Acessibilidade / Reportar erro

Construindo pontes entre saberes: da literatura à gestão

Constructing bridges between areas of knowledge: from literature to management

Resumos

Em que pesem as diferenças que os singularizam, os domínios da Literatura e da Gestão apresentam áreas em comum, possibilitando que a partir de uma, no caso a Literatura, se estude e amplie o conhecimento sobre a outra, a Administração. O presente artigo tem como objetivos realçar algumas das contribuições do mundo das artes para os estudos organizacionais e relatar e compartilhar com a comunidade acadêmica a experiência vivida, bem como tecer considerações críticas sobre o Projeto Literatura & Gestão. O Projeto pretende, através da leitura e análise de textos selecionados, não ser tão somente mais uma fonte de aquisição de conhecimentos, mas também desenvolver e aprimorar competências necessárias às futuras atividades profissionais do acadêmico de Administração. Embora o foco tenha sido o processo de ensino e aprendizagem voltado para acadêmicos das áreas de Administração, não há prejuízo, no que é essencial, para sua extensão ao ambiente corporativo, no qual pode ser desenvolvido na forma de seminários e encenações, havendo aí um amplo campo a ser ainda explorado.

Gestão; Literatura; Práticas de ensino; Interdisciplinaridade


Despite some differences, the domains of Literature and Management have overlapping areas, which enables the use of one of them (in this case, Literature) to study and widen the knowledge on the other (Business). The present article aims to show some of the contributions from the arts to organizational studies and reporting and sharing the experience of the Literature & Management Project with the academic community, as well as offering critical comments on it. The Project, through the reading and analysis of selected texts, is not only intended to be another source of knowledge acquisition, but also to develop and enhance competencies required for future professional activities of the Business School students. Although the focus has been the teaching and learning process for university students, it can be expanded to the corporate environment, where it can be developed as seminars and role-playing activities. This represents a wide field that has not yet been fully explored.

Management; Literature; Teaching practices; Interdisciplinarity


ARTIGOS

Construindo pontes entre saberes: da literatura à gestão1

Constructing Bridges between Areas of Knowledge: from literature to management

Ivan Antonio PinheiroI; Luciano José Martins VieiraII; Paulo Cesar Delayti MottaIII

IDoutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/UFRGS. Professor da Escola de Administração da UFRGS. Endereço: Rua Washington Luiz, 855, s/444. Porto Alegre/RS. CEP: 90010-460. E-mail: iapinheiro@ea.ufrgs.br

IIMestrando em Administração pelo PPGA/UFRGS. E-mail: ljmvieira@yahoo.com.br

IIIMestre em Public Administration pela New York University. Professor Adjunto do PPGA/EAUFRGS. E-mail: delayti@hotmail.com

RESUMO

Em que pesem as diferenças que os singularizam, os domínios da Literatura e da Gestão apresentam áreas em comum, possibilitando que a partir de uma, no caso a Literatura, se estude e amplie o conhecimento sobre a outra, a Administração. O presente artigo tem como objetivos realçar algumas das contribuições do mundo das artes para os estudos organizacionais e relatar e compartilhar com a comunidade acadêmica a experiência vivida, bem como tecer considerações críticas sobre o Projeto Literatura & Gestão. O Projeto pretende, através da leitura e análise de textos selecionados, não ser tão somente mais uma fonte de aquisição de conhecimentos, mas também desenvolver e aprimorar competências necessárias às futuras atividades profissionais do acadêmico de Administração. Embora o foco tenha sido o processo de ensino e aprendizagem voltado para acadêmicos das áreas de Administração, não há prejuízo, no que é essencial, para sua extensão ao ambiente corporativo, no qual pode ser desenvolvido na forma de seminários e encenações, havendo aí um amplo campo a ser ainda explorado.

Palavras-chave: Gestão. Literatura. Práticas de ensino. Interdisciplinaridade.

