2001 |
Lähteenmäki, Toivonen e Mattila |
Argyris e Schön (1996); Tannenbaum (1997); Fiol e Lyles (1985FIOL, M. C.; LYLES, M. A. Organizational learning. Academy of Management Review , v. 10, p. 803-813, 1985.) |
Escala composta por 20 variáveis latentes (75 itens), cujos alfas variam de α - 0,53 a α - 0,83. |
Apresenta um conjunto de medidas de AO, desenvolvidas para verificar se a aprendizagem organizacional ocorreu durante o processo de mudança de cultura operacional e de negócios de uma empresa. |
Indivíduo; Organização |
2002 |
Bontis, Crossan e Hulland |
Crossan, Lane e White (1999CROSSAN, M. M.; LANE, H. W.; WHITE, R. E. An organizational learning framework: from intuition to institution. Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.) |
Escala composta por 5 variáveis (50 itens). Menor alfa: 0,77, maior alfa: 0,91. |
Examina a aprendizagem organizacional a partir dos estoques e fluxos de aprendizagem entre os diferentes níveis e sua relação com o desempenho organizacional. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2002 |
Templeton, Lewis e Snyder |
Autores utilizaram 78 definições explícitas de AO. |
Escala composta por 8 variáveis e 28 itens, sendo que os alfas das variáveis variam de α - 0,46 a α - 0,86. |
Desenvolve medidas de AO a partir de uma abrangente revisão de literatura. |
Organizacional |
2002 |
Kululanga, Price e McCaffer |
Nonaka (1991); Walsh e Ungson (1991WALSH, J. P.; UNGSON, G. R. Organizational memory. Academy of Management Review , v. 16, p. 57-91, 1991.); Kim (1993); Wright e Belcourt (1995); De Geus (1997); Pedler et al (1997) |
Escala composta por 10 variáveis. Alfa de Cronbach (α), Confiabilidade Composta (CC) e Variância Média Extraída (VME) não informados. |
Examina a aprendizagem organizacional na indústria da construção. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2003 |
Chou |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Brown e Duguid (1991) |
Escala composta por 9 variáveis. Alfa de Cronbach para toda a escala: α - 0,9359. |
Aborda as inter-relações entre os sistemas computacionais, contexto organizacional e aprendizagem organizacional. |
Indivíduo; Organização |
2006 |
Real, Leal e Roldán |
Crossan, Lane e White (1999CROSSAN, M. M.; LANE, H. W.; WHITE, R. E. An organizational learning framework: from intuition to institution. Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.); Bontis, Crossan e Hulland (2002BONTIS, N.; CROSSAN, M. M.; HULLAND, J. Managing an organizational learning system by aligning stocks and flows. Journal of Management Studies, v. 39, n. 4, p. 437-469, 2002.) |
Utiliza escala de Bontis, Crossan e Hulland (2002BONTIS, N.; CROSSAN, M. M.; HULLAND, J. Managing an organizational learning system by aligning stocks and flows. Journal of Management Studies, v. 39, n. 4, p. 437-469, 2002.). 5 variáveis (50 itens), cujos alfas variam de α - 0,890 a α - 0,937. |
Analisa o papel desempenhado pela tecnologia da informação sobre a aprendizagem organizacional. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2006 |
Orthner, Cook, Sabah e Rosenfeld |
Garvin (1993GARVIN, D. A. Building a Learning Organization. Harvard Business Review, v. 71, n. 4, p. 78-91, 1993.); Sabah e Rosenfeld (1999); Senge (1990SENGE, P. M. The fifth discipline - The art & practice of the learning organization. 1. ed. New York, London: : Currency/Doubleday; Century Business, 1990.) |
A escala inclui contém 6 variáveis e 18 itens. Os alfas das variáveis variam de α - 0,92 a α - 0,94. |
A pesquisa avalia o impacto da AO sobre programas pós-escolares em Israel e nos EUA. |
Indivíduo; Organização |
2006 |
