1 - Bowman e Ambrosini (2003)Bowman, C., Ambrosini, V. (2003). What does value mean and how is it created, maintained and destroyed? Academy of Management Annual Meeting. Recuperado de https://bit.ly/3qnCgc4 https://bit.ly/3qnCgc4...
Artigo citado pelo Background |
Os ativos fixos da empresa , como edifícios e maquinário, estão suportando valores de uso. Uma vez que uma empresa esteja em funcionamento, formas adicionais de capital podem ser criadas . |
|
3 |
5 |
2 - Crowther e Aras (2008)Crowther, D., Aras, G. (2008). Corporate social responsibility. Copenhagen: Bookboon. Livro citado pelo Background |
Compreendem todas as Atividades de Responsabilidade Social Empresarial - RSE . Esses são: Sustentabilidade, Accountability e Transparência. |
|
4 |
2 e 5 |
3 - Mckinsey & Company (2010) Livro citado pelo Background |
Os termos valor e criação de valor. Na sua forma mais pura, o valor é a soma dos valores atuais e dos futuros fluxos de caixa esperados – sendo uma medida pontual . Criação de valor é a mudança de valor devido ao desempenho da empresa. |
|
5 |
5 |
4 - Institute for Family Business (2012)Institute for Family Business. (2012). Sustainable value creation. London: An IFB Research Foundation Publication. Documento citado pelo Background |
Sustentabilidade lida com questões de longo prazo que muitas vezes não têm contrapartida financeira , mas que podem ter um impacto material na capacidade de uma organização de criar valor a longo prazo. |
|
1 e 4 |
4 |
5 - Beattie e Smith (2013)Beattie, V., Smith, S. J. (2013). Value creation and business models: Refocusing the intellectual capital debate British Accounting Review, 45(4), 243-254. doi:10.1016/j.bar.2013.06.001 Artigo |
O capital intelectual é composto por processos e recursos que podem gerar vantagem ( difíceis de imitar ) e, por conseguinte, criar valor. |
|
3 |
3 |
6 - Kuzina (2014)Kuzina, R. W. (2014). Integrated reporting as a strategic mechanism. Actual Problems of Economics, 8(158), 385-392. Artigo |
A ideia central do RI é que o valor da empresa não é criado sozinho e o valor pode variar ao longo do tempo: influenciado por fatores externos, ambiente, relacionamentos com as partes interessadas e interdependente ao acesso de diversos recursos. Portanto, um RI deve se concentrar em: 1- ambiente externo que afeta uma empresa; 2- recursos e relacionamentos usados e afetados por uma empresa; 3 - como a empresa interage com o ambiente externo e os capitais para criar valor a curto, médio e longo prazo.
|
|
1 a 9 |
2 |
7 – Dumitru et al. (2015)Dumitru, M., Guşe, R. G., Feleagă, L., Mangiuc, D. M., Feldioreanu, A. I. (2015). Marketing communications of value creation in sustainable organizations: the practice of integrated reports. Amfiteatru Economic Journal, 17(40), 955-976. Recuperado de https://bit.ly/3wuimjx https://bit.ly/3wuimjx...
Artigo |
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) contribui com informações das conexões entre o capital financeiro (distribuição de dividendos, interesses registrados), humano (salários e outros benefícios), social (impostos, doações, patrocínios) e o manufaturado (depreciação). |
|
10 |
4 |
8 - Adams (2015)Adams, C. A. (2015). The International Integrated Reporting Council: A call to action Critical Perspectives on Accounting, 27, 23-28. doi:10.1016/j.cpa.2014.07.001 https://doi.org/10.1016/j.cpa.2014.07.00...