ABSTRACT

Despite some differences, the domains of Literature and Management have overlapping areas, which enables the use of one of them (in this case, Literature) to study and widen the knowledge on the other (Business). The present article aims to show some of the contributions from the arts to organizational studies and reporting and sharing the experience of the Literature & Management Project with the academic community, as well as offering critical comments on it. The Project, through the reading and analysis of selected texts, is not only intended to be another source of knowledge acquisition, but also to develop and enhance competencies required for future professional activities of the Business School students. Although the focus has been the teaching and learning process for university students, it can be expanded to the corporate environment, where it can be developed as seminars and role-playing activities. This represents a wide field that has not yet been fully explored.

Keywords: Management. Literature. Teaching practices. Interdisciplinarity.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF

Referências

ALVES, L. R. Por um saber administrativo que compartilhe a história da cultura brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, RJ. Anais... . RJ: ANPAD, 2007.

AMARO, L.E.S.; LEMOS, I.S. Premissas e práticas de ensino do professor de Administração dentro de sala de aula. Revista ANGRAD, v. 10, n. 1, p. 123-136, jan./ mar., 2009.

ANTUNES, E.D.D. O retrato de Dorian Gray: corpos resultantes da irresponsabilidade organizacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS (ENEO), 3., 2006, Porto Alegre. Anais ... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.

ARISTÓFANES. Lisistrata e A guerra do sexo. Porto Alegre: L&PM, 2003.

_______. A revolução das mulheres e A guerra do sexo. RJ: Civilização Brasileira, 1964.

ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2003.

ASIMOV, I. Fundação. São Paulo: Aleph, 2009.

_______. Fundação e império. São Paulo: Aleph, 2009.

_______. Segunda fundação. São Paulo: Aleph, 2009.

ASSIS, M. de. Dom Casmurro. São Paulo: Atica, 1971.

_______. O alienista. São Paulo: Atica, 1994.

BAÊTA, A.M.C. Saramago no ensino e aprendizagem de metodologia de pesquisa. In: DAVEL, E.; VERGARA, S.C.; GHADIRI, D.P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 10, p. 101-108.

BODEN, M.A. (Org.). Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BRASIL. Lei no 11.684, de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Senado Federal. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sicon/ PreparaPesquisaLegislacao.action>. Acesso em: 22 jul. 2008.

BRITO E FREITAS, J.A.S. Ensaios literários e a dimensão tácita do conhecimento nas organizações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, Porto Alegre. Anais ... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.

CALDAS, M.P.; TONELLI, M.J.. Casamento, estupro ou dormindo com o inimigo? Interpretando imagens e representações dos sobreviventes de fusões e aquisições. O & S, v. 9, n. 23, p. 171-186, jan./abr., 2002.

CAMPANELLA, T. A cidade do sol. São Paulo: Martin Claret, 2004.

CARVALHO, J.L.F.; DAVEL, E. Introdução: Arte, administração e organizações se encontram ao correr do diálogo. O & S, v. 12, n. 32, p. 81-92, jan./mar., 2005.

_______; IORIO, V.; SALIS, F.A. O estudante de Administração como documentarista cinematográfico. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

CAVEDON, N.R.; LENGLER; J. F. B. Desconstruindo temas e estratégias da administração moderna: uma leitura pós-moderna do mundo de Dilbert. O & S, v. 12, n. 32, p. 105-119, jan./mar., 2005.

CAXITO, F.A et al. Alfabetismo funcional e a capacidade de auto aprendizado: um estudo com alunos universitários de Administração e Tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

CHANG, J. Cisnes selvagens – três filhas da China. São Paulo. Cia. Das Letras, 1994. CHANLAT, J.F. (Coord.). O indivíduo na organização – dimensão esquecida. São Paulo: Atlas, v. I, 3ª ed., 1996; v. II, 1994; v. III, 1996.

DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D.P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.

DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001. DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. SP:Cortez, 1988.

DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DOSTOIEVSKI, F. Crime e castigo. São Paulo: Victor Civita, 1982.

_______. O crocodilo e notas de inverno sobre impressões de verão. SP: Editora 34, 2000.

FARIA, L.O. Quais conceitos permeiam o discurso do presidente da TELEMAR S.A. sobre a mudança da empresa com a privatização? Uma análise através de mapas cognitivos.

FARIA, A.; CARVALHO, J.L.F.S. Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica.

