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Investimento social das empresas: cooperação organizacional num espaço compartilhado

Resumos

Este artigo é fruto de um estudo que busca identificar características de estruturas organizacionais através das quais empresas investem sistematicamente em ações voltadas para a comunidade no Brasil. Identifica também tipos de cooperação entre estruturas organizacionais de empresas e estruturas voltadas para a área social e elementos que influenciam esses tipos de cooperação. É um estudo exploratório, comparativo, de natureza qualitativa, que utiliza como referência vinte organizações integrantes do GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. Baseia-se em conceitos relacionados ao investimento social das empresas e às relações interorganizacionais de cooperação. Entre as conclusões, destaca-se que os modelos de atuação nessa área no Brasil caracterizam-se pela heterogeneidade e hibridismo, e estão em transformação, numa pluralidade de formas e relações característica do atual cenário organizacional. São exemplos claros da imprecisão dos limites entre público e privado e dos tipos diferenciados de organizações geradas no espaço de interação pelo bem comum. Identifica-se também que algumas condições devem ser desenvolvidas para que as virtudes das relações de cooperação interorganizacional sejam potencializadas.


This work is a product of a research searching to identify features of organizational structures which make possible Brazilian companies to invest in a systematic way in community programs. It also identifies types of cooperation established between corporations and social organizational structures to achieve common goals and elements that influence these relations. Using a qualitative and comparative exploratory approach, twenty organizations members of GIFE - Group of Institutes, Foundations and Private Enterprises was studied. The analysis underlies some concepts related to corporate social investment initiatives, such as philanthropy, corporate citizenship, business ethics and social responsibility. The corporate social investments practices are analyzed under the perspective of interorganizational cooperation relations, specially through networks. Among the conclusions, this study points out that the models of action on this field in Brazil are characterized by heterogeneity and hybridism, and they are in transformation. The cases are clear examples of the slight limits between public and private spheres and the different kinds of organizations built on the space of interaction for the common-good. It is also identified that some conditions must be developed in order to strength the virtues of interorganizational cooperation relations in the case of corporate social investment programs.


ARTIGOS / ARTICLES

Investimento social das empresas: cooperação organizacional num espaço compartilhado

Paula Chies Schommer

Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração Núcleo de Pós-Graduação em Administração – NPGA Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais – NEPOL paulacs@ufba.br

R ESUMO

Este artigo é fruto de um estudo que busca identificar características de estruturas organizacionais através das quais empresas investem sistematicamente em ações voltadas para a comunidade no Brasil. Identifica também tipos de cooperação entre estruturas organizacionais de empresas e estruturas voltadas para a área social e elementos que influenciam esses tipos de cooperação. É um estudo exploratório, comparativo, de natureza qualitativa, que utiliza como referência vinte organizações integrantes do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas. Baseia-se em conceitos relacionados ao investimento social das empresas e às relações interorganizacionais de cooperação. Entre as conclusões, destaca-se que os modelos de atuação nessa área no Brasil caracterizam-se pela heterogeneidade e hibridismo, e estão em transformação, numa pluralidade de formas e relações característica do atual cenário organizacional. São exemplos claros da imprecisão dos limites entre público e privado e dos tipos diferenciados de organizações geradas no espaço de interação pelo bem comum. Identifica-se também que algumas condições devem ser desenvolvidas para que as virtudes das relações de cooperação interorganizacional sejam potencializadas.

A BSTRACT

This work is a product of a research searching to identify features of organizational structures which make possible Brazilian companies to invest in a systematic way in community programs. It also identifies types of cooperation established between corporations and social organizational structures to achieve common goals and elements that influence these relations. Using a qualitative and comparative exploratory approach, twenty organizations members of GIFE – Group of Institutes, Foundations and Private Enterprises was studied. The analysis underlies some concepts related to corporate social investment initiatives, such as philanthropy, corporate citizenship, business ethics and social responsibility. The corporate social investments practices are analyzed under the perspective of interorganizational cooperation relations, specially through networks. Among the conclusions, this study points out that the models of action on this field in Brazil are characterized by heterogeneity and hybridism, and they are in transformation. The cases are clear examples of the slight limits between public and private spheres and the different kinds of organizations built on the space of interaction for the common-good. It is also identified that some conditions must be developed in order to strength the virtues of interorganizational cooperation relations in the case of corporate social investment programs.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2000
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