Acessibilidade / Reportar erro

O downsizing como um processo de mudança organizacional planejada: o caso de uma agência de comunicação

ARTIGOS/ARTICLES

O downsizing como um processo de mudança organizacional planejada: o caso de uma agência de comunicação

José Ricardo Costa de MendonçaI; Marcelo Milano Falcão Vieira’II; Tanúzia Maria Vieira Espirito SantoIII

IProfessor do Departamento de Ciências Administrativas e do MBA- Executivo da UFPE. Coordenador do MBA-Executivo em Gestão de Serviços - DCA/UFPE. Mestre em Administração pelo CMA/UFPE

IIProfessor do Departamento de Ciências Administrativas e do PPGA/ UFRGS. Pesquisador do Grupo Interdiciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho - GINEIT. Ph.D em Administração pela University of Edinburgh,Escócia

IIIProfessora do Departamento de Comunicação Social da UFPE. Mestre em Administração pela UFPB

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALLEN, Andy. Agências espertas sempre fazem sucesso. Anuário Brasi­leiro de Propaganda. São Paulo: Meio e Mensagem, 1994.

BRYMAN, A . Research methods and organization studies. London: Routledge, 1992.

CAMERON, Kim S.; FREEMAN, Sarah J.; MISHRA, Aneil K. Downsizing and redesining organizations. In: Huber, George P & GLICK, Willian H. (orgs.). Organizational Change and Redesign: ideas and insights for improving performance. New York: Oxford University Press, 1995.

FREEMAN, Sarah J; CAMERON, Kim S.. A Convergence and reorientacion framework. In: Organizacional Science. USA. v.4. n.l. p. 10-29. fev., 1993.

GIBSON, James L.; IVANCEVICH, John M. & DONNELLY Jr., James H. Organizations: behavior, struture, processes. 7. Ed. IRWIN, 1991.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revistas de Administração de Empresas, v.35, n.3, p.20-29, mai/jun, São Paulo, 1995.

HUBER, George P & GLICK, Willian H. (orgs.). Organizational Change and Redesign: ideas and insights for improving performance. New York: Oxford University Press, 1995.

KAUFMAN, Herbert. The limit of organization. London: Transation Publishers, 1995.

KANTER, Rosabeth Moss. A nova atividade gerencial. In: CHAMPY, James e NOHRIA, Nitin (orgs.). Avanço rápido: as melhores idéias sobre o gerenciamento de mudanças nos negócios. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MARCH, James G. Footnotes to organizational change. Administrative Science Quartely. Ithaca, v.26, n.4, p.563-577, dec. 1981.

MILES, M.; HUBERMAN, M. Qualitative data analysis. 2. Ed. London: Sage, 1994.

MOITA, Paulo Roberto. Transformação organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

QUINN, James B. Strategies for Change: logical incrementalism. Sloan Management Review, fall, 1978, p.07-21.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

STEPHENS, Norval. Depoimentos - IFAA. Anuário Brasileiro de Propaganda. São Paulo: Meio e Mensagem, 1994.

SZILAGYI, Jr., Andrew D. & WALLACE, Jr., Marc J. Organizational behavior and performance. 5. ed. Harper Collins, 1990.

TOMASKO, Robert M. Downsizing: reformulando sua empresa para o futuro. São Paulo: Makron Books, 1992.

WANT, Jerome H. Managing change in a turbulent business climate. Management Review, nov. 1990, p. 38-41.

WILSON, David C. A strategy of change: concepts and controversies in the management of change. London: Routledge, 1992.

  • ALLEN, Andy. Agęncias espertas sempre fazem sucesso Anuário Brasileiro de Propaganda. Săo Paulo: Meio e Mensagem, 1994.
  • BRYMAN, A . Research methods and organization studies London: Routledge, 1992.
  • GIBSON, James L.; IVANCEVICH, John M. & DONNELLY Jr., James H. Organizations: behavior, struture, processes. 7. Ed. IRWIN, 1991.
  • GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revistas de Administraçăo de Empresas, v.35, n.3, p.20-29, mai/jun, Săo Paulo, 1995.
  • HUBER, George P & GLICK, Willian H. (orgs.). Organizational Change and Redesign: ideas and insights for improving performance. New York: Oxford University Press, 1995.
  • KAUFMAN, Herbert. The limit of organization London: Transation Publishers, 1995.
  • MARCH, James G. Footnotes to organizational change. Administrative Science Quartely Ithaca, v.26, n.4, p.563-577, dec. 1981.
  • MILES, M.; HUBERMAN, M. Qualitative data analysis 2. Ed. London: Sage, 1994.
  • MOITA, Paulo Roberto. Transformaçăo organizacional: a teoria e a prática de inovar. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.
  • QUINN, James B. Strategies for Change: logical incrementalism. Sloan Management Review, fall, 1978, p.07-21.
  • RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. Săo Paulo: Atlas, 1989.
  • SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.
  • STEPHENS, Norval. Depoimentos - IFAA Anuário Brasileiro de Propaganda. Săo Paulo: Meio e Mensagem, 1994.
  • SZILAGYI, Jr., Andrew D. & WALLACE, Jr., Marc J. Organizational behavior and performance 5. ed. Harper Collins, 1990.
  • TOMASKO, Robert M. Downsizing: reformulando sua empresa para o futuro. Săo Paulo: Makron Books, 1992.
  • WANT, Jerome H. Managing change in a turbulent business climate. Management Review, nov. 1990, p. 38-41.
  • WILSON, David C. A strategy of change: concepts and controversies in the management of change. London: Routledge, 1992.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jun 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 1998
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br