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Análise Situacional: Avanços Relevantes da Grounded Theory para os Estudos de Gestão

Resumo

O presente artigo foi motivado por uma lacuna no campo das publicações baseadas na abordagem da Grounded Theory (GT), uma vez que pouco se avançou nas discussões referentes à aplicação da Análise Situacional (AS), proposta por Adele Clarke (2003, 2005) e Adele Clarke e outros (2018) nos estudos de gestão. Assim, neste artigo conceitual, buscamos situar a AS tanto nos aspectos ontológicos quanto epistemológicos, comentar suas formas de operacionalização e, por fim, apontar questões da AS que parecem relevantes para estudos de gestão. Nossa discussão jogou luz sobre aspectos relevantes da AS, os quais a colocam em uma posição que avança no sentido de priorizar métodos de pesquisa que contribuam para gerar políticas sociais mais justas e equitativas em diversos campos, além de atender demandas cotidianas da área de gestão. Como conclusão, a AS parece ter trazido novos direcionamentos para a GT depois da virada interpretativa, a saber: abordagens da cartografia, consideração de atores humanos e não-humanos e compromissos sociais, além de ter reunido estudos de discurso e agência, de ação e estrutura, de imagem, de texto e contexto, de história e do momento presente para analisar situações complexas de investigação.

grounded theory; análise situacional; grounded theory situacional; método qualitativo; gestão

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