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Nova Economia, Volume: 29, Número: spe, Publicado: 2019
  • Cultura e Desenvolvimento: 100 anos de Celso Furtado, um intelectual cosmopolita Editorial

    Paula, João Antonio de
  • Desenvolvimento e cultura: em busca de uma agenda perdida Article

    Missio, Fabrício J.; Martins, Humberto

    Resumo em Português:

    Resumo O debate sobre cultura é uma questão fundamental para a proposição de novas políticas de desenvolvimento. Apesar disso, algumas abordagens recentes têm incorporado ou explorado esta questão de forma limitada. Assim, a partir da identificação dessa lacuna na literatura, este artigo busca explorar a relação entre cultura e desenvolvimento. Em primeiro lugar, analisamos essa relação nas abordagens recentes no campo do ‘mainstream’, identificando suas limitações. Em seguida discutimos a abordagem desenvolvimentista, destacando sua concepção estruturalista e desigual. Inspirados por essa abordagem, sequencialmente examinamos duas concepções teóricas recentes que compartilham uma perspectiva estrutural, a saber a pós-Keynesiana e a institucionalista. Concluímos que a abordagem desenvolvimentista contribuiu para ampliar a integração da cultura e do desenvolvimento e que essas novas abordagens “não neoclássicas” mostram um potencial interessante para incorporar a dimensão cultural do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The debate about culture is a key issue for economic theory and for proposing new developmental policies. Despite this, some recent approaches have hardly incorporated or explored culture. Thus, identifying this gap in the literature, we explore the relationship between culture and development. Firstly, we analyse this relationship in new mainstream approaches, identifying their limitations. Then, we discuss the developmentalist approach, underlining the structural and unbalanced conception. Sequentially, and somewhat inspired by the latter, we examine new approaches that share the structural perspective, such as the post-Keynesian and institutionalist approaches. We conclude that the developmentalist approach has contributed to amplifying the integration of culture and development and that these new “non-neoclassical” conceptions reveal an interesting potential for incorporating the cultural dimension of development.
  • O capitalismo enquanto cultura: crítica da racionalidade econômica Article

    Mello, Marcelo Soares Bandeira de

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa criticamente como o pensamento econômico trabalha o conceito de cultura. Na primeira parte do texto é discutido o tratamento da cultura pelas abordagens econômicas dominantes, desde Adam Smith até a economia neoclássica. De acordo com tais abordagens, a racionalidade humana é predominantemente calculista e utilitarista, e a esfera cultural é externa ao âmbito econômico e só o influencia indiretamente. A segunda parte do artigo apresenta elementos centrais para o entendimento da cultura em três autores fundamentais da heterodoxia econômica: Marx, Veblen e Furtado. Esses autores criticam profundamente o pensamento econômico dominante e constroem conceitos que historicizam e criticam as sociedades capitalistas. A terceira seção apresenta críticas sobre como os pensamentos econômicos ortodoxo e heterodoxo retratam culturas não ocidentais, assumem a predominância da racionalidade capitalista na sociedade moderna e pressupõem que a racionalidade econômica não é cultural.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The paper critically analyses how economic thought deals with the concept of culture. The first part of the text discusses how the dominant economic approaches, from Adam Smith to the neoclassical economics, explain the culture. According to these approaches, human rationality is predominantly utilitarian and calculating, the cultural sphere is external to the economic one and only indirectly influences it. The second part of the paper presents key elements for the understanding of culture in three fundamental heterodox economics thinkers, Marx, Veblen and Furtado. These authors deeply criticize the dominant economic thought and construct concepts that historicize and criticize capitalist societies. The third section presents criticisms on the way both orthodox and heterodox economic thoughts portray non-Western cultures, assume the predominance of capitalist rationality in modern society and presuppose that economic rationality is non-cultural.
  • O desenvolvimento como processo de mudança cultural: as conexões entre excedente e estruturas sociais na visão de Celso Furtado Article

    Bianconi, Renata; Coutinho, Mauricio C.

