Acessibilidade / Reportar erro

Repensando a relação ensinoaprendizagem em administração: argumentos teóricos, práticas e recursos

Resumos

A o definir a posição que assume quanto ao papel da educação, o artigo busca repensar a relação ensino-aprendizagem. Para tanto, procura sustentação na pedagogia da ação e no construtivismo e apresenta, examina e sugere práticas e recursos optativos às tradicionais aulas expositivas.


The article defines the role of education assumed by the author and searches rethink the relation teaching-learning. For that, it searches back up in the pragmatism and construtivism and exposes, analyses and suggests optional practice and resources instead expositive traditional classes.


ARTIGO

R epensando a r elação e nsino a prendizagem em a dministração : a rgumentos t eóricos , p ráticas e r ecursos

Sylvia Constant Vergara

Profª EBAPE/FGV

R ESUMO

A o definir a posição que assume quanto ao papel da educação, o artigo busca repensar a relação ensino-aprendizagem. Para tanto, procura sustentação na pedagogia da ação e no construtivismo e apresenta, examina e sugere práticas e recursos optativos às tradicionais aulas expositivas.

A BSTRACT

The article defines the role of education assumed by the author and searches rethink the relation teaching-learning. For that, it searches back up in the pragmatism and construtivism and exposes, analyses and suggests optional practice and resources instead expositive traditional classes.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

BIBLIOGRAFIA

ABT, Clark C. Jogos simulados – estratégia e tomada de decisão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

BASTOS, Antonio Virgílio B. Organização e cognição: explorando um ‘olhar’ da psicologia sobre os processos organizacionais. Organizações & Sociedade. v.6, n.15, p.83-98, maio/ago 1999.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BION, W. Experiences in groups, and other papers. New York: Basic Books, 1961.

BOREY, Gerald et al. Técnicas de grupo. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

BRUNER, Jerome S. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1969.

CAMPOS, Maria Luisa de Siqueira; LIMEIRA, Tânia Maria Vidigal. Projeto "alunos escrevem um caso": o relato de experimento pedagógico com alunos de graduação em administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia.

Anais...Atibaia: ANPAD, 2003.

CASTORINA, José Antonio et al. Piaget-Vygotsky – novas contribuições para o debate. 6.ed. São Paulo: Ática, 2001.

CAVALCANTI, Glauco; CAVALCANTI, Bianor; MARRA, Ruy. BCTRR – Business Game em Tempo Real. In: ASSEMBLÉIA DO CONSELHO LATINO-AMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 37., 2002, Porto Alegre. Anais ... Porto Alegre: CLADEA, 2002.

CAVEDON, Neusa Rolita. Recursos metodológicos e formas alternativas no desenvolvimento e na apresentação de pesquisas em administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais...Campinas: ANPAD, 2001.

COREY, Gerald et al. Técnicas de grupo. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978.

FRAISSE, Paul; PIAGET, Jean. Tratado da Psicologia experimental. São Paulo: Forense,1968.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

HUBERT, René. História da Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

ILGEN, D. R.; KLEIN, H. J. Organizational behavior. Annual Review of Psychology, 40, 1988.

LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

LÉVY, Pierre; AUTHIER, Michel. As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995.

LIMA, Lauro de Oliveira. A escola secundária moderna – organização, métodos e processos. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 1970.

LIMA, Elon Lages. Entrevista concedida a FREITAS, Falber Reis. Estudar! O caminho do sucesso – 10 exemplos de realização profisssional. Rio de Janeiro: Ímpetus, 2003a.

LIMA, Marcos Cerqueira. Estudos de casos hipertextuais: rumo a uma inovação no método Harvard de ensino de gestão. Revista de Administração Contemporânea. v.7, n.3, p. 77-99, jul./set. 2003b.

LISBOA, Simone M.; ESPIGÃO, Helga S.; SILVA, Jacqueline da. Uma experiência metodológica inovadora no interior mineiro no ensino da administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais...Atibaia: ANPAD, 2003.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. 2.ed. São Paulo: Forense, 1972.

SCHNEIDER, Susan C.; ANGELMAR, Reinhard. Cognition in organizational analysis: who’s minding the store? Organization Studies, v.14, n.3, p.347-374, 1993.

SIMMEL, Georg. Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura.In: MARCOS FILHO, Evaristo (Org). Sociologia: Simmel. São Paulo: Ática, 1983.

TENÓRIO, Fernando G. et al. Parcerias em gestão social: uma experiência de organização para o desenvolvimento de comunidades. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 22., 1998, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçú: ANPAD, 1998.

VERGARA, Sylvia Constant. Teoria prática educacional: da técnica à ética. Revista PUC Ciência, n. 5, p. 12 – 20, novembro 1990.

VERGARA, Sylvia Constant; BRANCO, Paulo Durval. Em busca da visão de totalidade. Revista de Administração de Empresas – RAE. São Paulo: Fundação Getulio Vargas, v. 33, n. 6, nov/dez 1993.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente – o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

  • BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
  • BION, W. Experiences in groups, and other papers. New York: Basic Books, 1961.
  • BOREY, Gerald et al. Técnicas de grupo. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
  • BRUNER, Jerome S. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1969.
  • CAVEDON, Neusa Rolita. Recursos metodológicos e formas alternativas no desenvolvimento e na apresentação de pesquisas em administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 25., 2001, Campinas. Anais...Campinas: ANPAD, 2001.
  • COREY, Gerald et al. Técnicas de grupo. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
  • DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  • DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Rio de Janeiro: Melhoramentos, 1978.
  • FRAISSE, Paul; PIAGET, Jean. Tratado da Psicologia experimental. São Paulo: Forense,1968.
  • FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
  • GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
  • HUBERT, René. História da Pedagogia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
  • ILGEN, D. R.; KLEIN, H. J. Organizational behavior. Annual Review of Psychology, 40, 1988.
  • LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia São Paulo: Mestre Jou, 1970.
  • LÉVY, Pierre; AUTHIER, Michel. As árvores de conhecimentos. São Paulo: Escuta, 1995.
  • LIMA, Marcos Cerqueira. Estudos de casos hipertextuais: rumo a uma inovação no método Harvard de ensino de gestão. Revista de Administração Contemporânea v.7, n.3, p. 77-99, jul./set. 2003b.
  • LISBOA, Simone M.; ESPIGÃO, Helga S.; SILVA, Jacqueline da. Uma experiência metodológica inovadora no interior mineiro no ensino da administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais...Atibaia: ANPAD, 2003.
  • PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia 2.ed. São Paulo: Forense, 1972.
  • SIMMEL, Georg. Sociabilidade: um exemplo de sociologia pura.In: MARCOS FILHO, Evaristo (Org). Sociologia: Simmel. São Paulo: Ática, 1983.
  • TENÓRIO, Fernando G. et al. Parcerias em gestão social: uma experiência de organização para o desenvolvimento de comunidades. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 22., 1998, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçú: ANPAD, 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Nov 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2003
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br