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TENDÊNCIAS

Tendências apresenta dados do ESEB que abordam o funcionamento democrático e a dinâmica eleitoral de 2002.

A primeira seção aborda as percepções sobre a atuação de instituições democráticas e outras instituições presentes na vida social dos indivíduos. Os dados indicam o hiato ainda presente na democracia brasileira entre os indivíduos e o âmbito da representação política.

A segunda seção enfoca as relações de clientela e a troca de votos. Os dados mostram que a maior parte do eleitorado percebe a esfera da representação política com forte moralidade pública, mas, ao mesmo tempo, não confia na moral daqueles que são expostos às ofertas eleitoreiras de candidatos. A partir das percepções do que deveria ser e aquilo que é a dinâmica eleitoral e de representação política, os entrevistados apontam as debilidades do funcionamento democrático.

A terceira seção revela concepções sobre a administração pública, a política e a corrupção. Os dados reiteram uma percepção negativa da atuação dos políticos em cargos governamentais observada em pesquisas anteriores, embasada em uma concepção sobre a administração pública segundo parâmetros morais e democráticos.

Finalmente, a última seção apresenta a avaliação dos entrevistados sobre os problemas do país à época da pesquisa e nos anos anteriores.

Este Encarte foi organizado com a colaboração de Simone R. Bohn.

Congresso

Uma das dimensões do funcionamento democrático é a atuação das instituições de representação e de garantia dos direitos dos cidadãos.

Os dados do ESEB 2002 mostram que não mais que aproximadamente 40% avaliam positivamente os Partidos, o Congresso e a Justiça.

Gráfico 2


Partidos Políticos

A escolaridade emerge como elemento que distingue os grupos de entrevistados quando os resultados são controlados por variáveis socioeconômicas.

Dentre os que avaliam positivamente os partidos políticos, destacam-se aqueles de menor escolaridade.

Gráfico 4


Governo Federal

A avaliação positiva do Governo Federal atinge aproximadamente 52% do total de entrevistados.

Destacam-se novamente diferenças nas opiniões conforme o grau de escolaridade dos indivíduos.

É nas faixas de maior escolaridade que a avaliação negativa do Governo Federal se sobressai, com destaque para o 2º grau.

Gráfico 6


Justiça

Para a pequena maioria dos entrevistados que avaliou a Justiça como péssima ou ruim, predominam aqueles com 2º grau de escolaridade mínima e que ganham entre 1 e 5 salários mínimos.

Gráfico 8


Militares

Os militares, juntamente com a Igreja Católica e a Rede Globo de Televisão, são as instituições com mais alta avaliação positiva.

Gráfico 10


Polícia

Mesmo que a violência tenha sido um dos 4 problemas mais importantes do país citados na pesquisa, a maioria dos entrevistados avalia positivamente a atuação da polícia.

Entre os que a avaliam positivamente há uma proporção significativa dos que cursaram até a 4º série.

Esta proporção tende a inverter-se entre os que acham a atuação da polícia ruim ou péssima, com quase 40% de entrevistados com 2º grau.

Gráfico 12


Igreja Católica

Os dados do ESEB confirmam uma tendência observada há tempos nas percepções dos brasileiros: a Igreja Católica é a instituição com maior prestígio.

Gráfico 14


Rede Globo

Os dados do ESEB também reiteram uma tendência já apresentada em pesquisas anteriores em que a atuação da Rede Globo é melhor avaliada que as instituições representativas.

A avaliação negativa da Globo é predominante entre os mais escolarizados.

Gráfico 16


O quê um deficiente físico DEVERIA fazer se um candidato oferecesse uma cadeira de rodas?

Gráfico 18


O quê um deficiente físico VAI fazer se um candidato oferecer uma cadeira de rodas?

Gráfico 20


O quê uma família pobre DEVERIA fazer se um candidato oferecesse uma cesta básica?

Gráfico 22


O quê uma família pobre VAI fazer se um candidato oferecer uma cesta básica?

Gráfico 24


O quê uma mãe DEVERIA fazer se não consegue vaga para matricular seu filho na escola e um candidato consegue?

Gráfico 26


O quê uma mãe VAI fazer se não consegue vaga para matricular seu filho na escola e um candidato consegue?

Gráfico 28


O quê as pessoas de várias famílias que precisam acabar de construir suas casas DEVERIAM fazer se um candidato lhes oferecesse um caminhão de tijolos?

Gráfico 30


O quê as pessoas de várias famílias que precisam acabar de construir suas casas VÃO fazer se um candidato lhes oferecer um caminhão de tijolos?