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é apresentar a visão de Furtado sobre excedente e estrutura social, sugerindo que uma releitura atenta a esses dois elementos permite melhor compreensão de sua obra. Para Furtado, o excedente é o ponto de partida para uma apreensão mais ampla do desenvolvimento, uma vez que possibilita escolha por parte da comunidade e processos de transformação social. Seus primeiros trabalhos sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento já insistem na interconexão entre excedente e estrutura social na definição dos modos de vida e do processo de acumulação. Sua abordagem das relações entre excedente e estruturas sociais ganha novos contornos nos anos 1970, levando em conta as transformações na economia internacional e a industrialização periférica. A interação entre pensamento econômico, cultural e político dá novos contornos à noção de excedente. O artigo se detém nos usos e significado da noção de excedente no pensamento de Furtado em seus diversos momentos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to present Furtado’s vision of surplus and social structure, suggesting that a rereading attentive to these two elements allows a better understanding of his work. For Furtado, surplus is the starting point for a broader apprehension of development, since it gives scope for community choice and processes of social transformation. In his earlier works on development and underdevelopment, he already insisted on how surplus and social structure defined lifestyles and the process of accumulation itself. Furtado’s approach to the relations between surplus and social structures acquires new contours in the 1970s, taking on account the transformations in the international economy and peripheral industrialization. The interaction between economic, cultural and political factors provides new contours to the notion of surplus. The article thus provides a review of the uses and significance of the notion of surplus in Furtado’s thinking.
  • A cadeia produtiva do setor cultural no Brasil: estimação e mudança estrutural de 2011 para 2015 Article

    Morrone, Henrique; Valiati, Leandro

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste artigo é estimar a cadeia produtiva do setor cultural na economia brasileira nos anos 2011 e 2015, e avaliar sua mudança estrutural ao longo desse período. Estimamos as matrizes de insumo-produto para os anos 2011 e 2015 utilizando a metodologia desenvolvida por Guilhoto e Sesso (2005). O método desenvolvido por Dietzenbacher et al. (2005) foi aplicado com o intuito de detectar a cadeia produtiva e sua evolução no período supracitado. Os resultados indicam uma mudança na cadeia produtiva nesse período. A cadeia produtiva cultural expandiu, incorporando novas conexões e contribuiu positivamente para a economia brasileira. O setor cultural foi classificado como um usuário líquido de insumos do resto da economia. Ele mostrou fortes ligações diretas e indiretas para trás, comprando insumos intermediários de muitas atividades. No setor cultural, destacaram-se as atividades artísticas, criativas e de entretenimento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this article is to estimate the productive chain of the cultural sector in the Brazilian economy between the years 2011 and 2015 and to evaluate its structural change throughout this period. We estimated the input-output matrices for the years 2011 and 2015 using the methodology developed by Guilhoto and Sesso (2005). The method developed by Dietzenbacher et al. (2005) was applied in order to detect the productive chain and its evolution during this period. The results indicate that the cultural productive chain expanded during this period, incorporating new connections and contributing positively to the Brazilian economy. The cultural sector was classified as a net user of inputs from the rest of the economy. It showed strong direct and indirect backward linkages, purchasing intermediary inputs from many activities. Within the cultural sector, the artistic, creative and entertainment activities were highlighted.
  • O espaço da cultura em Minas Gerais: aglomerações territoriais, desenvolvimento socioeconômico e concentração regional entre 1920 e 2010 Article

    Dias, Cleber; Machado, Ana Flávia; Hosken, Vinicius Morais Silveira

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende mapear e avaliar a evolução temporal de aglomerados culturais em Minas Gerais. Para tanto, aplicou-se o método de aglomerados aos dados do Anuário Estadual de 1920, do Perfil de Municípios em 2006 e do Censo Demográfico em 2010, utilizando de variáveis relativas a desenvolvimento socioeconômico (população alfabetizada e acesso domiciliar a rede de esgoto) e à cultura (número de salas de cinema e teatros), tendo-se por unidade de análise o município. Como em 1920, o estado mineiro contava com 178 municípios e, em 2010, 853, foi feita uma compatibilização da distribuição geográfica de 2010 espelhando-se na de 1920. A aplicação do método gerou quatro clusters em cada ano, que evidenciaram, ao longo de quase um século, associação entre indicadores de oportunidades de acesso ao consumo cultural a maiores percentuais da população alfabetizada e aos maiores índices de domicílios com acesso a rede de esgoto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to analyze the temporal evolution of cultural clusters in Minas Gerais. To this end, the cluster method was applied to the data from the 1920 State Yearbook, the Profile of Municipalities in 2006 and the Demographic Census in 2010, using variables related to socioeconomic development (literate population and home access to sewage) and culture (number of movie and theaters), taking the municipality by unit of analysis. As in 1920 the state of Minas Gerais had 178 municipalities and 853 in 2010, the geographic distribution of 2010 was made compatible with that of 1920. The application of the method generated four clusters in each year, which showed almost through a century an association between indicators of opportunities for access to cultural consumption to higher percentages of the literate population and the highest rates of households with access to the sewerage.
  • Inserção digital e desigualdades na demanda por cultura no Brasil Article