FERNANDES, J.M.; PIMENTA, Marcelo H.C. O dilema do ensino da Administração no Brasil e a alegoria da caverna de Platão. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 4., 2006, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.

FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.

FISCHER, L.A. 1968, o ano que derrubou a literatura. Zero Hora, Porto Alegre, Caderno Cultura, p. 6-7, 07 de junho de 2008.

FISCHER, T. et al. Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético. RAP, v. 41, n. 5, p. 935-956, set./out., 2007.

FLACH, L.; ANTONELLO, C.S. O papel da improvisação nos processos de aprendizagem nas organizações: a metáfora da improvisação no ritmo brasileiro choro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

FREIRE-MAIA, N. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 1995. FREITAS, M. E. Existe uma saúde moral nas organizações? O&S, v. 12, n. 32,

p. 13-27, jan./mar., 2005. GOETHE, J. W. Fausto. São Paulo: Martin Claret, 2002. GOLDING, W. O senhor das moscas. São Paulo: Abril, 1984. GOLDRATT, E.; COX, J. A meta. São Paulo: Nobel, 2002. GOSCINNY, R.; UDERZO, A. Os 12 trabalhos de Asterix. São Paulo: Record, 1983. HATCH, M. J. Explorando os espaços vazios: jazz e estrutura organizacional.

RAE, v. 42, n. 3, p. 19-35, jul./set., 2002. HERRIGEL, E. A arte cavalheiresca do arqueiro Zen. São Paulo: Pensamento, 1999.

HOFF, D.N.; BINOTTO, E.; SIQUEIRA, E.S. Interdisciplinaridade e a graduação em Administração: complexificar para melhorar. ANGRAD, v.10, n.1, p. 73-87, jan./mar., 2009.

IPIRANGA, A.S.R. A narração fílmica como instrumento de ação formativa: um enfoque semiótico. O & S, v. 12, n. 32, p. 143-164, jan./mar., 2005.

JAY, A. Maquiavel e gerência de empresas. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.

JOYCE, J. Ulisses. São Paulo: Objetiva, 2005.

KAFKA, F. O processo. São Paulo: Martin Claret, 2003.

_______. O castelo. São Paulo: Martin Claret, 2007.

KIRSCHBAUM, C.; SAKAMOTO, C.; VASCONCELOS, F.C. Improvisação na música e nas organizações: relações de competição e cooperação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, P. Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2006.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LEITE, N.P; CHANG JUNIOR, J.; SANTOS, R.S.. A linguagem fílmica na formação e no fortalecimento de grupos, equipes e times de trabalho. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, P. Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2006.

MACHADO, L. Efeito aranha. Porto Alegre: Razão, 2007.

MAGESTE, G.S.; MENDES, E.L.; CAPPELLE, M.C.A. Mulher, trabalho e cinema: representações do trabalho feminino no cinema brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3, 2006, P. Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2006.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2002.

MARANHÃO, C.M.S.A.; MOTTA, F.M.V.. "A Importância do Ato de Ler": leituras críticas na formação do administrador. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

MÁRQUEZ, G. G. Cem anos de solidão. São Paulo: Record, 2007.

_______. Crônica de uma morte anunciada. São Paulo: Record, 1981.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994.

MCGRATH, A.E. Fundamentos do diálogo entre ciência e religião. S. Paulo: Loyola, 2005.

MEDEIROS, I.B.O. et al. Aprendizagem e competências através das artes: atividade profissional e vivência artística em diálogo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5., 2008, Belo Horizonte. Anais... . Belo Horizonte, ANPAD, 2008.

MEIRA, F.B. Responsabilidade social e ideologia: notas sobre a gênese de um conceito. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2007.

MELLO, Álvaro L. Uma tragédia grega. São Paulo, Jornal Carreira & Sucesso, 139ª edição, 22 de julho de 2002. Seção Cultura & Clima. Disponível em: <www.catho.com.br/jcs/imputer_view.phtml?id=4574&print=1>. Acesso em: 20 jan. 2010.

MILL, J. S. A sujeição das mulheres. São Paulo; Escala, 2006.

MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MOLNÁR, F. Os meninos da Rua Paulo. São Paulo: Ediouro, 2002.

MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.

MORRIS, T. E se Harry Potter dirigisse a General Electric? São Paulo: Planeta, 2006.

NOGUEIRA, M.A. Organizações complexas e sociedade da informação. O "sofrimento" como metáfora organizacional. O & S, v. 10, n. 28, p. 145-162, set./dez., 2003.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. RJ: Campus, 1997.

NUNES, S. C. O ensino em administração com base na abordagem das competências: da inserção no Projeto Pedagógico à prática em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais... . São Paulo: ANPAD, 2009.

ORWEL, G. 1984. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005. ______. A revolução dos bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

PINA E CUNHA, M. All that jazz: três aplicações do conceito de improvisação organizacional. RAE, v. 42, n. 3, p. 36-42, jul./set., 2002.

______. A arte dos improvisadores: a busca da estandardização na música e nas organizações. O & S, v. 12, n. 32, p. 93-104, jan./mar., 2005.

PLATÃO. A república. 6ª ed. São Paulo: Atena, 1957.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.

ROESCH, S.M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3ª ed. São

Paulo: Atlas, 2006. ROSA, A.R. A imagina(organiza)ção surrealista: rompendo a gaiola de ferro dos estudos organizacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.

ROSE, S. O cérebro do século XXI. São Paulo: Globo, 2006. RUAS, R.L. Literatura, dramatização e formação gerencial: a apropriação de práticas teatrais ao desenvolvimento de competências gerenciais. O&S, v.12, n.32,

p. 121-142, jan./mar., 2005. SARAIVA, L.A.S. O túnel no fim da luz: a educação superior em Administração no Brasil e a questão da emancipação. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO

DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. SARTRE, J. P. A engrenagem. Lisboa: Presença, 1964. SATINOVER, J. O cérebro quântico. São Paulo: Aleph, 2007. SEIERSTAD, A. O livreiro de Cabul. São Paulo: Record, 2006. SHAKESPEARE, W. O Rei Lear. São Paulo: Martin Claret, 2001.

_______. MacBeth. São Paulo: Martin Claret, 2002.

_______. Otelo, o mouro de Veneza. São Paulo: Martin Claret, 2003.

_______. O mercador de Veneza. São Paulo: Martin Claret, 2006. SHELDRAKE, R. Sete experimentos que podem mudar o mundo. SãoPaulo: Cultrix, 1999.

SILVA, J.R.G.; VERGARA, S.C. Análise comparativa acerca da utilização de desenhos na pesquisa sobre a criação do sentido da mudança organizacional.

SILVA, J.M. Escolas de Administração: um conto ou um pouco mais que isso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, Porto Alegre. Anais .. . Porto Alegre: ANPAD, 2006.

SÓFOCLES. Antígona. 5ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. SUAREZ, M.C.; MOTTA, P.C.; BARROS, C. Consumo e castigo: um retrato das relações de consumo no seriado "A Diarista". In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 33., 2009, São Paulo. Anais ... . São Paulo, ANPAD, 2009.

TOLSTOI, L. A morte de Ivan Ilitch. São Paulo: Martin Claret, 2005.

VARGENS, E.C. Utilizando mapas cognitivos para compreender interorganizações: o mapeamento nos postos de emissão de identidade. O&S, v.9, n.23, p.147-157, jan./abr., 2002.

VASCONCELOS, F.C.de. Dinâmica organizacional e estratégia: imagens e conceitos. São Paulo: Thomson, 2007.

VIZEU, F. Em algum lugar do passado: contribuições da pesquisa histórica para os estudos organizacionais brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

WEICK, K. A Estética da imperfeição em orquestras e organizações. RAE, v. 42, n. 3, p. 06-18, jul./set., 2002. YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Artigo recebido em 30/01/2009. Artigo aprovado, na sua versão final, em 18/07/2010.

1 Os autores agradecem os comentários, críticas e sugestões oportunas e pertinentes apresentadas pelos revisores ad hoc da O&S.

