Acessibilidade / Reportar erro

A identidade é construída através da mídia ou do estado?

Resumos

O presente ensaio é um diálogo com as teorias que imputam aos meios de comunicação uma quase exclusiva importância, no que concerne à questão da construção da identidade de uma sociedade. Focaliza o papel do Estado na sua capacidade de exercer influência sobre a construção de auto identidade que uma sociedade faz de si. O período analisado aborda escolhas deliberadas de política cultural feitas por governos diferentes na Bahia. De modo concomitante, verifica-se a força de uma narrativa televisiva, capaz de influir nas escolhas de governo, em decorrência da capacidade que tem a televisão de construir identidades coletivas. A abordagem do texto é histórica descritiva. Este ensaio é uma versão modificada do texto apresentado pelo autor no GT de Televisão, no congresso da INTERCOM, em Manaus, 2000.


This text aims to bring about a dialog with authors for whom the means of communications represent the proeminent variable, maybe the very one which explains the process by which a community constructs its self identity. It focus on the role of the state, with its capacity to influence on the process of identity building of any given society. The text covers a historical period depicting deliberate choices of public policy made by different governors in the state of Bahia. In parallel, the text also focus on how televisive narratives impact on how a society interprets itself. The text is based on a historical descriptive approach. This is a slightly modified version of a text previously presented by the author at INTERCOM, Manaus, 2000.


ARTIGOS / ARTICLES

A i dentidade é c onstruída através da m ídia ou do e stado ?

Gilberto Wildberger Almeida

O autor é Professor Adjunto em ADM/UFBA, MBA(MSU, 1968) e Doutor (FACOM/UFBA, 2000)

R ESUMO

O presente ensaio é um diálogo com as teorias que imputam aos meios de comunicação uma quase exclusiva importância, no que concerne à questão da construção da identidade de uma sociedade. Focaliza o papel do Estado na sua capacidade de exercer influência sobre a construção de auto identidade que uma sociedade faz de si. O período analisado aborda escolhas deliberadas de política cultural feitas por governos diferentes na Bahia. De modo concomitante, verifica-se a força de uma narrativa televisiva, capaz de influir nas escolhas de governo, em decorrência da capacidade que tem a televisão de construir identidades coletivas. A abordagem do texto é histórica descritiva. Este ensaio é uma versão modificada do texto apresentado pelo autor no GT de Televisão, no congresso da INTERCOM, em Manaus, 2000.

A BSTRACT

This text aims to bring about a dialog with authors for whom the means of communications represent the proeminent variable, maybe the very one which explains the process by which a community constructs its self identity. It focus on the role of the state, with its capacity to influence on the process of identity building of any given society. The text covers a historical period depicting deliberate choices of public policy made by different governors in the state of Bahia. In parallel, the text also focus on how televisive narratives impact on how a society interprets itself. The text is based on a historical descriptive approach. This is a slightly modified version of a text previously presented by the author at INTERCOM, Manaus, 2000.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALBERGARIA, Roberto. Praia vira palco no teatro do prazer. Entrevista ao jornal Linha Direta, n.51. Salvador: outubro de 1995, página 12.

ALMEIDA, Jorge. Como Vota o Brasileiro. São Paulo: Casa Amarela, 1996

______ Dialogando com o conceito de Cenário de Representação da Política. Salvador, mimeo., trabalho apresentado no III Seminário de Pesquisa da FACOM UFBA, em 27.11.1998

ALTHUSSER, Louis. Lenin and Philosophy and Other Essays. Londres: New Left Books, 1971.

CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Campinas: 3a edição, Papirus, 1990.

HALL, Stuart. Gramsci’s relevance for the study of race and ethnicity. In Stuart Hall; Critical Dialogues in Cultural Studies. Organizado por David Morley e Kuan-Hsing Chen. Londres, Routledge, p.411-440, 1996.

LEONG, Wai Teng. Culture and the State: Manufacturing Traditions for Tourism. In Critical Studies in Mass Communications, Nova York: n.6, p.355-375, 1989.