García-Morales, Llorens-Montes e Verdú-Jover |
Kale et al (2000KALE, P. et al. Learning and protection of proprietary assets in strategic alliances: building relational capital. Strategic Management Journal, v. 21, p. 217-317, 2000. ); Edmondson (1999EDMONDSON, A. Psychological safety and learning behavior in work teams. Administrative Science Quarterly, v. 44, p. 350-383, 1999.); Wild et al (2002); Senge et al (1994) |
Escala elaborada com 2 itens da escala de Kale et al (2000KALE, P. et al. Learning and protection of proprietary assets in strategic alliances: building relational capital. Strategic Management Journal, v. 21, p. 217-317, 2000. ), e 2 itens de Edmondson (1999EDMONDSON, A. Psychological safety and learning behavior in work teams. Administrative Science Quarterly, v. 44, p. 350-383, 1999.). Alfa de Cronbach para toda a escala: 0,919. |
Analisa uma série de fatores estratégicos que afetam a inovação e a aprendizagem organizacional. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2007 |
Panayides |
Moorman e Miner (1998); Sinkula et al (1997); Sinkula (1994); Hurley e Hult (1998) |
Utiliza escala desenvolvida por Sinkula et al (1997) e Hult e Ferrell (1997HULT, G.T.M.; FERRELL, O. C. Global organizational learning capacity in purchasing: Construct and measurement. Journal of Business Research, v. 40, n. 2, p. 97-111, 1997.). A escala adaptada é composta por 4 variáveis e 15 itens. Os alfas das variáveis variam de α - 0,81 a α - 0,88. |
Examina os efeitos da aprendizagem organizacional sobre a orientação de relacionamento entre empresas, a eficácia dos serviços de logística e o desempenho organizacional. |
Organizacional; Interorganizacional |
2007 |
Dawes, Lee e Midgley |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Slater e Narver (1995SLATER, S. F.; NARVER, J. C. Market Orientation and the Learning Organization. Journal of Marketing, v. 59, n. 3, p. 63-74, 1995.) |
Escala composta por 4 variáveis (4 itens). Alfa de Cronbach para toda a escala: 0,78. |
Examina como consultores externos afetam a aprendizagem organizacional no contexto de compra de produtos complexos de TI. |
Indivíduo; Organização |
2008 |
Askim, Johnsen e Christophersen |
Hartley e Allison (2004); Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Fiol e Lyles (1985FIOL, M. C.; LYLES, M. A. Organizational learning. Academy of Management Review , v. 10, p. 803-813, 1985.); Dekker e Hansen (2004) |
Escala composta por 3 variáveis. Alfa, CC e VME não informados. |
Examina a relação entre o benchmarking dentro de redes intermunicipais e AO. |
Não fica evidente no trabalho. |
2008 |
Liao, Fei e Liu |
Argyris e Schon (1978ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. Organizational learning: A theory of action perspective. Addison-Wesley: Reading, 1978.); Baker e Sinkula (1999BAKER, W. E.; SINKULA, J. M. The synergistic effort of market orientation and learning orientation on organizational performance. Academy of Marketing Science, v. 27, n. 4, p. 411-427, 1999.); Lin (2001) |
Escala composta por 3 variáveis e 17 itens. Menor alfa: 0,823, maior alfa: 0,882. |
Relações entre a inércia do conhecimento, aprendizagem organizacional e inovação organizacional. |
Indivíduo; Organização |
2008 |
Jiang e Li |
Miller (1996MILLER, D.. A preliminary typology of organizational learning: Synthesizing the literature. Journal of Management , v.22, n. 3, p. 485-505, 1996.); Khanna, Gulati, e Nohria (1998); Lane e Lubatkin (1998) |
Escala adaptada de Lane, Salk e Lyles (2001LANE, P. J.; SALK, J. E.; LYLES, M. A. Absorptive capacity, learning, and performance in international joint ventures. Strategic Management Journal , v. 22, n. 12, p. 1139-1161, 2001.) composta por 3 variáveis (3 itens). Alfa de Cronbach para toda a escala: 0,85. |
