Acessibilidade / Reportar erro

An appraisal of the phylogenetic relationships of Hypoptopomatini cascudinhos with description of two new genera and three new species (Siluriformes: Loricariidae)

RESUMO

A descoberta de três novos táxons pertencentes à Hypoptopomatini com designações genéricas incertas, levaram a uma nova análise das relações filogenéticas da tribo. A análise focou em uma matriz de dados formada por 56 terminais e 107 caracteres morfológicos incluindo os três novos táxons, a maioria das espécies de Hypoptopoma e Otocinclus, e todas as demais espécies da tribo. As 162 árvores maximamente parcimoniosas com 382 passos, índice de consistência 0.41 e índice de retenção 0.83 foram sumarizadas em um consenso estrito. O resultado obtido corrobora o monofiletismo de Hypoptopomatini, recupera quatro gêneros como grupos monofiléticos (Acestridium, Hypoptopoma, Niobichthys, e Otocinclus), aponta Hypoptopoma e Oxyropsis como grupos não-monofiléticos e revela dois novos gêneros pertencentes à Hypoptopomatini. Adicionalmente, Otocinclus foi encontrado como sendo grupo-irmão de um clado formado por todos os demais gêneros da tribo e Acestridium e Niobichthys formam um grupo-irmão mais relacionado a um clado formado por dois grupos monofiléticos ((Leptotocinclus + Hypoptopoma [parte]) + (Nannoxyropsis (Oxyropsis + Hypoptopoma [parte]))). Com base neste cenário, sugere-se mudanças na classificação e na taxonomia de Hypoptopomatini e os novos táxons são descritos.

Palavras-chave:
Hypoptopomatinae; Morfologia; Novos gêneros; Sistemática; Taxonomia

Sociedade Brasileira de Ictiologia Neotropical Ichthyology, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura, Universidade Estadual de Maringá., Av. Colombo, 5790, 87020-900, Phone number: +55 44-3011-4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br