Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação de programas públicos de treinamento : um estudo sobre o impacto no trabalho e na geração de emprego

Resumos

O que explica o sucesso ou o fracasso de programas de treinamento? Este estudo apresenta a avaliação de um programa público de treinamento, a partir do modelo de Hamblin (1978), tendo como variável dependente o impacto do treinamento no trabalho, subdividido em três níveis: comportamento no cargo, na mudança organizacional e no valor final. O delineamento foi de um quase-experimento, com dois grupos experimentais e um grupo de controle, mesclando metodologias quantitativas e qualitativas. A coleta de dados durou dois anos e foi feita antes e depois da realização do programa de treinamento, incluindo indicadores duros: aumento no número de oficinas de formação profissional, de aprendizes e de pessoas empregadas. Os instrumentos eram validados e foram aplicados a quatro fontes de avaliação: o próprio treinado, sua chefia, um colega e um cliente (n= 2.468). A regressão e a análise de covariância (ANCOVA) indicaram impacto do treinamento nos três níveis. A percepção dos diferentes avaliadores confirmou o impacto no comportamento no cargo e os grupos experimentais conseguiram maior mudança organizacional e valor final que o grupo de controle. As variáveis alternativas analisadas (Produto Interno Bruto, taxa básica de juros, taxa de desemprego e legislação) indicaram que, sem o treinamento, os resultados seriam opostos aos alcançados.


Although government and companies invest in training programs, they seldom assess the impact of it. This work presents an evaluation study of a public training program. Hamblin's model of evaluating training programs (1978) was used to give theoretical support to this study. A quase-experimental research design was used containing three groups: two experimental groups and a control group. The duration of the study was two years with data collection before and after treatment. The impact on job behavior was assessed by evaluation instruments using four sources of information: the trained person, the supervisor, a colleague and a client, resulting in 2.468 questionnaires. Organizational changes and final value were assessed by hard indexes; the rise in numbers of professional education workshops and of apprentices (showing organizational changes) and the rise in numbers of employed persons (showing final value). Inspection of possible alternative factors that might explain the training impact, the GNP (Gross National Product), the interest's basic tax, unemployment tax and the changes in the legislation showed that, without treatment, the results would be opposite to those obtained. Hence, it might be concluded that the training programs indicating real benefits from the social investment.


ARTIGOS ARTICLES

Avaliação de programas públicos de treinamento : um estudo sobre o impacto no trabalho e na geração de emprego

Luciana MourãoI; Jairo Eduardo Borges-AndradeII

IProfª Instituto Psicologia/Unb

IIProf. Instituto Psicologia/Unb

RESUMO

Oque explica o sucesso ou o fracasso de programas de treinamento? Este estudo apresenta a avaliação de um programa público de treinamento, a partir do modelo de Hamblin (1978), tendo como variável dependente o impacto do treinamento no trabalho, subdividido em três níveis: comportamento no cargo, na mudança organizacional e no valor final. O delineamento foi de um quase-experimento, com dois grupos experimentais e um grupo de controle, mesclando metodologias quantitativas e qualitativas. A coleta de dados durou dois anos e foi feita antes e depois da realização do programa de treinamento, incluindo indicadores duros: aumento no número de oficinas de formação profissional, de aprendizes e de pessoas empregadas. Os instrumentos eram validados e foram aplicados a quatro fontes de avaliação: o próprio treinado, sua chefia, um colega e um cliente (n= 2.468). A regressão e a análise de covariância (ANCOVA) indicaram impacto do treinamento nos três níveis. A percepção dos diferentes avaliadores confirmou o impacto no comportamento no cargo e os grupos experimentais conseguiram maior mudança organizacional e valor final que o grupo de controle. As variáveis alternativas analisadas (Produto Interno Bruto, taxa básica de juros, taxa de desemprego e legislação) indicaram que, sem o treinamento, os resultados seriam opostos aos alcançados.

ABSTRACT

Although government and companies invest in training programs, they seldom assess the impact of it. This work presents an evaluation study of a public training program. Hamblin's model of evaluating training programs (1978) was used to give theoretical support to this study. A quase-experimental research design was used containing three groups: two experimental groups and a control group. The duration of the study was two years with data collection before and after treatment. The impact on job behavior was assessed by evaluation instruments using four sources of information: the trained person, the supervisor, a colleague and a client, resulting in 2.468 questionnaires. Organizational changes and final value were assessed by hard indexes; the rise in numbers of professional education workshops and of apprentices (showing organizational changes) and the rise in numbers of employed persons (showing final value). Inspection of possible alternative factors that might explain the training impact, the GNP (Gross National Product), the interest's basic tax, unemployment tax and the changes in the legislation showed that, without treatment, the results would be opposite to those obtained. Hence, it might be concluded that the training programs indicating real benefits from the social investment.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1Vale observar que, em pesquisas brasileiras, quando o objeto da avaliação refere-se a programas de treinamento, o que Rossi e Freeman (1983) denominam de avaliação de impacto, corresponde ao que a literatura nacional denomina de avaliação de impacto em profundidade, conforme discutido no capítulo anterior.

2Muitos deles relacionados a geração de emprego e publicados pela Organização Internacional do Trabalho – OIT.

