Acessibilidade / Reportar erro

O riso que integra, o riso que separa: identidade organizacional em um sebo de Porto Alegre

Essa pesquisa tem como objetivo verificar como o humor e o riso podem evidenciar, por meio das relações estabelecidas entre proprietários, clientes e fornecedores, a identidade de um sebo localizado no centro de Porto Alegre. O método utilizado foi o etnográfico, tendo por técnica a observação participante. Foram realizadas 28 idas ao sebo, registradas em diários de campo. Os resultados mostram que as relações dentro da livraria vão além da esfera comercial. As sociabilidades ora inclusivas, ora exclusivas, em manifestações cômicas, risíveis, presentes nesse estabelecimento, permitiram o desvendamento de uma identidade predominantemente masculina, que é demarcada e reforçada por meio das brincadeiras e das conversas entabuladas entre homens que por ali circulam. O riso acaba sendo uma característica importante no sebo, não apenas por estar presente diariamente, mas porque revela quem são essas pessoas, quais os seus valores, como se relacionam, pensam e moldam, dinamicamente, a identidade da Livraria Nova Roma.


Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br