Gráfico 32


São instigantes os dados do ESEB sobre a compra de votos: Dentre os entrevistados que declararam ter recebido alguma oferta pelo seu voto – 5,2% do total dos entrevistados – , mais de 37% receberam oferta em troca do voto para Deputado Estadual e mais de 25% para Deputado Federal.

Gráfico 33


“É possível fazer obras públicas sem roubar”.

Os dados desta seção apontam que predomina na sociedade brasileira a idéia de que uma boa administração pública pode – e deve – ser realizada com honestidade.

A confiança nos políticos, no entanto, continua bastante baixa.

Gráfico 35


“Em geral, políticos muito honestos não sabem governar”.

Gráfico 37


“Não faz diferença se um político rouba ou não, o importante é que ele faça as coisas que a população precisa”.

Gráfico 39


“Todos os políticos roubam”.

Gráfico 41


Principal problema do Brasil nos últimos 4 anos

Para os entrevistados do ESEB 2002, o desemprego aparece como o principal problema herdado do período do anterior governo, com quase 40% do total das indicações

Gráfico 42


Para os que mencionaram o desemprego como o principal problema do governo anterior, mais de 87% têm até 5 salários mínimos de renda individual mensal, e mais da metade afirmou ter votado em Lula no 1º turno da eleição de 2002.

Gráfico 43


Para os que apontaram a violência e segurança como principal problema, a proporção de votos para Lula no 1º turno foi um pouco menor.

A escolaridade diferencia os grupos de entrevistados que apontaram como principal problema do país dos 4 anos anteriores a inflação e a fome/pobreza/miséria.

Para os que apontaram a inflação, mais de 53% têm escolaridade até a 4ª série. Para os que apontaram a fome/pobreza/miséria, mais de 15% têm curso superior ou mais.

Gráfico 44


Principal problema do Brasil hoje

Não há alteração significativa entre as identificações dos 2 problemas do país mais citados para o passado recente e para a atualidade: desemprego e violência.

Como pesquisa realizada após a vitória de Lula, é interessante apontar que as citações à fome superam as da inflação. Pode-se sugerir o impacto da campanha Fome Zero, que marcou o início do novo governo, sobre as percepções dos entrevistados.

Gráfico 45


Para os quatro problemas do país mais citados como principais no atual momento, o desemprego é o de maior percepção pelos entrevistados com mais alta escolaridade e a inflação é o de maior percepção entre aqueles com até a 4ª série.

Gráfico 46


Gráfico 47


Gráfico 48


Gráfico 49


FICHA TÉCNICA

Universo: população brasileira

Tamanho da amostra: 2.513 casos

A amostra do ESEB representa a população brasileira maior de 16 anos de idade. As características do plano amostral são:

- Probabilística sem substituição;

- Três (3) estágios de seleção:

§ Município (Unidade Primária de Amostragem),

§ Setor censitário (Unidade Secundária de Amostragem) e

§ Domicílio (Unidade Terciária de Amostragem)

Para o sorteio dos municípios foram consideradas a divisão político-administrativa das regiões do Brasil: Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Também foram consideradas as 27 capitais como auto-representativas.

Desse modo, o ESEB conta com 6 estratos geográficos:

- Região Norte;

- Região Centro-Oeste;

- Região Nordeste;

- Região Sudeste;

- Região Sul e

- As Capitais.

Margem de erro : 3 pontos percentuais

Intervalo confiança:95%

Entrevistas domiciliares

Data das entrevistas: período pós-eleitoral, entre 31 de outubro a 28 de dezembro de 2002

Coordenação: Rachel Meneguello e Fernando Antônio Lourenço (CESOP e IFCH/UNICAMP) Alberto Almeida e Zairo Cheibub (FGV-Opinião)

Financiamento: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)* * obs: ao contrário das demais unidades da federação, a amostra realizada no estado de São Paulo permite inferências específicas Identificação no Banco de Dados do CESOP: CESOP-FGV/BR02.MAI-01838

  • *
    obs: ao contrário das demais unidades da federação, a amostra realizada no estado de São Paulo permite inferências específicas
    Identificação no Banco de Dados do CESOP:
    CESOP-FGV/BR02.MAI-01838
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Nov 2004
    • Data do Fascículo
      Out 2004
    Centro de Estudos de Opinião Pública da Universidade Estadual de Campinas Cidade Universitária 'Zeferino Vaz", CESOP, Rua Cora Coralina, 100. Prédio dos Centros e Núcleos (IFCH-Unicamp), CEP: 13083-896 Campinas - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 19) 3521-7093 - Campinas - SP - Brazil
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