A new genus and species of characid fish from the Amazon basin: the recognition of a relictual lineage of characid fishes (Ostariophysi: Cheirodontinae: Cheirodontini)

Amazonspinther dalmata, um novo caracídeo miniatura de igarapés dos rios Purus e Madeira, afluentes da margem direita do rio Amazonas, é descrito como um novo gênero e nova espécie da subfamília Cheirodontinae. Os caracteres únicos ao novo gênero são as manchas pretas conspícuas na base das nadadeiras dorsal, anal e caudal, o radial proximal mais anterior da nadadeira anal com uma lâmina estendida anteriormente entrando na cavidade abdominal e o pedúnculo caudal extremamente alongado. Caracteres adicionais que diagnosticam o novo táxon dos demais gêneros da tribo Cheirodontini incluem o número reduzido de raios procorrentes caudais (7-9) e os espinhos hemais de somente uma, duas, ou às vezes três das vértebras caudais, diretamente articulados com os raios procorrentes caudais ventrais. Os resultados de uma análise filogenética suportam fortemente uma relação de proximidade entre A. dalmata e Spintherobolus na tribo Cheirodontini com base em quinze sinapomorfias não ambíguas. Dez destes caracteres foram previamente propostos como sinapomorfias exclusivas de Spintherobolus, mas agora são reconhecidos também em Amazonspinther, e.g. o padrão de distribuição de neuromastos expostos na cabeça, o segundo pseudotímpano anterior à primeira costela pleural e o coracóide aproximadamente discóide. Uma discussão a respeito da posição filogenética do fóssil †Megacheirodon, proximamente relacionado a Spintherobolus e Amazonspinther, também é fornecida. Caracteres convergentes entre Amazonspinther e o caracídeo Priocharax são discutidos com relação à miniaturização. Implicações biogeográficas da diversificação das linhagens Amazonspinther, Spintherobolus e Megacheirodon são discutidas.


Sociedade Brasileira de Ictiologia Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura/Coleção Ictiologia, Av. Colombo, 5790, 87020-900 Maringá, PR, Brasil, Tel.: (55 44)3011 4632 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: neoichth@nupelia.uem.br