Analisa a relação entre AO e desempenho financeiro de empresas no contexto de alianças estratégicas. |
Interorganizacional |
2008 |
Schechter |
Lipshitz e Popper (1998; 2000) |
Escala composta por 4 variáveis (27 itens), cujos alfas variam de α - 0,73 a α - 0,91. |
Explora a AO no contexto escolar por meio de um framework conceitual de mecanismos de AO. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2008 |
Hernaus, Škerlavaj e Dimovski |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.) Garvin (1993GARVIN, D. A. Building a Learning Organization. Harvard Business Review, v. 71, n. 4, p. 78-91, 1993.) |
Escala composta por 4 variáveis (48 itens). Alfa de Cronbach para toda a escala: 0,927. |
Verifica a relação entre aprendizagem organizacional e o desempenho da empresa. |
Organizacional |
2008 |
Dimovski, Skerlavaj, Kimman e Hernaus |
Daft e Lengel (1986); Dimovski (1994) Skerlavaj et al (2007) |
Escala composta por 3 variáveis (38 itens). Alfa, CC e VME não informados. |
Análise comparativa cross-cultural do processo de aprendizagem organizacional em empresas da Eslovénia, Croácia e Malásia. |
Organizacional |
2010 |
Liao e Wu |
Jerez-Gomez et al (2005); Ke e Wei (2006) |
Utiliza escala proposta por Jerez-Gomez et al (2005). Confiabilidade composta para toda a escala: 0,884 |
Analisa a relação entre a gestão do conhecimento, aprendizagem organizacional e inovação organizacional. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2010 |
Bido, Godoy, Araujo e Louback |
Chan (2003); Pawlowsky (2001) |
Utiliza a escala de Chan (2003). Possui 9 variáveis latentes de 1ª ordem e 3 de 2ª ordem, totalizando 41 itens. São relatados os indicadores de CC e VME. |
Examina a relação entre aprendizagem individual, grupal e organizacional em um ambiente industrial. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2011 |
Martínez-León e Martínez-García |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Slater e Narver (1995SLATER, S. F.; NARVER, J. C. Market Orientation and the Learning Organization. Journal of Marketing, v. 59, n. 3, p. 63-74, 1995.) |
É utilizada a escala de AO de Martínez-León e Martínez (2010) com 5 variáveis (20 itens). Alfa, CC e VME não informados. |
Analisa se a estrutura organizacional (especialização, formalização, autonomia, centralização e doutrinação) afeta diretamente o processo de AO. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2011 |
Sanzo, Santos, García e Trespalacios |
Spicer e Sadler-Smith (2006SPICER, D.P.; SADLER-SMITH, E. Organizational learning in smaller manufacturing firms. International Small Business Journal, v. 24, n. 2, p. 133-158, 2006.); Jerez-Gomez et al (2005); Tippins e Sohi (2003); Weerawardena et al (2006) |
Escala adaptada de Spicer e Sadler-Smith (2006SPICER, D.P.; SADLER-SMITH, E. Organizational learning in smaller manufacturing firms. International Small Business Journal, v. 24, n. 2, p. 133-158, 2006.) com 7 variáveis (31 itens). Os indicadores de CC das variáveis variam entre 0,858 a 0,946 e os de VME, entre 0,590 a 0,774. |
Analisa as ligações entre AO, capacidade de marketing operacional e desempenho em pequenas e médias empresas. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2011 |
Wang e Ellinger |
Dixon (1992); Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.) |
Utiliza a escala de López et al (2006) com 4 variáveis (25 itens), cujos alfas variam de α - 0,846 a α - 0,919. |
Examina a percepção do ambiente externo como antecedente da AO e a relação desta com o desempenho em inovação. |
