New species of Curimatopsis from the río Caroni, Orinoco basin, Venezuela, with comments on C. macrolepis (Characiformes: Curimatidae)

Bruno F. Melo Sobre o autor

RESUMO

Uma nova espécie de Curimatopsis é descrita da porção oeste do Escudo das Guianas dos ríos Carapo e Paragua, tributários do río Caroni, bacia do Orinoco no sudeste da Venezuela. A nova espécie pertence ao clado Curimatopsis macrolepis por possuir uma maxila inferior longa que se projeta além da margem anterior da maxila superior e primeiro e segundo hipurais separados. A nova espécie é diagnosticada das demais espécies do clado Curimatopsis macrolepis por possuir uma mácula escura pequena, inconspícua na superfície lateral do pedúnculo caudal, por detalhes de pigmentação do corpo e nadadeiras, e por dados morfométricos adicionais. A distribuição geográfica de C. macrolepis nas bacias do rio Amazonas e río Orinoco é atualizada baseada na análise de espécimes depositados em museus.

Palavras-chave:
Gran Sabana; Escudo das Guianas; Ostariophysi; Teleostei

Sociedade Brasileira de Ictiologia Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura/Coleção Ictiologia, Av. Colombo, 5790, 87020-900 Maringá, PR, Brasil, Tel.: (55 44)3011 4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br