Accessibility / Report Error

Allometric larval growth of the bottom-dwelling catfish Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1876 (Siluriformes: Pseudopimelodidae)

RESUMO

Investigamos o padrão de crescimento inicial do pacamã, Lophiosilurus alexandri , um bagre endêmico da bacia do rio São Francisco, Brasil. Larvas de pacamã foram mantidas numa canaleta horizontal de metal galvanizado durante 29 dias após a eclosão. Diariamente, coletamos circa 10 larvas (número total = 285) das quais obtivemos o comprimento total (variável independente) e 11 outras medidas corporais (variáveis dependentes). Fizemos regressões lineares nos dados log transformados para determinar o padrão de crescimento das medidas corporais e respectivo ponto de inflexão das curvas de crescimento. Exceto comprimento do tronco, largura do tronco e volume do saco vitelino, as demais medidas corporais apresentaram crescimento alométrico positivo até o respectivo ponto de inflexão, seguido de redução na taxa relativa de crescimento. Embora a largura do tronco apresentasse crescimento alométrico positivo, não foi detectado um ponto de inflexão significativo. O achatamento dorso-ventral da cabeça, presente nos adultos, mostrou-se evidente nas larvas com o acentuado crescimento alométrico de sua largura. Os barbilhões maxilares exibiram a maior taxa de crescimento. O extraordinário crescimento dos olhos e dos barbilhões maxilares e a habilidade adquirida para a captura de presas (como sugere o crescimento do comprimento bucal) reforçam a hipótese de prioridade de crescimento em que os órgãos essenciais são os primeiros a se desenvolverem.

Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br