Conserved number of U2 snDNA sites in Piabina argentea, Piabarchus stramineus and two Bryconamericus species (Characidae, Stevardiinae)

Diovani Piscor Carlos Alexandre Fernandes Patricia P. Parise-Maltempi Sobre os autores

RESUMO

A localização cromossômica dos genes de RNAr 5S e RNAsn U2 de Piabina argentea, Piabarchus stramineus e duas espécies de Bryconamericus provenientes de duas bacias hidrográficas foi investigada, com a intenção de contribuir com o entendimento de características evolutivas destes DNAs repetitivos na subfamília Stevardiinae. O número cromossômico diploide foi 2n = 52 para Bryconamericus cf. iheringii, Bryconamericus turiuba, Piabarchus stramineus e Piabina argentea. Os sítios de DNAr 5S foram localizados em um par cromossômico em P. stramineus e B. cf. iheringii, e em dois pares em B. turiuba e P. argentea. Os sítios de DNAsn U2 foram localizados em um par em todas as espécies. Experimentos de FISH com duas sondas mostraram que a co-localização entre os DNAr 5S e DNAsn U2 em P. stramineus pode representar um marcador para esta espécie. Portanto, o presente estudo demonstrou que o número de sítios de DNAsn U2 observado para as quatro espécies foi conservado, porém características particulares podem ser encontradas no genoma de cada espécie.

Palavras-chave:
DNA repetitivo; DNAr 5S; Cromossomo; Número diploide; Splicing

Sociedade Brasileira de Ictiologia Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura/Coleção Ictiologia, Av. Colombo, 5790, 87020-900 Maringá, PR, Brasil, Tel.: (55 44)3011 4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br