Artigo |
O significado remetido ao termo valor e valor a quem é fundamental para transformar a forma dos negócios, sociedade e os o ambiente com objetivo de serem mutuamente benéficas.
|
|
5 |
1 |
9 - Haller (2016)Haller, A. (2016). Value creation: a core concept of integrated reporting. In C. Mio (Ed.), Integrated reporting – a new accouting disclosure (pp. 37-57). London: Palgrave Livro |
A teoria dos Stakeholders apresenta uma visão limitada, que não inclui claramente o meio-ambiente . No entanto, o conceito de valor do RI está atrelado ao conceito de “valor compartilhado ” de Porter e Kramer (2011; 2013), o qual apoia o valor para o acionista que inclui os impactos sociais. Como drivers dos parâmetros de valor, ou seja, incluindo Environment, Social e Governance (ESG), nas estratégias e decisões da gestão, frequentemente proporcionam maiores retornos aos acionistas e, portanto, são racionais e lucrativos na visão do acionista , logo beneficia os dois lados (acionista e sociedade). |
|
5 |
3 |
O Framework 1.0 não cita nenhuma abordagem que já foi elaborada para medir capitais individuais ou em conjunto . Como o i) Working Group “Accounting and Reporting of Intangibles” of the Schmalenbach Association for Business Administration; ii) The Natural Capital Coalition (Natural Capital Protocol); iii) The Carbon Disclosure Project (Carbon Disclosure Project); iv) KPMG - True Value; v) New Economics Foundation - Social Return on Investment; vi) WorldBusiness Council of Sustainable Development - Redefining Value; vii) EFFAS/DVFA (ESG KPIs); viii) Global Reporting Initiative (G4Guidelines).
|
|
10 |
4 |
10 - Barnabè (2016)Barnabè, F. (2016).'Representing' value creation: a combined approach of system dynamics and integrated reporting for the airline sector. International Journal of Applied Systemic Studies, 6(3).202-222. doi:10.1504/IJASS.2016.079085 Artigo |
System Dynamics (SD) é um suporte fornecido para o RI com a finalidade de demonstrar de forma transparente os processos de criação de valor , bem como o desenho e implementação de estratégias, melhorando a compreensão dos caminhos passados, presentes e futuros da criação de valor, mapas qualitativos e modelos formais de simulação. |
|
10 |
4 |
11 - Adams (2017)Adams, C. A. (2017). Conceptualising the contemporary corporate value creation process Accounting, Auditing & Accountability Journal, 30(4), 906-931. doi:10.1108/AAAJ-04-2016-2529. https://doi.org/10.1108/AAAJ-04-2016-252...
Artigo |
Com a finalidade de examinar e explicar as inter-relações complexas que influenciam a forma das empresas de criar valor para seus provedores de capital financeiro e para stakeholders referenciado na prática como “pensamento integrado”). Este trabalho concluiu, que a ligação entre risco ESG, dano à reputação e implementação da estratégia: está relacionado ao i) aumento da demanda dos investidores por informações sobre os riscos ESG; ii) o nível da governança envolvida na integração da sustentabilidade ambiental e social nas práticas corporativas; iii) cobranças regulatórias e da bolsa de valores para evidenciar os riscos ESG e estratégia; iv) discussões mundiais a respeito do papel dos relatórios corporativos em relação ao Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
|
|
1, 4 e 6 |
4 |
12 - Gokten e Gokten (2017)Gokten, S., Gokten, P. O. (2017). Value creation reporting: answering the question "value to whom” according to the international integrated reporting framework. Zeszyty Teoretyczne Rachunkowości, 91(147), 145-169. doi:10.5604/01.3001.0009.8028 Artigo |
O lucro é o resultado da criação de valor em curto prazo; o valor de médio prazo seria o valor justo esperado pelos investidores para o patrimônio líquido; e o valor a longo prazo é o valor representado para a sociedade . |
|
5 |
3 |
13- Sofian (2018)Sofian, I. (2018, outubro). Approaching value creation from an integrated reporting perspective. Artigo apresentado no 6th International Scientific Conference IFRS: Global Rules and Local Use, Prague. Artigo |
O termo 'valor' foi definido como um benefício que alguém tem de algo, mas não se pode criar valor sem alguém para avaliá-lo . Estamos inseridos em uma sociedade onde tudo está conectado: negócios com pessoas, negócios com meio ambiente, negócios com sociedade, sociedade com meio ambiente, ou seja são interdependentes . Assim, as empresas devem tentar considerar o maior número possível de interesses dos seus stakeholders , independentemente método ou ferramenta que apoia para calcular o valor do chamado 'valor' criado. |
