmio do Tesouro Nacional, 2016.) |
2002-2016 |
STVAR |
Multiplicadores maiores durante recessões. No acumulado de quatro anos, o multiplicador acumulado dos benefícios sociais chega a 8 reais em períodos de recessão, e o do investimento público, a 6.8 reais. |
Dutra (2016DUTRA, F. Multiplicadores fiscais no Brasil: estimativas a partir de Modelos STVAR. 2016. TCC (Graduação)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.) |
1997-2016 |
STVAR |
Multiplicadores maiores em períodos de recessão, tanto para o consumo do governo como para o investimento público. |
Mendonça et al. (2016MENDONÇA, D.; MARÇAL, E.; HOLLAND, M. Is fiscal policy effective in Brazil? An empirical analysis. Working Paper Series, São Paulo School of Economics, 2016.) |
1997-2014 |
SVAR e TVAR |
Multiplicadores fiscais para as despesas primárias totais baixos. |
Cattan (2017CATTAN, R. Política fiscal e crescimento econômico: uma análise do período de metas de inflação no Brasil. Dissertação (Mestrado) - Unicamp, Campinas, 2017.) |
2002-2016 |
SVAR |
O PIB responde mais a choques no investimento público do que a choques no consumo do governo. |
Alves (2017ALVES, R. O impacto da política fiscal sobre a atividade econômica ao longo do ciclo econômico: evidências para o Brasil. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Econômicas, Universidade de São Paulo, 2017.) |
1999-2016 |
Projeção de Jordá |
O autor não encontra evidências de que, de fato, haja diferença significativa entre as etapas do ciclo econômico. |
Grudtner; Aragon (2017GRUDTNER, V.; ARAGON, E. Multiplicador dos gastos do governo em períodos de expansão e recessão: evidências empíricas para o Brasil. Revista Brasileira de Economia, v. 71, n. 3, p. 321-345. 2017.) |
1999 -2015 |
STVAR |
Multiplicadores fiscais da despesa total não diferem de maneira significativa entre períodos de expansão e recessão. |
Resende (2019RESENDE, C. Impulso fiscal: Uma abordagem de multiplicadores fiscais com aplicação para a economia brasileira. Dissertação (Mestrado) - Escola de Economia de São Paulo. Fundação Getulio Vargas, 2019.) |
1997-2018 |
VAR |
Multiplicadores acumulados em oito trimestres: 4.37 reais (benefícios sociais) e 3.37 reais (investimento público). |
Restrepo (2020RESTREPO, J. How big are fiscal multipliers in Latin America? IMF Working Paper, n.17, 2020.) |
1997-2017 |
SVAR |
Multiplicador de gasto: 0.59 (pico) e de 0.81 (acumulado em oito trimestres). O de receita atingiu os valores -0.31 (pico/impacto) e -0.44 (acumulado em oito trimestres). |