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Contratos psicológicos e terceirização: um estudo das relações entre vínculos e as práticas de gestão de pessoas

Psychological contracts and outsourcing: a study into working relations and human resource practices

Resumos

A terceirização é, talvez, a prática de gestão mais conhecida e difundida no Brasil, afetando milhares de pessoas direta e indiretamente. Seu uso, no entanto, é bastante diversificado. No presente estudo, foram investigados os contratos psicológicos de trabalho de trabalhadores terceirizados e não-terceirizados que exercem funções semelhantes nas mesmas organizações. Participaram do estudo 210 trabalhadores do setor terciário, sendo 105 deles terceirizados. Os participantes tinham, em média, 29,5 anos (dp=10,26) e sua maioria era de mulheres (58,5%), com nível de escolaridade superior completo ou em andamento (78%). Os resultados apontaram que trabalhadores terceirizados e não-terceirizados possuem diferentes padrões de contratos psicológicos, sobretudo se atuam em empresas públicas ou particulares. As diferenças foram mais expressivas em relação ao investimento numa relação de trabalho duradoura, na expectativa de equidade e na transparência em relação a anseios e problemas, da parte dos nãoterceirizados.

Contratos psicológicos; Terceirização; Recursos humanos


Outsourcing is probably the most common and widespread managerial practice in Brazil affecting the lives of thousands, directly or indirectly. Its application is, however, very diverse. The present study investigates the psychological contracts of outsourced and non-outsourced staff who are responsible for similar functions in the same organization. The sample was 210 workers from the service sector, 105 of them working on an outsourcing regime. The participants were on average 29.5 years old (sd=10,26), most of them were women (58.5%), with high levels of education (78%). The results demonstrate that outsourced and non-outsourced workers present different psychological contract patterns, particularly when comparing outsourcing in public or private companies. The most significant differences are related to investment in long lasting employment relations, equity expectation, transparency with the goals and problems for non-outsourced employee.

Psychological contracts; Outsourcing; Human resources


ARTIGOS

Contratos psicológicos e terceirização: um estudo das relações entre vínculos e as práticas de gestão de pessoas

Psychological Contracts and Outsourcing: a study into working relations and human resource practices

Mino Correia RiosI; Sônia Maria Guedes GondimII

IMestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor da Universidade Salvador – UNIFACS e das Faculdades Adventidas da Bahia – FADBA. Endereço: Av. Otávio Mangabeira, 11881/108. Salvador/BA. CEP: 41.650-350. E-mail: mino.rios@gmail.com

IIDoutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora da UFBA. E-mail: sggondim@terra.com.br

RESUMO

A terceirização é, talvez, a prática de gestão mais conhecida e difundida no Brasil, afetando milhares de pessoas direta e indiretamente. Seu uso, no entanto, é bastante diversificado. No presente estudo, foram investigados os contratos psicológicos de trabalho de trabalhadores terceirizados e não-terceirizados que exercem funções semelhantes nas mesmas organizações. Participaram do estudo 210 trabalhadores do setor terciário, sendo 105 deles terceirizados. Os participantes tinham, em média, 29,5 anos (dp=10,26) e sua maioria era de mulheres (58,5%), com nível de escolaridade superior completo ou em andamento (78%). Os resultados apontaram que trabalhadores terceirizados e não-terceirizados possuem diferentes padrões de contratos psicológicos, sobretudo se atuam em empresas públicas ou particulares. As diferenças foram mais expressivas em relação ao investimento numa relação de trabalho duradoura, na expectativa de equidade e na transparência em relação a anseios e problemas, da parte dos nãoterceirizados.

Palavras-chave: Contratos psicológicos. Terceirização. Recursos humanos.

ABSTRACT

Outsourcing is probably the most common and widespread managerial practice in Brazil affecting the lives of thousands, directly or indirectly. Its application is, however, very diverse. The present study investigates the psychological contracts of outsourced and non-outsourced staff who are responsible for similar functions in the same organization. The sample was 210 workers from the service sector, 105 of them working on an outsourcing regime. The participants were on average 29.5 years old (sd=10,26), most of them were women (58.5%), with high levels of education (78%). The results demonstrate that outsourced and non-outsourced workers present different psychological contract patterns, particularly when comparing outsourcing in public or private companies. The most significant differences are related to investment in long lasting employment relations, equity expectation, transparency with the goals and problems for non-outsourced employee.

Keywords: Psychological contracts. Outsourcing. Human resources.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

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Artigo recebido em 13/11/2008. Artigo aprovado, na sua versão final, em 28/11/2010.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2010

Histórico

  • Recebido
    13 Nov 2008
  • Aceito
    28 Nov 2010
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