|
5 E 7 |
2 |
Analisando os instrumentos usados para explicar a geração de valor (Kering’s Environmental Profit & Loss Statement, KPMG’s True Value Methodology, Value Added Statement, Natural Capital Protocol) estão em linha com o conceito de valor de RI. Os resultados mostram que KPMG’s True Value Methodology e Value Added Statement são mais adequadas ao conceito de geração de valor do RI. Porém, nenhum dos instrumentos considerados é totalmente consistente com o Framework 1.0 . |
|
10 |
4 |
14 - Barnabè, Giorgino e Kunc (2019) Artigo |
Este autor propôs Dynamic Resource-Based View (DRBV) em sua ideia de que os recursos estratégicos estão interconectados e precisam ser gerenciados com a colaboração de todas as partes interessadas, a fim de informar as ações de governança e criar valor com uma perspectiva holística. |
|
10 |
4 |
15- Roslender e Nielsen (2020) Artigo |
O fracasso geral das pesquisas sobre a abordagem de RI em dedicar muita atenção tanto ao processo de geração de valor quanto ao conceito de modelo de negócios teve como consequência negligenciar a importância dos clientes e as expectativas de valor do cliente . Essa observação se aplica tanto aos pesquisadores que se interessam principalmente pelos aspectos técnicos de RI quanto aos que continuam a lamentar o rebaixamento de um enfoque de sustentabilidade. |
|
2 |
5 |
16- Kumarasinghe, Peiris, e Everett (2021) Artigo |
A empresa analisada mantém estratégias e comportamentos baseados na ética , abrangendo todos os seus stakeholders proeminentes e divulga estrategicamente essas práticas, permitindo que a empresa estabeleça e mantenha vantagem competitiva . |
|
6 |
2 |
17- Steenkamp e Roberts (2021)Steenkamp, N., Roberts, R. (2021). Managing material value creation matters in integrated reporting. Meditari Accountancy Research. doi:10.1108/MEDAR-11-2020-1095 Artigo |
Encontrou-se em seus resultados que uma das empresas analisadas utiliza um scorecard de desempenho , e obtém garantia de auditoria em informações principais no que diz a respeito da sustentabilidade relativas à sua geração de valor, que por consequência validam se essas informações são materiais e confiáveis. |
|
10 |
4 |
18- Dameri e Ferrando (2021)Dameri, R. P., Ferrando, P. M. (2021). Value creation disclosure: the international integrated reporting framework revisited in the light of stakeholder theory Meditari Accountancy Research. doi:10.1108/MEDAR-11-2020-1103 Artigo |
A continuidade de uma organização depende da sua capacidade de criar valor por meio da realização econômica, social e ética . Iniciando com uma identificação de sua proposta e o propósito de valor; o qual envolve satisfazer as expectativas dos acionistas e stakeholders trazendo recursos, habilidades e legitimidade da organização, mas para fazer isso, a organização tem que gerar recursos suficientes para alimentar essas respostas ; em outras palavras, deve haver um equilíbrio entre o valor que os acionistas e as partes interessadas criam e recebem.
|
|
4, 5 e 6 |
2 |
19- Crous e Van (2021) Artigo |
Os resultados apontaram que as divulgações de geração de valor estão mais preocupadas com a criação de valor quantitativo e que se concentram em conceitos de valor, como retorno para investidores, fluxo de caixa, aumento no número de funcionários e benefícios para os funcionários. No entanto, seus relatórios ainda não incluem declarações ou definições concretas sobre o que se considera ser a criação de valor; nem divulgam conceitos qualitativos de criação de valor.
|
|
6 |
3 |
20- Cisi e Centrone (2021)Cisi, M., Centrone, F. A. (2021). The human capital for value creation and social impact: the interpretation of the IR’s HC definition. Sustainability, 13(13), 1-19. doi:10.3390/su13136989 Artigo |
A definição do Capital Humano de RI é capaz de definir uma ligação entre capital humano, criação de valor e impacto social . Não se baseia apenas nas competências, capacidades e experiência das pessoas . É focado na motivação para inovar e em um foco explícito em valores éticos, lealdade e motivação . |
|
6 e 8 |
4 |