| 1 - Bowman e Ambrosini (2003) Artigo citado pelo Background |
Os ativos fixos da empresa , como edifícios e maquinário, estão suportando valores de uso. Uma vez que uma empresa esteja em funcionamento, formas adicionais de capital podem ser criadas . |
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| 2 - Crowther e Aras (2008) Livro citado pelo Background |
Compreendem todas as Atividades de Responsabilidade Social Empresarial - RSE . Esses são: Sustentabilidade, Accountability e Transparência. |
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| 3 - Mckinsey & Company (2010) Livro citado pelo Background |
Os termos valor e criação de valor. Na sua forma mais pura, o valor é a soma dos valores atuais e dos futuros fluxos de caixa esperados – sendo uma medida pontual . Criação de valor é a mudança de valor devido ao desempenho da empresa. |
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| 4 - Institute for Family Business (2012) Documento citado pelo Background |
Sustentabilidade lida com questões de longo prazo que muitas vezes não têm contrapartida financeira , mas que podem ter um impacto material na capacidade de uma organização de criar valor a longo prazo. |
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1 e 4 |
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| 5 - Beattie e Smith (2013) Artigo |
O capital intelectual é composto por processos e recursos que podem gerar vantagem ( difíceis de imitar ) e, por conseguinte, criar valor. |
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3 |
| 6 - Kuzina (2014) Artigo |
A ideia central do RI é que o valor da empresa não é criado sozinho e o valor pode variar ao longo do tempo: influenciado por fatores externos, ambiente, relacionamentos com as partes interessadas e interdependente ao acesso de diversos recursos. Portanto, um RI deve se concentrar em: 1- ambiente externo que afeta uma empresa; 2- recursos e relacionamentos usados e afetados por uma empresa; 3 - como a empresa interage com o ambiente externo e os capitais para criar valor a curto, médio e longo prazo.
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1 a 9 |
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| 7 – Dumitru et al. (2015) Artigo |
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) contribui com informações das conexões entre o capital financeiro (distribuição de dividendos, interesses registrados), humano (salários e outros benefícios), social (impostos, doações, patrocínios) e o manufaturado (depreciação). |
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| 8 - Adams (2015) Artigo |
O significado remetido ao termo valor e valor a quem é fundamental para transformar a forma dos negócios, sociedade e os o ambiente com objetivo de serem mutuamente benéficas.
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| 9 - Haller (2016) Livro |
A teoria dos Stakeholders apresenta uma visão limitada, que não inclui claramente o meio-ambiente . No entanto, o conceito de valor do RI está atrelado ao conceito de “valor compartilhado ” de Porter e Kramer (2011; 2013), o qual apoia o valor para o acionista que inclui os impactos sociais. Como drivers dos parâmetros de valor, ou seja, incluindo Environment, Social e Governance (ESG), nas estratégias e decisões da gestão, frequentemente proporcionam maiores retornos aos acionistas e, portanto, são racionais e lucrativos na visão do acionista , logo beneficia os dois lados (acionista e sociedade). |
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| O Framework 1.0 não cita nenhuma abordagem que já foi elaborada para medir capitais individuais ou em conjunto . Como o i) Working Group “Accounting and Reporting of Intangibles” of the Schmalenbach Association for Business Administration; ii) The Natural Capital Coalition (Natural Capital Protocol); iii) The Carbon Disclosure Project (Carbon Disclosure Project); iv) KPMG - True Value; v) New Economics Foundation - Social Return on Investment; vi) WorldBusiness Council of Sustainable Development - Redefining Value; vii) EFFAS/DVFA (ESG KPIs); viii) Global Reporting Initiative (G4Guidelines).