LIMA, Venício A. Televisão e Política: Hipótese sobre a eleição presidencial de 1989. In Comunicação & Política. Rio de Janeiro: Cebela, ano 9 n. 11, pp. 29-54; abr-jun 1990.

______ A Televisão e o poder; a hipótese do cenário de representação da política. In Comunicação & Política. Rio de Janeiro: n.s., v. 1 n. 1, pp. 5-22; ago-nov 1994.

______ CR-P: novos aspectos teóricos e implicações para a análise política. In Comunicação & Política. Rio de Janeiro: n.s., v.1, n. 3, pp.95-106; abr-jul 1995.

______ Cenário de Representação da Política, CR-P: um conceito e duas hipóteses sobre a relação dos mídia com a política. Anais do XX Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu: ANPOCS, 22 a 26 de outubro de 1996

______ Comunicações, políticos e democracia. In: Trindade, Castro (Org.). A Sociedade Democrática no Final de Século. Brasília: Paralelo 15, 1997

______ Os mídia e a representação da política. In Jorge Almeida e Vitória Cancelli, orgs., Estratégia; a luta política além do horizonte visível. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998

REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil; A história do levante dos malês (1835). São Paulo: 2a edição, Brasiliense, 1987

OLIVEIRA, Francisco de. O Elo Perdido; Classe e Identidade de Classe. São Paulo: Brasiliense, 1987

WILLIAMS, Raymond. Problems in Materialism and Culture. Londres, New Left Books, 1980

  • ALBERGARIA, Roberto. Praia vira palco no teatro do prazer. Entrevista ao jornal Linha Direta, n.51. Salvador: outubro de 1995, página 12.
  • ALMEIDA, Jorge. Como Vota o Brasileiro São Paulo: Casa Amarela, 1996
  • ______ Dialogando com o conceito de Cenário de Representação da Política Salvador, mimeo., trabalho apresentado no III Seminário de Pesquisa da FACOM UFBA, em 27.11.1998
  • ALTHUSSER, Louis. Lenin and Philosophy and Other Essays. Londres: New Left Books, 1971.
  • CARNOY, Martin. Estado e Teoria Política. Campinas: 3a edição, Papirus, 1990.
  • LEONG, Wai Teng. Culture and the State: Manufacturing Traditions for Tourism. In Critical Studies in Mass Communications, Nova York: n.6, p.355-375, 1989.
  • LIMA, Venício A. Televisão e Política: Hipótese sobre a eleição presidencial de 1989. In Comunicação & Política Rio de Janeiro: Cebela, ano 9 n. 11, pp. 29-54; abr-jun 1990.
  • ______ A Televisão e o poder; a hipótese do cenário de representação da política. In Comunicação & Política Rio de Janeiro: n.s., v. 1 n. 1, pp. 5-22; ago-nov 1994.
  • ______ CR-P: novos aspectos teóricos e implicações para a análise política. In Comunicação & Política Rio de Janeiro: n.s., v.1, n. 3, pp.95-106; abr-jul 1995.
  • ______ Cenário de Representação da Política, CR-P: um conceito e duas hipóteses sobre a relação dos mídia com a política. Anais do XX Encontro Anual da ANPOCS, Caxambu: ANPOCS, 22 a 26 de outubro de 1996
  • ______ Comunicações, políticos e democracia. In: Trindade, Castro (Org.). A Sociedade Democrática no Final de Século Brasília: Paralelo 15, 1997
  • ______ Os mídia e a representação da política. In Jorge Almeida e Vitória Cancelli, orgs., Estratégia; a luta política além do horizonte visível São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998
  • REIS, João José. Rebelião Escrava no Brasil; A história do levante dos malês (1835). São Paulo: 2a edição, Brasiliense, 1987
  • OLIVEIRA, Francisco de. O Elo Perdido; Classe e Identidade de Classe São Paulo: Brasiliense, 1987
  • WILLIAMS, Raymond. Problems in Materialism and Culture Londres, New Left Books, 1980

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br