  • ALVES, L. R. Por um saber administrativo que compartilhe a história da cultura brasileira. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, RJ. Anais... . RJ: ANPAD, 2007.
  • AMARO, L.E.S.; LEMOS, I.S. Premissas e práticas de ensino do professor de Administração dentro de sala de aula. Revista ANGRAD, v. 10, n. 1, p. 123-136, jan./ mar., 2009.
  • ANTUNES, E.D.D. O retrato de Dorian Gray: corpos resultantes da irresponsabilidade organizacional. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS (ENEO), 3., 2006, Porto Alegre. Anais ... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • ARISTÓFANES. Lisistrata e A guerra do sexo. Porto Alegre: L&PM, 2003.
  • _______. A revolução das mulheres e A guerra do sexo. RJ: Civilização Brasileira, 1964.
  • ARISTÓTELES. Política. São Paulo: Martin Claret, 2003.
  • ASIMOV, I. Fundação. São Paulo: Aleph, 2009.
  • _______. Fundação e império. São Paulo: Aleph, 2009.
  • _______. Segunda fundação. São Paulo: Aleph, 2009.
  • ASSIS, M. de. Dom Casmurro. São Paulo: Atica, 1971.
  • _______. O alienista. São Paulo: Atica, 1994.
  • BAÊTA, A.M.C. Saramago no ensino e aprendizagem de metodologia de pesquisa. In: DAVEL, E.; VERGARA, S.C.; GHADIRI, D.P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007. Cap. 10, p. 101-108.
  • BODEN, M.A. (Org.). Dimensões da criatividade. Porto Alegre: Artmed, 1999.
  • BRASIL. Lei no 11.684, de 02 de junho de 2008. Altera o art. 36 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio. Senado Federal. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/sicon/ PreparaPesquisaLegislacao.action>. Acesso em: 22 jul. 2008.
  • BRITO E FREITAS, J.A.S. Ensaios literários e a dimensão tácita do conhecimento nas organizações. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, Porto Alegre. Anais ... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • CALDAS, M.P.; TONELLI, M.J.. Casamento, estupro ou dormindo com o inimigo? Interpretando imagens e representações dos sobreviventes de fusões e aquisições. O & S, v. 9, n. 23, p. 171-186, jan./abr., 2002.
  • CAMPANELLA, T. A cidade do sol. São Paulo: Martin Claret, 2004.
  • CARVALHO, J.L.F.; DAVEL, E. Introdução: Arte, administração e organizações se encontram ao correr do diálogo. O & S, v. 12, n. 32, p. 81-92, jan./mar., 2005.
  • _______; IORIO, V.; SALIS, F.A. O estudante de Administração como documentarista cinematográfico. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • CAVEDON, N.R.; LENGLER; J. F. B. Desconstruindo temas e estratégias da administração moderna: uma leitura pós-moderna do mundo de Dilbert. O & S, v. 12, n. 32, p. 105-119, jan./mar., 2005.
  • CAXITO, F.A et al. Alfabetismo funcional e a capacidade de auto aprendizado: um estudo com alunos universitários de Administração e Tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • CHANG, J. Cisnes selvagens três filhas da China. São Paulo. Cia. Das Letras, 1994.
  • CHANLAT, J.F. (Coord.). O indivíduo na organização dimensão esquecida. São Paulo: Atlas, v. I, 3ª ed., 1996; v. II, 1994; v. III, 1996.
  • DAVEL, E.; VERGARA, S. C.; GHADIRI, D.P. (Orgs.). Administração com arte: experiências vividas de ensino-aprendizagem. São Paulo: Atlas, 2007.
  • DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Itatiaia, 2001.
  • DEJOURS, C. A loucura do trabalho: estudo de psicopatologia do trabalho. SP:Cortez, 1988.
  • DOLABELA, F. O segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.
  • DOSTOIEVSKI, F. Crime e castigo. São Paulo: Victor Civita, 1982.
  • _______. O crocodilo e notas de inverno sobre impressões de verão. SP: Editora 34, 2000.
  • FARIA, L.O. Quais conceitos permeiam o discurso do presidente da TELEMAR S.A. sobre a mudança da empresa com a privatização? Uma análise através de mapas cognitivos.
  • FARIA, A.; CARVALHO, J.L.F.S. Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica.
