Demarcação científica: uma reflexão crítica

Resumos

Odebate acerca da demarcação científica tem privilegiado enfoques guiados, principalmente, pela preocupação em identificar características únicas e essenciais da ciência que a distinguem e separam de outras atividades consideradas não científicas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de demarcação científica, a partir da perspectiva do construtivismo crítico, perspectiva essa que se propõe a rever criticamente as premissas do construtivismo social e da etnometodologia. Destaca-se a contribuição da área de ciência e tecnologia e analisa-se um conjunto de pesquisas baseado no conceito de trabalho-fronteira. Argumenta-se que tão importante quanto compreender esses processos de demarcação é destacar o processo simultâneo de circularidade que se estabelece entre os diferentes campos científicos, sociais, tecnológicos, culturais e assim por diante, ressaltando o conceito de permeabilidade das fronteiras. Por fim, reflete-se, a partir de um olhar crítico, acerca do processo de demarcação do campo de estudos organizacionais e administrativos, argumentando que a fronteira da administração como atividade acadêmica é extremamente fluida e negociável.


The debate about scientific demarcation has privileged perspectives mainly guided by the preoccupation in identifying unique and essential features of science that can distinguish and divide the latter from other activities considered non-scientific. This work presents a reflection about the process of scientific demarcation based on the perspective of critical constructivism - a perspective whose main purpose is to review, from a critical standpoint, the presuppositions of social constructivism and ethnomethodology. The contribution of science and technology studies will be highlighted and some researches based on the concept of "boundary-work" will be used. The authors defend that as important as comprehending the processes of demarcation is to capture another simultaneous process of circularity established between different fields - scientific, social, technological, and cultural ones. The concept of boundary permeability will be crucial for the development of the argument. Finally, based on a critical point of view, some consideration regarding the demarcation process in the field of organizational and administrative studies will be presented, basically arguing that the boundaries of the administration as an academic activity are extremely fluid and open to negotiation.


ARTIGO

Demarcação científica: uma reflexão crítica

Alketa PeciI, Rafael AlcadipaniII

IProfª EBAPE/FGV

IIProf. EAESP/FGV, doutorando Manchester School of Manegement, UMIST

RESUMO

Odebate acerca da demarcação científica tem privilegiado enfoques guiados, principalmente, pela preocupação em identificar características únicas e essenciais da ciência que a distinguem e separam de outras atividades consideradas não científicas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o processo de demarcação científica, a partir da perspectiva do construtivismo crítico, perspectiva essa que se propõe a rever criticamente as premissas do construtivismo social e da etnometodologia. Destaca-se a contribuição da área de ciência e tecnologia e analisa-se um conjunto de pesquisas baseado no conceito de trabalho-fronteira. Argumenta-se que tão importante quanto compreender esses processos de demarcação é destacar o processo simultâneo de circularidade que se estabelece entre os diferentes campos científicos, sociais, tecnológicos, culturais e assim por diante, ressaltando o conceito de permeabilidade das fronteiras. Por fim, reflete-se, a partir de um olhar crítico, acerca do processo de demarcação do campo de estudos organizacionais e administrativos, argumentando que a fronteira da administração como atividade acadêmica é extremamente fluida e negociável.

ABSTRACT

The debate about scientific demarcation has privileged perspectives mainly guided by the preoccupation in identifying unique and essential features of science that can distinguish and divide the latter from other activities considered non-scientific. This work presents a reflection about the process of scientific demarcation based on the perspective of critical constructivism – a perspective whose main purpose is to review, from a critical standpoint, the presuppositions of social constructivism and ethnomethodology. The contribution of science and technology studies will be highlighted and some researches based on the concept of "boundary-work" will be used. The authors defend that as important as comprehending the processes of demarcation is to capture another simultaneous process of circularity established between different fields - scientific, social, technological, and cultural ones. The concept of boundary permeability will be crucial for the development of the argument. Finally, based on a critical point of view, some consideration regarding the demarcation process in the field of organizational and administrative studies will be presented, basically arguing that the boundaries of the administration as an academic activity are extremely fluid and open to negotiation.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Mar 2006
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