    Almeida, Carla Cristina Rosa de; Lima, João Policarpo Rodrigues; Gatto, Maria Fernanda Freire

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a evolução da concentração dos gastos culturais nas Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras, com base nas Pesquisas de Orçamentos Familiares dos períodos 2002-2003 e 2008-2009. Pretende-se entender as alterações nas práticas de consumo na primeira década dos anos 2000 diante das mudanças tecnológicas recentes, com enfoque na evolução da desigualdade entre e dentro das RMs brasileiras. Para tanto, apresenta-se uma análise dos itens relacionados com o aumento (redução) da concentração dos gastos dentro do domicílio com cultura, através da decomposição do coeficiente de Gini segundo os diferentes itens de despesas culturais. Os principais resultados foram: aumento significativo no consumo de novas tecnologias de comunicação; aumento da concentração dos gastos fora do domicílio; intensidade da concentração semelhante entre as RMs, enquanto dentro das RMs a renda e a educação são os principais fatores que influenciam a propensão a consumir.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We intend to analyze the evolution of the concentration of cultural expenditures in the Brazilian Metropolitan Regions (MRs), based on the Brazilian Consumer Expenditure Survey of 2002-2003 and 2008-2009. The paper aims at understanding changes in consumption patterns in face of recent technological changes, focusing on inequalities between and inside Brazilian Metropolitan Regions. It was verified which items contributed to the increase (reduction) in the concentration of household expenditure on culture, through decomposition of the Gini coefficient according to the different items of cultural expenditures. The main findings were: significant increase in the consumption of new communication technologies; increased concentration of expenditure on outdoor cultural activities; the intensity of concentration is similar between the MRs, while within these regions income and education are the main factors influencing the propensity to consume.
  • O impacto de choques no setor cultural brasileiro: uma análise de emprego e renda à luz dos cortes orçamentários Articles

    Silva, Marcus Vinícius Amaral e; Brito, Danyella Juliana Martins de

    Resumo em Português:

    Resumo As recentes mudanças nas políticas públicas voltadas à cultura brasileira, como a perda do status de ministério e as alterações na Lei de Incentivo à Cultura, vêm suscitando uma série de questionamentos quanto a importância do setor para a economia. Neste contexto, este artigo analisa como uma redução no consumo de bens e serviços do setor cultural impacta na produção, no rendimento e no emprego do próprio setor e das demais atividades econômicas. Para tal, emprega-se como metodologia o modelo de insumo-produto, para dados de 2015. Os resultados demonstram que os efeitos do choque proposto são percebidos em diversos setores da economia, em especial para aqueles fornecedores diretos de insumos para o setor cultural. Adicionalmente, há uma importante redução nos postos de trabalho e no rendimento das famílias, não contida apenas no setor cultural, mas propagada para toda a economia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Recent changes in public policies directed at the Brazilian cultural sector, such as the loss of ministry status and changes in the Culture Incentive Law, have raised a number of questions about the importance of the sector to the economy. In this context, this article analyzes how a reduction in the consumption of goods and services from the cultural sector impacts on the production, income and employment of the sector itself and other economic activities. For such, we use the input-output model as methodology. The results show that the effects of the proposed shock are perceived in several sectors of the economy, especially for those direct suppliers of inputs to the cultural sector. In addition, there is a significant reduction in jobs and household incomes, not only contained in the cultural sector, but spread throughout the economy.
  • Música, redes e tecnologia na periferia: impactos tecnológicos na produção de rap na zona sul de São Paulo Article