  • FERNANDES, J.M.; PIMENTA, Marcelo H.C. O dilema do ensino da Administração no Brasil e a alegoria da caverna de Platão. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 4., 2006, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • FEYERABEND, P. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
  • FISCHER, L.A. 1968, o ano que derrubou a literatura. Zero Hora, Porto Alegre, Caderno Cultura, p. 6-7, 07 de junho de 2008.
  • FISCHER, T. et al. Razão e sensibilidade no ensino de administração: a literatura como recurso estético. RAP, v. 41, n. 5, p. 935-956, set./out., 2007.
  • FLACH, L.; ANTONELLO, C.S. O papel da improvisação nos processos de aprendizagem nas organizações: a metáfora da improvisação no ritmo brasileiro choro. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • FREIRE-MAIA, N. A ciência por dentro. Petrópolis: Vozes, 1995.
  • p. 13-27, jan./mar., 2005. GOETHE, J. W. Fausto. São Paulo: Martin Claret, 2002.
  • GOLDING, W. O senhor das moscas. São Paulo: Abril, 1984.
  • GOLDRATT, E.; COX, J. A meta. São Paulo: Nobel, 2002.
  • GOSCINNY, R.; UDERZO, A. Os 12 trabalhos de Asterix. São Paulo: Record, 1983.
  • RAE, v. 42, n. 3, p. 19-35, jul./set., 2002. HERRIGEL, E. A arte cavalheiresca do arqueiro Zen. São Paulo: Pensamento, 1999.
  • HOFF, D.N.; BINOTTO, E.; SIQUEIRA, E.S. Interdisciplinaridade e a graduação em Administração: complexificar para melhorar. ANGRAD, v.10, n.1, p. 73-87, jan./mar., 2009.
  • IPIRANGA, A.S.R. A narração fílmica como instrumento de ação formativa: um enfoque semiótico. O & S, v. 12, n. 32, p. 143-164, jan./mar., 2005.
  • JAY, A. Maquiavel e gerência de empresas. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
  • JOYCE, J. Ulisses. São Paulo: Objetiva, 2005.
  • KAFKA, F. O processo. São Paulo: Martin Claret, 2003.
  • _______. O castelo. São Paulo: Martin Claret, 2007.
  • KIRSCHBAUM, C.; SAKAMOTO, C.; VASCONCELOS, F.C. Improvisação na música e nas organizações: relações de competição e cooperação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, P. Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1978.
  • LEITE, N.P; CHANG JUNIOR, J.; SANTOS, R.S.. A linguagem fílmica na formação e no fortalecimento de grupos, equipes e times de trabalho. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, P. Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • MACHADO, L. Efeito aranha. Porto Alegre: Razão, 2007.
  • MAGESTE, G.S.; MENDES, E.L.; CAPPELLE, M.C.A. Mulher, trabalho e cinema: representações do trabalho feminino no cinema brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3, 2006, P. Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • MAQUIAVEL, N. O príncipe. São Paulo: Martin Claret, 2002.
  • MARANHÃO, C.M.S.A.; MOTTA, F.M.V.. "A Importância do Ato de Ler": leituras críticas na formação do administrador. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais ... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • MÁRQUEZ, G. G. Cem anos de solidão. São Paulo: Record, 2007.
  • _______. Crônica de uma morte anunciada. São Paulo: Record, 1981.
  • MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. São Paulo: Atlas, 1994.
  • MCGRATH, A.E. Fundamentos do diálogo entre ciência e religião. S. Paulo: Loyola, 2005.
  • MEDEIROS, I.B.O. et al. Aprendizagem e competências através das artes: atividade profissional e vivência artística em diálogo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 5., 2008, Belo Horizonte. Anais... . Belo Horizonte, ANPAD, 2008.
  • MEIRA, F.B. Responsabilidade social e ideologia: notas sobre a gênese de um conceito. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 30., 2006, Salvador. Anais... Salvador: ANPAD, 2007.
  • MELLO, Álvaro L. Uma tragédia grega. São Paulo, Jornal Carreira & Sucesso, 139ª edição, 22 de julho de 2002. Seção Cultura & Clima. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2010.