  • ABBAD, G. Um modelo integrado de avaliação do impacto do treinamento no trabalho Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, 1999.
  • ARANHA, A.V.S. Formação profissional nas empresas: locus privilegiado da educação do trabalhador. In: Pimenta, S.M; Côrrea, M. L. Gestão, Trabalho e Cidadania Belo Horizonte: Autêntica Editora/Cepead/Face/UFMG, 2001.
  • ÁVILA, A.F.D.; BORGES-ANDRADE, J.E.; IRIAS, L.J. M.; QUIRINO, T.R.. Formação do capital humano e retorno dos investimentos em treinamento na EMBRAPA. Série Documentos D R H Embrapa, Brasília, v. 4, p. 1-70, 1983.
  • BORGES-ANDRADE, J.E. Avaliação somativa de sistemas instrucionais: integração de três propostas. Tecnologia Educacional v.11, n.46, pp.29-39, 1982.
  • BORGES-ANDRADE, J.E.; OLIVEIRA-CASTRO, G.A. Treinamento no Brasil: reflexões sobre suas pesquisas. Revista de Administração v. 31, n.2, pp.112-125, 1996.
  • BORGES-ANDRADE, J.E. Desenvolvimento de medidas em avaliação de treinamento. Revista Estudos de Psicologia, v.7, número especial, pp. 31-43, 2002.
  • BRITTO, M. J. P. Avaliação de Impacto de Treinamento na Área de Reabilitação: preditores individuais e situacionais Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília, 1999.
  • CARVALHO, R.S. Avaliação de treinamento a distância via internet: reação, suporte à transferência e impacto do treinamento no trabalho Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília, 2003.
  • CATTANI, A.D.(org.) Trabalho e tecnologia: Dicionário Crítico. Verbetes : formação profissional e teoria do capital humano, 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
  • COOK, T.D.; CAMPBELL, F.A. Quasi experiments: design; analysis issues for field settings Chicago: Rand McNally, 1979.
  • DIEESE -Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos). Formação profissional : um novo espaço de negociação São Paulo, 1998.
  • FREITAS, I.A.; BORGES-ANDRADE, J. E. Efeitos de treinamento nos desempenhos individual e organizacional. Revista de Administração de Empresas Rio de Janeiro, 2004.
  • HAMBLIN, A.C. Avaliação e controle do treinamento São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
  • KIRKPATRICK, D.L. Evaluating training programs evidence vs. proof. Training and Development Journalv. 31, .11, pp. 9-12, 1976.
  • KOZLOWSKI S.W.J., BROWN K., Weissbein D., CANNON-BOWERS J., SALAS E. A multi-level approach to training effectiveness: en-hancing horizontal and vertical transfer. In: Multilevel Theory, Research and Methods in Organization, ed. K Klein, SWJ Kozlowski. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
  • KUNDA, Z. Social cognition San Francisco: Jossey-Bass, 2000.
  • LACERDA, E. Avaliação de impacto do treinamento no trabalho: investigando variáveis motivacionais e organizacionais como suas preditoras Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
  • LAROS, J.A. O uso da análise fatorial: algumas diretrizes para pesquisadores. Em: Pasquali, L. (org). Analise fatorial para pesquisadores Petrópolis:Vozes, 2004.
  • LIMA, M. E. A. O significado do trabalho humano: mito e ilusões do homem moderno Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: Faculdade de Ciências Econômicas, UFMG, 1986.
  • MENESES, P.P.M. Auto-eficácia, locus de controle, suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília, 2002.
  • POSAVAC, E.J.; CAREY, R.G. Program evaluation: methods and case studies New Jersey: Prentice-Hall. Upper Saddle River, 1997.
  • ROSSI, P.; FREEMAN, H. Evaluácion: un enfoque sistemático New York: Sage Publications, 1989.
  • SALAS, E.; CANNON-BOWERS, Janis A. The science of training: a decade of progress. Annual Review Psychology v.52. pp. 471-499, 2001.
  • SALLORENZO, L. H. Avaliação do impacto de treinamento no trabalho: analisando e comparando modelos de predição Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília. Brasília, 2000.
  • SILVA, Luciana Mourão Cerqueira E. Significado do trabalho: caminhos percorridos e sinalização de tendências. Revista de Estudos Organizacionais, Maringá, v. 2, p. 59-76, 2001.
  • SOARES, C. R. V. Significado do Trabalho: um estudo comparativo das categorias ocupacionais Dissertação de Mestrado. Brasília: Instituto de Psicologia -UnB, 1992.
  • SULBRANDT, J. La evaluación de los programas sociales: una perspectiva crítica de los modelos usuales Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo. pp. 309-350, 1993.
  • TABACHNICK, B.G.; FIDELL, L.S. Using multivariate statistics New York: HarperCollins College Publishers,1996.
  • TASCHEREAU, S. (1998). Evaluating the impact of trainning and institutional development programs: a collaborative approach Washington, D.C.: Economic Development Institute of The World Bank.
  • VARGAS, M.R.M. Treinamento e desenvolvimento: reflexões sobre seus métodos. Revista de Administração v.31, pp.126-136, 1996.
  • WARR, P.; BUNCE, D. Trainee characteristics and outcomes of open learning. Personnel Psycholgy v.48, pp. 347-375, 1995.
  • ZERBINI, T. Estratégias de aprendizagem, reações de um curso via internet, reações ao tutor e impacto do treinamento no trabalho Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, Brasília, 2003.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    27 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2005
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br