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Entre a competição e a cooperação: valores e atitudes empresariais na perspectiva de uma atuação sistêmica

Resumos

O presente trabalho discute o dilema entre competição e cooperação para as elites empresariais, focalizando um estudo sobre o empresariado baiano. Do ponto de vista analítico, aborda o entendimento sobre iniciativa, relações de poder, sistemas decisórios e valores éticos e sociais nos negócios. Debates atuais evidenciam que os empresários perseguem seus objetivos num universo marcado pela racionalidade e pelos ordenamentos formais - relacionando sua herança cultural com os novos valores de ação econômica voltados para a reestruturação organizacional do trabalho e da produção - defrontando-se com uma tensão contínua entre competição e cooperação, a qual se projeta nas suas redes de organização formal e informal. Tomando-se o empresariado baiano como estudo de caso, este trabalho discute alguns dos aspectos de como este dilema tem sido encaminhado, gerando sinergias em sociedades que se caracterizam por um tipo de dotação de capital social e por um engajamento cívico da elite empresarial diferenciados.


This paper discusses the dilemma between competition and co-operation among entrepreneurial elite, focusing on the study of entrepreneurs in Bahia. Analytically, it approaches the understanding of issues such as initiative, power relations, decision-making systems and ethical and social values in business. Contemporary debates flesh out that despite the entrepreneurs pursue their aims in a world marked by a rationality and a formal order - articulating their cultural heritage with the new values of economic action that involves restructuring labour and production organisation - they are faced with a continuum tension between competition and co-operation. This affects the formal and informal networks related to business organisation. This paper approaches some of the issues involved in this dilemma, according to a case study carried out with entrepreneurs in Bahia, by identifying guidelines related to the modes of producing synergism in societies, characterised by differentiated types of social capital and of civic engagement, among the entrepreneurial elite.


ARTIGOS / ARTICLES

Entre a competição e a cooperação: valores e atitudes empresariais na perspectiva de uma atuação sistêmica 1 1 Pesquisa realizada com o apoio do CNPq e dos bolsistas: N.R. Ramos, P.L.Santos, D. L. Salvador, P. B. Heine, B. S. Simas e C. D. Ribeiro

Amilcar BaiardiI; Ruthy Nadia LaniadoII

IProfessor do Núcleo de Pós-Graduação em Administração, NPGA, da Universidade Federal da Bahia e pesquisador do CNPq

IIProfessora do Departamento de Sociologia, do Núcleo de Pós-Graduação em Administração, NPGA, da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora do CNPq

R ESUMO

O presente trabalho discute o dilema entre competição e cooperação para as elites empresariais, focalizando um estudo sobre o empresariado baiano. Do ponto de vista analítico, aborda o entendimento sobre iniciativa, relações de poder, sistemas decisórios e valores éticos e sociais nos negócios. Debates atuais evidenciam que os empresários perseguem seus objetivos num universo marcado pela racionalidade e pelos ordenamentos formais - relacionando sua herança cultural com os novos valores de ação econômica voltados para a reestruturação organizacional do trabalho e da produção - defrontando-se com uma tensão contínua entre competição e cooperação, a qual se projeta nas suas redes de organização formal e informal. Tomando-se o empresariado baiano como estudo de caso, este trabalho discute alguns dos aspectos de como este dilema tem sido encaminhado, gerando sinergias em sociedades que se caracterizam por um tipo de dotação de capital social e por um engajamento cívico da elite empresarial diferenciados.

A BSTRACT

This paper discusses the dilemma between competition and co-operation among entrepreneurial elite, focusing on the study of entrepreneurs in Bahia. Analytically, it approaches the understanding of issues such as initiative, power relations, decision-making systems and ethical and social values in business. Contemporary debates flesh out that despite the entrepreneurs pursue their aims in a world marked by a rationality and a formal order - articulating their cultural heritage with the new values of economic action that involves restructuring labour and production organisation - they are faced with a continuum tension between competition and co-operation. This affects the formal and informal networks related to business organisation. This paper approaches some of the issues involved in this dilemma, according to a case study carried out with entrepreneurs in Bahia, by identifying guidelines related to the modes of producing synergism in societies, characterised by differentiated types of social capital and of civic engagement, among the entrepreneurial elite.

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    Pesquisa realizada com o apoio do CNPq e dos bolsistas: N.R. Ramos, P.L.Santos, D. L. Salvador, P. B. Heine, B. S. Simas e C. D. Ribeiro
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      11 Fev 2015
    • Data do Fascículo
      Dez 2000
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