  • MILL, J. S. A sujeição das mulheres. São Paulo; Escala, 2006.
  • MINTZBERG, H. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.
  • MOLNÁR, F. Os meninos da Rua Paulo. São Paulo: Ediouro, 2002.
  • MORGAN, G. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 1996.
  • MORRIS, T. E se Harry Potter dirigisse a General Electric? São Paulo: Planeta, 2006.
  • NOGUEIRA, M.A. Organizações complexas e sociedade da informação. O "sofrimento" como metáfora organizacional. O & S, v. 10, n. 28, p. 145-162, set./dez., 2003.
  • NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. RJ: Campus, 1997.
  • NUNES, S. C. O ensino em administração com base na abordagem das competências: da inserção no Projeto Pedagógico à prática em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais... . São Paulo: ANPAD, 2009.
  • ORWEL, G. 1984. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.
  • ______. A revolução dos bichos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
  • PINA E CUNHA, M. All that jazz: três aplicações do conceito de improvisação organizacional. RAE, v. 42, n. 3, p. 36-42, jul./set., 2002.
  • ______. A arte dos improvisadores: a busca da estandardização na música e nas organizações. O & S, v. 12, n. 32, p. 93-104, jan./mar., 2005.
  • PLATÃO. A república. 6ª ed. São Paulo: Atena, 1957.
  • POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 1993.
  • Paulo: Atlas, 2006. ROSA, A.R. A imagina(organiza)ção surrealista: rompendo a gaiola de ferro dos estudos organizacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, Porto Alegre. Anais... . Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • ROSE, S. O cérebro do século XXI. São Paulo: Globo, 2006.
  • DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007. SARTRE, J. P. A engrenagem. Lisboa: Presença, 1964.
  • SATINOVER, J. O cérebro quântico. São Paulo: Aleph, 2007.
  • SEIERSTAD, A. O livreiro de Cabul. São Paulo: Record, 2006.
  • SHAKESPEARE, W. O Rei Lear. São Paulo: Martin Claret, 2001.
  • _______. MacBeth. São Paulo: Martin Claret, 2002.
  • _______. Otelo, o mouro de Veneza. São Paulo: Martin Claret, 2003.
  • _______. O mercador de Veneza. São Paulo: Martin Claret, 2006.
  • SHELDRAKE, R. Sete experimentos que podem mudar o mundo. SãoPaulo: Cultrix, 1999.
  • SILVA, J.R.G.; VERGARA, S.C. Análise comparativa acerca da utilização de desenhos na pesquisa sobre a criação do sentido da mudança organizacional.
  • SILVA, J.M. Escolas de Administração: um conto ou um pouco mais que isso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 3., 2006, Porto Alegre. Anais .. . Porto Alegre: ANPAD, 2006.
  • SÓFOCLES. Antígona. 5ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
  • SUAREZ, M.C.; MOTTA, P.C.; BARROS, C. Consumo e castigo: um retrato das relações de consumo no seriado "A Diarista". In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (ENANPAD), 33., 2009, São Paulo. Anais ... . São Paulo, ANPAD, 2009.
  • TOLSTOI, L. A morte de Ivan Ilitch. São Paulo: Martin Claret, 2005.
  • VARGENS, E.C. Utilizando mapas cognitivos para compreender interorganizações: o mapeamento nos postos de emissão de identidade. O&S, v.9, n.23, p.147-157, jan./abr., 2002.
  • VASCONCELOS, F.C.de. Dinâmica organizacional e estratégia: imagens e conceitos. São Paulo: Thomson, 2007.
  • VIZEU, F. Em algum lugar do passado: contribuições da pesquisa histórica para os estudos organizacionais brasileiros. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 31., 2007, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.
  • WEICK, K. A Estética da imperfeição em orquestras e organizações. RAE, v. 42, n. 3, p. 06-18, jul./set., 2002.
  • YIN, R. K. Estudo de caso planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2010

Histórico

  • Recebido
    30 Jan 2009
  • Aceito
    18 Jul 2010
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br