Indivíduo; Organização |
2011 |
Khakhian, Naeiji, Saeedi e Abbasalizadeh |
Templeton, Lewis e Snyder (2002TEMPLETON, G.F.; LEWIS, B.R.; SNYDER, C.A. Development of a measure for the Organizational Learning construct. Journal of Management Information Systems, v. 19, n. 2, p. 175-218, 2002.) |
Utiliza a escala desenvolvida por Templeton, Lewis e Snyder (2002TEMPLETON, G.F.; LEWIS, B.R.; SNYDER, C.A. Development of a measure for the Organizational Learning construct. Journal of Management Information Systems, v. 19, n. 2, p. 175-218, 2002.) com 8 variáveis (28 itens). Alfa de Cronbach para toda a escala: 0,89. |
Examina a aprendizagem organizacional em uma indústria petroquímica. |
Organizacional |
2011 |
Franco e Almeida |
Garvin (1993GARVIN, D. A. Building a Learning Organization. Harvard Business Review, v. 71, n. 4, p. 78-91, 1993.); Chen (2005); Senge (1990SENGE, P. M. The fifth discipline - The art & practice of the learning organization. 1. ed. New York, London: : Currency/Doubleday; Century Business, 1990.) |
Escala com 05 variáveis. Alfa, CC e VME não informados. |
Examina a associação entre aprendizagem organizacional e estilos de liderança em organizações de saúde. |
Indivíduo; Organização |
2011 |
Hung, Lien, Yang, Wu e Kuo |
Argyris e Schön (1996); Senge (1990SENGE, P. M. The fifth discipline - The art & practice of the learning organization. 1. ed. New York, London: : Currency/Doubleday; Century Business, 1990.); Rhodes et al (2008); Watkins e Marsick (2003) |
Os autores adotam nesta escala duas variáveis de AO (com 9 itens mensuráveis). Indicadores CC: 0,82 e 0,85. Indicadores VME: 0,48 e 0,58. |
Analisa o impacto da Gestão da Qualidade Total e AO sobre o desempenho em inovação da indústria de alta tecnologia. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2011 |
Wang, Tseng, Yen e Huang |
Lin e Wu (2005) Crossan, Lane e White (1999CROSSAN, M. M.; LANE, H. W.; WHITE, R. E. An organizational learning framework: from intuition to institution. Academy of Management Review, v. 24, n. 3, p. 522-537, 1999.) |
Escala com 4 variáveis (4 itens), sendo o menor alfa α - 0,88 e o maior alfa α - 0,91. |
Analisa a relação entre os sistemas de avaliação de desempenho de pessoal em universidades, AO e identificação organizacional. |
Indivíduo; Organização |
2011 |
Aizpurúa, Saldaña e Saldaña |
Hult e Ferrell (1997HULT, G.T.M.; FERRELL, O. C. Global organizational learning capacity in purchasing: Construct and measurement. Journal of Business Research, v. 40, n. 2, p. 97-111, 1997.); Yang et al (2004) |
Utiliza a escala de Palacios-Marques e Garrigos-Simon (2005). As variáveis e itens não são apresentados. A confiabilidade composta informada é de 0,84. |
Examina a relação entre AO e o compartilhamento de conhecimentos na indústria hoteleira. |
Não fica evidente no trabalho. |
2011 |
Bido, Godoy, Ferreira, Kenski e Scartezini |
Chan (2003) |
Escala adaptada de Chan (2003). Possui 9 variáveis latentes de 1ª ordem e 3 de 2ª ordem (26 itens). Indicadores CC entre 0,69 e 0,84. Indicadores VME entre 0,45 e 0,68. |
Analisa a aprendizagem organizacional em uma instituição financeira a partir do exame da relação entre aprendizagem individual, grupal e organizacional. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2012 |
Santos-Vijande, López-Sánchez e Trespalacios |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Slater e Narver (1995SLATER, S. F.; NARVER, J. C. Market Orientation and the Learning Organization. Journal of Marketing, v. 59, n. 3, p. 63-74, 1995.) |
Utiliza escala de López-Sánchez et al (2010; 2011) com 4 variáveis (32 itens), cujos alfas variam de α - 0,85 a α - 0,88. |