    Michel, Rodrigo Cavalcante; Machado, Ana Flávia; Sátyro, Natália Guimarães Duarte

    Resumo em Português:

    Resumo O paradigma tecnológico das TICS trouxe mudanças signifi cativas na economia da música, reduzindo custos e ampliando possibilidades de acesso à produção. O objetivo do presente artigo é verificar se os atuais impactos tecnológicos na produção de música também são percebidos em zonas periféricas urbanas, a partir do estudo de caso da produção de música rap no Grajaú. Assim, considera-se a hipótese: os impactos tecnológicos possibilitaram redução nos custos de produção e ampliação do acesso à produção musical. Ademais, novas formas organizacionais de produção emergem baseadas em redes. Os resultados encontrados resumem-se em: a) os impactos das TICs na produção musical verificam-se no estudo de caso específi co, sugerindo que as inovações atingem também a periferia; b) a produção de música local ocorre em organizações baseadas em redes, incorporando relações monetárias e comunitárias. Nota-se que a produção de música rap no Grajaú apresenta aspectos comunitários e colaborativos associados a econômicos e monetários.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The ICT technological paradigm brought significant changes in the economics of music, reducing costs and expanding possibilities production access. The objective of the present work is to verify if the current technological impacts on the music production are also perceived in urban peripheral zones, starting from the case study of the production of rap music in Grajaú, district of São Paulo, Brazil. Thus, the hypothesis is considered: the technological impacts reduced production costs and increased access to music production. In addition, new organizational production forms emerged, based on networks. The results are summarized as follows: a) the impacts of ICTs on music production are verified in the specific case study, suggesting that innovations also reach the periphery; b) the local music production occurs in organizations based on networks, incorporating monetary and community relations. It is noted that the rap music production in Grajaú presents community and collaborative aspects associated with economic and monetary.
  • Cultura e histerese institucional: a dependência furtadiana como uma instituição histórica Article

    Arend, Marcelo; Fagotti, Vinicius Zuniga; Moreira, Arthur Gomes

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca fornecer uma ferramenta analítica, de cunho institucional e heterodoxo, a ser empregada ao conceito de dependência cultural engenhado por Celso Furtado. Aqui, uma investigação ao cerne da dependência furtadiana será complementada pela apreciação da dinâmica institucional que subjaz as relações econômicas de produção e poder. A partir do casamento dessas distintas e complementares tradições do pensamento econômico um modelo de desempenho de longo prazo para economias subdesenvolvidas, institucional e culturalmente dependentes, será apresentado, formalizando assim o que significa estar aprisionado a um padrão produtivo subdesenvolvido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article seeks to present an institutional and heterodox analytical framework with which one can study Furtado’s cultural dependency concept. Here, an investigation towards the core of the furtadian dependency will be complemented by comments on the institutional dynamics underlying economic relations of production and power. Through the union of these distinct but complementary traditions in economic thought, a long-term model for underdeveloped economic performance will be presented. With such a model, we aim to display how institutionally and culturally dependent economies become locked-in to a given, underdeveloped, pattern of production.
  • A politização do conceito de cultura na teoria institucionalista: Thorstein Veblen e os antropólogos de sua época Article

    Claudino, Livio Sergio Dias

    Resumo em Português:

