Acessibilidade / Reportar erro

Respostas estratégicas da administração e contabilidade ao sistema de avaliação da capes

Resumos

O objetivo do presente estudo foi verificar a resposta estratégica do corpo docente da pós-graduação stricto sensu em administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da CAPES. A partir da classificação dos docentes em dois grupos qualitativa mente diferentes, o primeiro de orientação predominantemente acadêmica e o segundo de orientação voltada para outros segmentos de atuação profissional, avaliou-se as respostas estratégicas de cada um deles à avaliação da CAPES. Trabalhou-se com cinco tipos de respostas estratégicas: aquiescência, compromisso, esquivança, desafio e manipulação. Os resultados demonstram que os docentes de orientação acadêmica adotam em sua quase totalidade a postura de aquiescência ou compromisso em relação à avaliação da CAPES. Por sua vez, cerca de 60% dos docentes voltados para outros segmentos de atuação profissional vinculam-se à posição de aquiescência ou compromisso, enquanto 40% respondem estrategicamente mediante esquivança, desafio ou manipulação. Conclui- se que a orientação valorativa predominante do corpo docente condiciona apenas em parte o tipo de resposta estratégica à avaliação da CAPES, em face do alto grau de legitimidade e institucionalização do sistema.


The main objective of this study was to verify the strategic responses of the management and accounting graduate faculty towards CAPES’ evaluation system. Data revealed two distinguished graduate faculty groups: the first, with academy oriented values; the second, with values oriented to other professional segments. The results pointed out that the great majority of the graduate faculty group with academy oriented values presented acquiesce and compromise strategic responses towards CAPES’s evaluation system. On the other hand 60% of the graduate faculty group with values oriented towards others professional segments presented acquiescence and compromise strategic responses, while 40% of them presented avoid, defy and manipulate strategic responses. The results allow concluding the main oriented values do have an influence on strategic responses; however the degree of legitimacy and the institutionalization of the evaluation system do also play a major role.


ARTIGO

Respostas estratégicas da administração e contabilidade ao sistema de avaliação da capes 1 1 O autor agradece a Andrea Bier Serafim pelo tratamento dos dados utilizados no presente artigo.

Clóvis L. Machado-da-Silva

Professor CEPPAD/UFPR

R ESUMO

O objetivo do presente estudo foi verificar a resposta estratégica do corpo docente da pós-graduação stricto sensu em administração e contabilidade ao Sistema de Avaliação da CAPES. A partir da classificação dos docentes em dois grupos qualitativa mente diferentes, o primeiro de orientação predominantemente acadêmica e o segundo de orientação voltada para outros segmentos de atuação profissional, avaliou-se as respostas estratégicas de cada um deles à avaliação da CAPES. Trabalhou-se com cinco tipos de respostas estratégicas: aquiescência, compromisso, esquivança, desafio e manipulação. Os resultados demonstram que os docentes de orientação acadêmica adotam em sua quase totalidade a postura de aquiescência ou compromisso em relação à avaliação da CAPES. Por sua vez, cerca de 60% dos docentes voltados para outros segmentos de atuação profissional vinculam-se à posição de aquiescência ou compromisso, enquanto 40% respondem estrategicamente mediante esquivança, desafio ou manipulação. Conclui- se que a orientação valorativa predominante do corpo docente condiciona apenas em parte o tipo de resposta estratégica à avaliação da CAPES, em face do alto grau de legitimidade e institucionalização do sistema.

A BSTRACT

The main objective of this study was to verify the strategic responses of the management and accounting graduate faculty towards CAPES’ evaluation system. Data revealed two distinguished graduate faculty groups: the first, with academy oriented values; the second, with values oriented to other professional segments. The results pointed out that the great majority of the graduate faculty group with academy oriented values presented acquiesce and compromise strategic responses towards CAPES’s evaluation system. On the other hand 60% of the graduate faculty group with values oriented towards others professional segments presented acquiescence and compromise strategic responses, while 40% of them presented avoid, defy and manipulate strategic responses. The results allow concluding the main oriented values do have an influence on strategic responses; however the degree of legitimacy and the institutionalization of the evaluation system do also play a major role.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

  • BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. The social construction of reality: a treatise in the sociology of knowledge. New York: Doubleday Anchor Books, 1967.
  • CÓRDOVA, R.; GUSSO, D. A.; LUNA, S. V. A pós-graduação na américa latina: o caso brasileiro. Santa Maria: Editora da Universidade de S. Maria, 1986.
  • DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, v. 48, n. 2, p. 147-169, 1983.
  • INFOCAPES. Boletim Informativo v.1, n. 2. Brasília CAPES, 1993.
  • _____.Boletim Informativo v. 3, n. 1-2. Brasília CAPES, 1995.
  • _____.Boletim Informativo v. 3, n. 3. Brasília CAPES, 1995c.
  • _____.Boletim Informativo v. 5, n. 2. Brasília CAPES ,1997b.
  • _____.Boletim Informativo v. 6, n. 1. Brasília CAPES ,1998a.
  • _____.Boletim Informativo v. 6, n. 2. Brasília CAPES ,1998b.
  • _____.Boletim Informativo v. 6, n. 3. Brasília CAPES ,1998c.
  • _____.Boletim Informativo v. 6, n. 4. Brasília CAPES ,1998d.
  • _____.Boletim Informativo v. 7, n. 3. Brasília CAPES ,1999c.
  • _____.Boletim Informativo v. 7, n. 4. Brasília CAPES ,1999d.
  • _____. Boletim Informativo v. 8, n. 3. Brasília CAPES, 2000c.
  • _____. Boletim Informativo v.10, n. 1. Brasília CAPES, 2002a.
  • MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized organizational: formal structure as myth and ceremony. In: MEYER, J. W.; SCOTT, R. W. Organizational environments: ritual and rationality London: Sage, 1983, p. 21-44.
  • OLIVER, C. Strategic responses to institutional processes. Academy of Management Review, v. 16, n. 1, p. 145-179, 1991.
  • SCOTT, W. R. Institutions and organizations 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2001.
  • SCOTT, W. R. Institutional theory and organizations. In: SCOTT, W.R. & CHRISTENSEN, S. (eds.). The institutional construction of organizations: international and longitudinal studies. Thousand Oaks:Sage, 1995. p. xi-xxiii.
  • SCOTT, W.R. & CHRISTENSEN, S. (eds.). The institutional construction of organizations: international and longitudinal studies. Thousand Oaks, CA:Sage, 1995.
  • TOLBERT, P. S. & ZUCKER, L. G. Institutional sources of change in the formal structure of organizations: the diffusion of civil service reform. Administrative Science Quarterly, v. 28, p. 22-39, 1983.
  • ZUCKER, L.G. The role of institutionalization in culture persistence. American Sociological Review, v. 42, p. 726-743, 1977.
  • 1
    O autor agradece a Andrea Bier Serafim pelo tratamento dos dados utilizados no presente artigo.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Nov 2014
    • Data do Fascículo
      Dez 2003
    Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
    E-mail: revistaoes@ufba.br