Analisa a relação entre AO e flexibilidade estratégica nas empresas. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2012 |
Flores, Zheng, Rau e Thomas |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Walsh e Ungson (1991WALSH, J. P.; UNGSON, G. R. Organizational memory. Academy of Management Review , v. 16, p. 57-91, 1991.); Daft e Weick (1984DAFT, R. L.; WEICK, K. A. Toward a model of organizations as interpretation systems. Academy of Management Review , v. 9, p. 284-295, 1984.); Soliman e Spooner (2000) |
Escala com 5 variáveis (23 itens). Os alfas variam de α - 0,69 à α - 0,89. |
Busca identificar e mensurar os subprocessos de AO e explorar o efeito da cultura organizacional sobre cada um destes subprocessos. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2013 |
Yu, Dong, Shen, Khalifa e Hao |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Tippins e Sohi (2003) |
Escala com 4 variáveis (12 itens). Indicadores de CC variam entre 0,80 e 0,85 e os indicadores de VME variam entre 0,57 e 0,66. |
Examina o impacto de fatores como estratégias, adoção de tecnologias e AO para o desenvolvimento da inovação organizacional em economias emergentes. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2013 |
Li, Wei, Zhao, Zhang e Liu |
March (1991); Atuahene-Gima (2005) |
Os autores trabalham com duas variáveis latentes nesta escala (10 itens). Alfas: 0,915 e 0,838; indicadores de VME: 0,749 e 0,610. |
Explora como as empresas chinesas de manufatura promoveram o desempenho de novos produtos através da aprendizagem organizacional ambidestra. |
Organizacional |
2013 |
Versiani, Oribe e Rezende |
Templeton, Lewis e Snyder (2002TEMPLETON, G.F.; LEWIS, B.R.; SNYDER, C.A. Development of a measure for the Organizational Learning construct. Journal of Management Information Systems, v. 19, n. 2, p. 175-218, 2002.) |
Utiliza escala adaptada de Templeton, Lewis e Snyder (2002TEMPLETON, G.F.; LEWIS, B.R.; SNYDER, C.A. Development of a measure for the Organizational Learning construct. Journal of Management Information Systems, v. 19, n. 2, p. 175-218, 2002.), sendo composta por 8 variáveis e 20 itens. Alfa de Cronbach, CC e VME não são apresentados. |
Examina a contribuição do método de análise de solução sistemática de problemas (Masp) na promoção da aprendizagem organizacional. |
Organizacional |
2013 |
Chouseinoglou, Iren, Karagöz e Bilgen |
Huber (1991HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science , v. 2, p. 88-115, 1991.); Dixon (1992); Nevis, DiBella e Gould (1995); Jerez-Gomez, Cespedes-Lorente e Valle-Cabrera (2005) |
Escala composta por 3 grupos de variáveis (39 itens). Alfa de Cronbach, CC e VME não informados. |
Propõe um novo modelo para avaliar a AO em organizações de desenvolvimento de software. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2014 |
Schechter e Atarchi |
Ellis e Shpilberg (2003); Lipshitz, Popper e Friedman (2002) |
Escala adaptada de Schechter (2008), composta por 4 variáveis (24 itens), cujos alfas variam entre 0,71 e 0,91. |
Explora a AO nas escolas de ensino de nível secundário através do framework conceitual de mecanismos de aprendizagem organizacional. |
Indivíduo; Grupo; Organização |
2015 |
Mena e Chabowski |
March (1991); Miner e Haunschild (1995); Kohli et al (1993) |
Escala composta por 6 variáveis (25 itens), sendo que os indicadores de CC variam entre 0,86 e 0,95 e os indicadores de VME entre 0,61 e 0,86. |
O estudo integra a teoria de marketing e da aprendizagem organizacional, examinando o papel da AO sobre os stakeholders. |
Indivíduo; Organização |