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| 10 - Barnabè (2016) Artigo |
System Dynamics (SD) é um suporte fornecido para o RI com a finalidade de demonstrar de forma transparente os processos de criação de valor , bem como o desenho e implementação de estratégias, melhorando a compreensão dos caminhos passados, presentes e futuros da criação de valor, mapas qualitativos e modelos formais de simulação. |
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| 11 - Adams (2017) Artigo |
Com a finalidade de examinar e explicar as inter-relações complexas que influenciam a forma das empresas de criar valor para seus provedores de capital financeiro e para stakeholders referenciado na prática como “pensamento integrado”). Este trabalho concluiu, que a ligação entre risco ESG, dano à reputação e implementação da estratégia: está relacionado ao i) aumento da demanda dos investidores por informações sobre os riscos ESG; ii) o nível da governança envolvida na integração da sustentabilidade ambiental e social nas práticas corporativas; iii) cobranças regulatórias e da bolsa de valores para evidenciar os riscos ESG e estratégia; iv) discussões mundiais a respeito do papel dos relatórios corporativos em relação ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
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| 12 - Gokten e Gokten (2017) Artigo |
O lucro é o resultado da criação de valor em curto prazo; o valor de médio prazo seria o valor justo esperado pelos investidores para o patrimônio líquido; e o valor a longo prazo é o valor representado para a sociedade . |
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| 13- Sofian (2018) Artigo |
O termo 'valor' foi definido como um benefício que alguém tem de algo, mas não se pode criar valor sem alguém para avaliá-lo . Estamos inseridos em uma sociedade onde tudo está conectado: negócios com pessoas, negócios com meio ambiente, negócios com sociedade, sociedade com meio ambiente, ou seja são interdependentes . Assim, as empresas devem tentar considerar o maior número possível de interesses dos seus stakeholders , independentemente método ou ferramenta que apoia para calcular o valor do chamado 'valor' criado. |
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| Analisando os instrumentos usados para explicar a geração de valor (Kering’s Environmental Profit & Loss Statement, KPMG’s True Value Methodology, Value Added Statement, Natural Capital Protocol) estão em linha com o conceito de valor de RI. Os resultados mostram que KPMG’s True Value Methodology e Value Added Statement são mais adequadas ao conceito de geração de valor do RI. Porém, nenhum dos instrumentos considerados é totalmente consistente com o Framework 1.0 . |
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| 14 - Barnabè, Giorgino e Kunc (2019) Artigo |
Este autor propôs Dynamic Resource-Based View (DRBV) em sua ideia de que os recursos estratégicos estão interconectados e precisam ser gerenciados com a colaboração de todas as partes interessadas, a fim de informar as ações de governança e criar valor com uma perspectiva holística. |
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| 15- Roslender e Nielsen (2020) Artigo |
O fracasso geral das pesquisas sobre a abordagem de RI em dedicar muita atenção tanto ao processo de geração de valor quanto ao conceito de modelo de negócios teve como consequência negligenciar a importância dos clientes e as expectativas de valor do cliente . Essa observação se aplica tanto aos pesquisadores que se interessam principalmente pelos aspectos técnicos de RI quanto aos que continuam a lamentar o rebaixamento de um enfoque de sustentabilidade. |
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| 16- Kumarasinghe, Peiris, e Everett (2021) Artigo |
A empresa analisada mantém estratégias e comportamentos baseados na ética , abrangendo todos os seus stakeholders proeminentes e divulga estrategicamente essas práticas, permitindo que a empresa estabeleça e mantenha vantagem competitiva . |
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| 17- Steenkamp e Roberts (2021) Artigo |
Encontrou-se em seus resultados que uma das empresas analisadas utiliza um scorecard de desempenho , e obtém garantia de auditoria em informações principais no que diz a respeito da sustentabilidade relativas à sua geração de valor, que por consequência validam se essas informações são materiais e confiáveis. |
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| 18- Dameri e Ferrando (2021) Artigo |
A continuidade de uma organização depende da sua capacidade de criar valor por meio da realização econômica, social e ética . Iniciando com uma identificação de sua proposta e o propósito de valor; o qual envolve satisfazer as expectativas dos acionistas e stakeholders trazendo recursos, habilidades e legitimidade da organização, mas para fazer isso, a organização tem que gerar recursos suficientes para alimentar essas respostas ; em outras palavras, deve haver um equilíbrio entre o valor que os acionistas e as partes interessadas criam e recebem.
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| 19- Crous e Van (2021) Artigo |
Os resultados apontaram que as divulgações de geração de valor estão mais preocupadas com a criação de valor quantitativo e que se concentram em conceitos de valor, como retorno para investidores, fluxo de caixa, aumento no número de funcionários e benefícios para os funcionários. No entanto, seus relatórios ainda não incluem declarações ou definições concretas sobre o que se considera ser a criação de valor; nem divulgam conceitos qualitativos de criação de valor.
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| 20- Cisi e Centrone (2021) Artigo |
A definição do Capital Humano de RI é capaz de definir uma ligação entre capital humano, criação de valor e impacto social . Não se baseia apenas nas competências, capacidades e experiência das pessoas . É focado na motivação para inovar e em um foco explícito em valores éticos, lealdade e motivação . |
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