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O executivo como gestor de educação e aprendizagem

Resumos

O objetivo é identificar as dimensões das competências educacionais requeridas pelo gerente para a atuação como Gestor de Educação e Aprendizagem de sua equipe em situação de trabalho. A pesquisa de campo consistiu de quatorze entrevistas em profundidade com gerentes de agências bancárias e gerente de Recursos Humanos de um banco estatal do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram a percepção do gerente quanto ao seu papel na condução do processo de educação e aprendizagem, assim como o uso de alguns recursos pedagógicos. Ficou demonstrada a necessidade de mudanças de modelos mecânicos de ensino e treinamento para modelos mais humanísticos e interacionistas, voltados para auto-aprendizagem e autodesenvolvimento.


The objective is to identify the dimension of the executive"s educational competence to act as a learning and education manager, along with his team in work settings. The field research consisted of fourteen individual in-depth interviews with operational bank managers and a HR manager in a public bank of the State of Sao Paulo. The results showed the manager"s perceptions of their role in the learning and education process as well as the use of some pedagogic resources. It brought out the need for changes. From mechanical models of teaching and training toward more humanistic and interactive models, focused on self-learning and self-development.


ARTIGOS / ARTICLES

O executivo como gestor de educação e aprendizagem

Darcy Mitiko Mori HanashiroI; Marilda Assis BatistaII

IDoutora em Administração – Universidade de São Paulo Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

IIMestre em Administração de Empresas – Universidade Presbiteriana Mackenzie

R ESUMO

O objetivo é identificar as dimensões das competências educacionais requeridas pelo gerente para a atuação como Gestor de Educação e Aprendizagem de sua equipe em situação de trabalho. A pesquisa de campo consistiu de quatorze entrevistas em profundidade com gerentes de agências bancárias e gerente de Recursos Humanos de um banco estatal do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram a percepção do gerente quanto ao seu papel na condução do processo de educação e aprendizagem, assim como o uso de alguns recursos pedagógicos. Ficou demonstrada a necessidade de mudanças de modelos mecânicos de ensino e treinamento para modelos mais humanísticos e interacionistas, voltados para auto-aprendizagem e autodesenvolvimento.

A BSTRACT

The objective is to identify the dimension of the executive"s educational competence to act as a learning and education manager, along with his team in work settings. The field research consisted of fourteen individual in-depth interviews with operational bank managers and a HR manager in a public bank of the State of Sao Paulo. The results showed the manager"s perceptions of their role in the learning and education process as well as the use of some pedagogic resources. It brought out the need for changes. From mechanical models of teaching and training toward more humanistic and interactive models, focused on self-learning and self-development.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 2001
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