    Resumo O conceito de cultura foi fundamental para o desenvolvimento das ciências sociais e humanas nos séculos XIX e XX. Também está na raiz da escola de pensamento econômico conhecida como Institucionalismo Americano, que teve como precursor Thorstein Veblen (1857-1929). Por meio da leitura de textos clássicos e revisão de literatura, o objetivo deste texto é apresentar o “pensamento antropológico” contemporâneo a Veblen, principalmente em torno do conceito de cultura e do método em Antropologia nos seus primórdios, e discutir as relações interdisciplinares que dão origem à escola de pensamento institucionalista, explicando a retomada da abordagem vebleniana nos últimos anos, especialmente nos estudos sobre consumo. Como principais resultados, destaca-se que Veblen valeu-se de instrumentos investigativos similares, estabelecendo diálogo com os escritos dos etnólogos e influenciando outros, tendo encaminhado o entendimento sobre cultura, principalmente por meio da crítica à “alta cultura”, os quais marcaram a noção de cultura na história do Institucionalismo Americano.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concept of culture was central to the development of the social and human sciences in the 19th and 20th centuries. It is also at the root of the school of economic thought known as American Institutionalism, which was pioneered by Thorstein Veblen (1857-1929). Through the reading of classical texts and literature review, the aim of this text is to present the contemporary “anthropological thinking” to Veblen, mainly around the concept of culture and method in anthropology in its early days, and to discuss the interdisciplinary relationships that give rise to the institutionalist school of thought, explaining the resumption of the Veblenian approach in recent years, especially in studies on consumption. As main results it is noteworthy that Veblen used similar investigative instruments, establishing dialogue with the writings of ethnologists and influencing others, having guided the understanding about culture, mainly through the critique of “high culture”, which marked the history of American Institutionalism.
  • A cultura como chave para a dependência da trajetória na teoria institucionalista de Douglas North Articles

    Costa, Eduardo José Monteiro da

    Resumo em Português:

    Resumo A teoria das instituições e da mudança institucional desenvolvida por Douglass North reserva um papel especial para a cultura, sinalizando, com isso, um conjunto de diretrizes estratégicas de pesquisas em algumas áreas do conhecimento: teoria econômica e do desenvolvimento; historiografia econômica; desenvolvimento regional/local; planejamento, regulação, gestão e avaliação de políticas públicas. Este artigo, portanto, apresenta em sua parte conclusiva uma agenda propositiva de pesquisas a partir da contribuição seminal de North. Todavia, antes, preparando o terreno para o alcance do objetivo delineado, apresenta os conceitos fundamentais da teoria das instituições e da mudança institucional do autor, estabelecendo elementos de conectividade analítica estrutural (instituições, organizações, matriz institucional e dependência da trajetória). Em seguida, apresenta a importância da cultura em seu constructo teórico, principalmente como a chave para a compreensão da dependência de trajetória.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The theory of institutions and institutional change developed by Douglass North reserves a special role for culture, thus signaling a set of strategic research guidelines in some areas of knowledge: economic and development theory; economic historiography; regional/local development; planning, regulation, management and evaluation of public policies. This paper therefore presents in its concluding part a purposeful research agenda from North’s seminal contribution. However, before preparing the ground for the achievement of the delineated objective, it presents the fundamental concepts of the author’s theory of institutions and institutional change, establishing elements of structural analytical connectivity (institutions, organizations, institutional matrix and path dependence). It then presents the importance of culture in its theoretical construct, especially as the key to understanding the path dependence.
  • Fábula de Cláudio Manuel da Costa: mineração e poesia em situação colonial Essay

    Alcides, Sérgio

    Resumo em Português:

    Resumo Com o poema lírico “Fábula do ribeirão do Carmo”, Cláudio Manuel da Costa imagina uma origem mítica para a Capitania das Minas Gerais e a principal atividade econômica que estimulou o povoamento luso-brasileiro da região. A narrativa trata do surgimento do rio que banha a cidade natal do poeta, Mariana. Por seguir o modelo clássico das Metamorfoses, de Ovídio, o poeta incorpora Minas Gerais e sua bacia hidrográfica ao tesouro mitológico da Antiguidade, que irrigava toda a tradição literária do Ocidente. Ao mesmo tempo, frisa o caráter especificamente colonial dessa incorporação, com uma história marcada pelo desterro e a violência.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In his lyrical poem “Fable of the Brook of the Carmo”, Cláudio Manuel da Costa imagines a mythical origin for the Captaincy of Minas Gerais and the main economic activity that has incited its occupation by Luso-Brazilian settlers. It is the tale of the birth of the river that flows through the city of Mariana, where the poet was born. As he follows the classical model of Ovid’s Metamorphoses, Cláudio Manuel incorporates Minas Gerais and its hydrographic basin into the mythological heritage that irrigated the whole literary tradition of the West. At the same time, he stresses the distinctive colonial character of such an incorporation with a story of exile and violence.
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