Open-access Germinação in vitro de sementes e desenvolvimento de plântulas de cerejeira-do-Rio-Grande (Eugenia involucrata DC.)

Resumo

Árvores são essenciais nas paisagens urbanas, oferecendo benefícios ecológicos e funcionais, como mitigação do calor e suporte à biodiversidade. Frutíferas nativas, como a cerejeira-do-Rio-Grande (Eugenia involucrata DC.), podem apresentar elevado potencial para utilização neste contexto, ao fornecer alimento para a fauna local e promover o equilíbrio ecológico, e facilmente adaptar-se a esses ambientes. Por outro lado, sua propagação é limitada pelo ciclo anual de frutificação, sementes recalcitrantes e baixa eficiência de métodos de propagação clonal. O cultivo in vitro surge como uma alternativa promissora para a produção em larga escala de mudas, utilizando-se de plântulas germinadas in vitro para micropropagação. Este estudo buscou otimizar o estabelecimento in vitro de cerejeira-do-Rio-Grande, avaliando o preparo das sementes e as condições de cultivo para potencializar a germinação in vitro e a produção de mudas. Fatores como condições de luz, remoção do tegumento, concentrações de sais MS, concentrações de sacarose e fracionamento das sementes foram avaliados em diversos experimentos distintos. Altas taxas de germinação e desenvolvimento de plântulas foram alcançadas removendo o tegumento e cultivando sementes no escuro. A utilização do meio MS completo e a suplementação de 15 g L-1 de sacarose também favoreceram o desenvolvimento das plântulas. Embora sementes fracionadas tenham apresentado algum potencial germinativo, o desenvolvimento das plântulas foi afetado negativamente.

Palavras-chave:
cultura de tecidos; espécie nativa; Mata Atlântica; Myrtaceae; planta lenhosa

location_on
Sociedade Brasileira de Floricultura e Plantas Ornamentais Av. Av. Peter Henry Rolfs, s/n, 36570-000 - Viçosa, Minas Gerais - Brasil, (32) 3379-4983, Tel: (32) 3379-4983 - Viçosa - MG - Brazil
E-mail: editor.ornamentalhorticulture@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro