Tendências
Tendências reúne dados da pesquisa Latinobarômetro, um estudo de opinião pública comparativo de 17 países latino-americanos, realizado em 1996 e 1997. Os países participantes são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela (ver as fichas técnicas).
Os dados estão organizados em 5 sessões, que apresentam a opinião dos habitantes dos vários países sobre a integração econômica e os acordos comerciais, o processo de consolidação democrática e o papel das instituições, e sobre o desenvolvimento econômico.
Os dados da pesquisa Latinobarômetro foram organizados a partir dos relatórios concedidos pela Corporación Latinobarômetro, Chile.
Tendências também reúne dados da Pesquisa Democratização e Cultura Política no Cone Sul, realizada em 1988 no Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Ali estão apresentadas as principais tendências de opinião sobre as características do regime político e o papel do estado no processo de democratização.
INTEGRAÇÃO ECONÔMICA DA AMÉRICA LATINA
América do Sul e México
Pergunta:
''De modo geral, você é a favor ou contra a Integração Econômica dos países da América Latina, mesmo se isso implicar em alguns custos ou sacrifícios para os (cidadãos de cada país)?''
POR PAÍS...
América Central
Pergunta:
''De modo geral, você é a favor ou contra a Integração Econômica dos países da América Latina, mesmo se isso implicar em alguns custos ou sacrifícios para os (cidadãos de cada país)?''
Pergunta:
"De modo geral, você é a favor ou contra a Integração Econômica dos países da América Latina, mesmo se isso implicar em alguns custos ou sacrifícios para os latino-americanos*?"
América Latina - 1997
* Esses resultados foram obtidos pelo agrupamento das respostas dos entrevistados de cada país.
...Respostas favoráveis à Integração Econômica
ACORDOS COMERCIAIS NA AMÉRICA LATINA
América do Sul e México
Os benefícios dos acordos comerciais para os Países
Pergunta:"Levando tudo em consideração, você diria que seu país se beneficia muito, pouco ou nada com sua vinculação (atual ou futura) ao... (acordo comercial respectivo a cada país)?" (OBS: Nas respostas estão agrupadas as categorias 'muito' e 'bastante')
POR PAÍS...
América Central
Os benefícios dos acordos comerciais para os Países
Pergunta:"Levando tudo em consideração, você diria que seu país se beneficia muito, pouco ou nada com sua vinculação (atual ou futura) ao... (acordo comercial respectivo a cada país)?" (OBS: Nas respostas estão agrupadas as categorias 'muito' e 'bastante')
Conhecimento do MERCOSUL e do PACTO ANDINO
...Para países membros dos Acordos
Conhecimento dos Acordos Comerciais
QUESTÕES SOBRE DEMOCRACIA
América do Sul e México
Pergunta 1 - Satisfação ''De modo geral, o(a) sr(a) diria que está muito satisfeito(a), satisfeito(a), pouco ou nada satisfeito(a) com o funcionamento da democracia no país?''
Pergunta 2 - Preferência Com qual das seguintes frases o sr(a) está mais de acordo: a) A democracia é preferível a qualquer forma de governo; b) Em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível ao democrático; c) Tanto faz a Democracia como o Autoritarismo.''
POR PAÍS...
América Central
Pergunta 1 - Satisfação ''De modo geral, o(a) sr(a) diria que está muito satisfeito(a), satisfeito(a), pouco ou nada satisfeito(a) com o funcionamento da democracia no país?''
Pergunta 2 - Preferência "Com qual das seguintes frases o sr(a) está mais de acordo: a) A democracia é preferível a qualquer forma de governo; b) Em algumas circunstâncias, um governo autoritário pode ser preferível ao democrático; c) Tanto faz a Democracia como o Autoritarismo.''
POR PAÍS...
América do Sul e México
Sobre a defesa da democracia...
Escala de Democracia
Pergunta: "Esta é uma escala para avaliar o quanto (país) é democrático. O valor mais alto (+10) significa que é totalmente democrático, e o valor menor (-10) que não é democrático. Onde o(a) sr(a) situa (país)?''
América Central
Sobre a defesa da democracia
Escala de Democracia
Pergunta: "Esta é uma escala para avaliar o quanto (país) é democrático. O valor mais alto (+10) significa que é totalmente democrático, e o valor menor (-10) que não é democrático. Onde o(a) sr(a) situa (país)?"
América do Sul e México
Sobre a Consolidação Democrática...
América Central
Sobre a Consolidação Democrática
INSTITUIÇÕES E PODER
América do Sul, México e América Central
Quem tem mais poder no país
Sobre o Poder dos Militares em 1996 e 1997
Sobre o Poder do Governo nos países da América do Sul e México em 1996 e 1997
Pergunta: Quem o(a) sr(a) acha que tem mais poder no país? Escolha até três respostas: grandes empresas, bancos, militares, partidos políticos e o governo, sindicatos, empresas de médio porte, empresas multinacionais e o parlamento. Apenas a resposta "Governo"
Sobre o Poder do Governo nos países da América Central em 1996 e 1997
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
América do Sul, México e América Central
Sobre a Percepção do Progresso
POR PAÍS...
...DA AMÉRICA DO SUL E MÉXICO
POR PAÍS...
...DA AMÉRICA CENTRAL
América do Sul, México e América Central
Expectativas positivas sobre a situação econômica do país
versus
Expectativas positivas sobre a situação econômica pessoal
América do Sul e México
Os Principais Problemas do País
A Corrupção como um problema
América do Sul e México
América Central
Sobre o Problema do Meio Ambiente
Pergunta: "Muitas pessoas estão preocupadas com o meio ambiente. O(a) sr(a) acha que este é um problema urgente que deve ser enfrentado hoje; que é um problema do futuro ou que não é um problema? (em %)
América Central
QUESTÕES SOBRE DEMOCRACIA
CONE SUL - Argentina, Brasil, Chile e Uruguai - 1988
... Melhor Tipo de Governo para resolver os seguintes problemas:
A Economia...
...A Segurança
A Corrupção...
A Pobreza...
Sobre a participação estatal...
Grau de confiança
FICHAS TÉCNICAS
LATINOBARÔMETRO 1996
ARGENTINA
Empresa: MORI de Argentina
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade
Data do campo: 10 de Junho a 8 de Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1200 casos
Universo: 68% da população urbana, 56% do total da população
BOLÍVIA
Empresa: ENCUESTAS Y ESTUDIOS
Metodologia: Amostra probabilística
Data do campo: 11 de Junho a 10 de Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 772 casos
Universo: 75% da população urbana, 88 % da população em cidades com mais de 30.000 habitantes.
BRASIL
Empresa: CBPA/ MORI
Metodologia: Amostra por cotas de sexo e idade
Data do campo: 20 de Junho a 8 de Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1080 casos
Universo: 33% do total da população.
CHILE
Empresa: MORI Chile
Metodologia: Amostra probabilística
Data do campo: 07 a 30 de Junho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 70% do total da população
COLÔMBIA
Empresa: YANKELOVICH PARTNERS INTERNATIONAL
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade
Data do campo: Junho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 67% do total da população
EQUADOR
Empresa: INFORME CONFIDENCIAL
Metodologia: Amostra probabilística
Data do campo: Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 96% do total da população
EL SALVADOR
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.003 casos
GUATEMALA
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 998 casos
HONDURAS
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.001 casos
MÉXICO
Empresa: MORI de México
Metodologia: Amostra probabilística
Data do campo: Junho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.526 casos
Universo: 93% do total da população
NICARÁGUA
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.033 casos
PANAMÁ
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.002 casos
COSTA RICA
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.005 casos
PERU
Empresa: APOYO OPINIÓN Y MERCADO
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Junho e Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 70% do total da população
URUGUAI
Empresa: EQUIPOS CONSULTORES/ MORI
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Junho e Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 100% do total da população
PARAGUAI
Empresa: EQUIPOS CONSULTORES/ MORI
Metodologia: Amostra por cotas
Data do campo: Junho e Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 598 casos
Universo: 30% do total da população
VENEZUELA
Empresa: DOXA
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade.
Data do campo: 24 de Junho a Julho de 1996
Tamanho da Amostra: 1.500 casos
Universo: 80% do total da população
LATINOBARÔMETRO 1997
ARGENTINA
Empresa: MORI Argentina
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade
Tamanho da Amostra: 1.196 casos
Universo: 48% do total da população (87% - população urbana, 13% - população rural)
BOLÍVIA
Empresa: EQUIPOS CONSULTORES
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade.
Tamanho da Amostra: 796 casos
Universo: 32% do total da população (53% da população urbana)
BRASIL
Empresa: VOX POPULI
Metodologia: Amostra por cotas
Tamanho da Amostra: 1000 casos
Universo: 31,8% do total da população
CHILE
Empresa: MORI Chile
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade.
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 67% do total da população (77,5% da população urbana)
COSTA RICA
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra aleatória com entrevistas por cotas
Tamanho da Amostra: 1.000 casos
Universo: 100% do total da população
EQUADOR
Empresa: INFORME CONFIDENCIAL
Metodologia: Amostra aleatória
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 96% do total da população
EL SALVADOR
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra aleatória com entrevistas por cotas
Tamanho da Amostra: 1.000 casos
Universo: 99,4% do total da população
GUATEMALA
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra aleatória com entrevistas por cotas
Tamanho da Amostra: 1000 casos
Universo: 70% do total da população
COLÔMBIA
Empresa: YANKELOVICH PARTNERS INTERNATIONAL
Metodologia: Amostra mista, aleatória por bairro, quarteirões e entrevistados
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 70% do total da população
MÉXICO
Empresa: MORI de México
Metodologia: Amostra por cotas
Tamanho da Amostra: 1.105 casos
Universo: 76% do total da população (85% da população urbana)
NICARÁGUA
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra aleatória
Tamanho da Amostra: 1.000 casos
Universo: 89,8% do total da população
PANAMÁ
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra aleatória
Tamanho da Amostra: 1.000 casos
Universo: 98,2% do total da população
PARAGUAI
Empresa: EQUIPOS CONSULTORES/ MORI
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade
Tamanho da Amostra: 575 casos
Universo: 47% do total da população (94% da população urbana)
HONDURAS
Empresa: BORGE E ASOCIADOS
Metodologia: Amostra aleatória com entrevistas por cotas
Tamanho da Amostra: 1.000 casos
Universo: 97,7 do total da população
PERU
Empresa: APOYO OPINIÓN Y MERCADO
Metodologia: Amostra estratificada por domicílio e seleção dos entrevistados por cotas de idade, sexo e classificação sócioeconômica
Tamanho da Amostra: 1.054 casos
Universo: 52% do total da população (72% da população urbana)
URUGUAI
Empresa: EQUIPOS CONSULTORES/ MORI
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade
Tamanho da Amostra: 1.189 casos
Universo: 80% do total da população (90% da população urbana e 10% da população rural)
VENEZUELA
Empresa: DOXA
Metodologia: Amostra aleatória com sorteio domiciliar e entrevistas por cotas de sexo e idade
Tamanho da Amostra: 1.200 casos
Universo: 57% do total da população (85% da população urbana e 15% da população rural)
FICHAS TÉCNICAS
CONE SUL (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai) - 1988
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
02 Jun 2005 -
Data do Fascículo
Abr 2000