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Organizações & Sociedade, Volume: 8, Número: 21, Publicado: 2001
  • Administração e teorias das organizações contemporâneas: rumo a um humanismo radical crítico? Artigos

    Aktouf, Omar

    Resumo em Português:

    O autor argumenta que os escritos tradicionais e os debates atuais sobre as novas idéias em administração e em teoria das organizações exigem um embasamento teórico adequado. Propõe então, que aqueles que questionam o futuro e a eficiência das organizações ocidentais precisam levar em consideração as contribuições do humanismo-radical neo-marxista mais do que privilegiar o costumeiro funcionalismoconsensual. Nesse sentido, os teóricos e práticos da administração deveriam integrar tais contribuições a fim de compreender a transformação necessária de um tipo taylorista de empregado passivo e obediente em um outro mais ativo e cooperativo. Assim, para alcançar uma renovação da administração, os pesquisadores devem adotar uma visão global da humanidade, para oferecer aos trabalhadores uma maior margem de controle sobre seus ambientes pessoais e sobre suas condições de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The author argues that the present mainstream writings on, and debates about "new” ideas of management and theories of organization lack adequate theoretical assumptions and background. He proposes that those who question the future and efficiency of Western organizations need to rely more on a radical-humanistic and neo-Marxist conceptualization than on the functionalistic tradition. Therefore, management theorists and practitioners should integrate such a concept in order to better understand how to transform the passive-obedient Taylorist employee into an active-cooperative one. To achieve a truly renewed form of management, researchers must adopt a global view of humankind, in order to give workers a significant measure of control over their own environments and working conditions.
  • Estética organizacional Artigos

    Wood Jr, Thomaz; Csillag, Paula

    Resumo em Português:

    Estamos acostumados a imagem de empresas como arranjos racionais e utilitários. Entre acadêmicos, e principalmente entre executivos, quem mencionar a palavra estética associada a questões empresariais correrá o risco de ser mal compreendido ou de não ser levado a sério. Entretanto, contra a corrente positivista-funcionalista dominante em estudos organizacionais, alguns pesquisadores vêm se apropriando de conceitos relacionados à estética e aplicando-os à compreensão de fenômenos organizacionais. Neste ensaio introdutório, afiliamo-nos a esta corrente alternativa e propomos a percepção estético-visual como recurso para a apreensão e compreensão de fenômenos organizacionais. Apresentamos algumas abordagens para o tema, a partir do trabalho de pesquisadores americanos e europeus, e discutimos brevemente exemplos de aplicação. Acreditamos que a perspectiva estética possa abrir novos caminhos para a percepção e interpretação de fenômenos complexos em nosso campo de estudo e pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The image of companies to which we are used to is one of rational and utilitarian arrangements. Among academics, and mainly among executives, whoever mentions the word aesthetics associated to managerial questions might be misunderstood or underestimated. Despite this and against the positivist-functionalist mainstream of organizational studies, some researchers have been embracing aesthetic concepts and applying them for the comprehension of organizational phenomena. In this introductory essay, we have embraced this alternative stream and propose the aesthetic-visual perception as a resource for the grasping and comprehension of organizational phenomena. We present some approaches for the theme, starting from works of American and European researchers, and we discuss briefly examples of applications. We believe that the aesthetic perspective may open new frontiers for the perception and interpretation of complex phenomena in our field of study and research.
  • Identidade e mudança: o passado como ativo estratégico Artigos

    Vasconcelos, Isabella Freitas Gouveia de; Vasconcelos, Flávio Carvalho de

    Resumo em Português:

    Nós discutiremos em um primeiro momento o conceito de identidade e os mecanismos de construção (e perda) da identidade no trabalho. Discutiremos a seguir a metáfora de Fausto, base teórica para análise de nosso estudo de caso. Nesta pesquisa, realizada em uma empresa de informática francesa, utilizando a metáfora fáustica, ressaltaremos a importância do passado da organização como elemento essencial para a construção de seu futuro, tendo em vista os fenômenos de resistência organizacional normalmente encontrados nos processos de mudança.

    Resumo em Inglês:

    In this article we discuss the concept of social identity in work contexts and the mechanisms of construction and loss of such identity. We show how many modern organizational change programs can be analysed through the myth of Faust, and finally we argue that the past can be seen as a strategic asset to build an organization"s future.
  • Privatização, mudança & evolução da estrutura organizacional em três momentos: tebasa, telebahia e Telemar Artigos

    Faria, Luciana de Oliveira; Fischer, Tânia

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta o processo de transformação da Telebahia S/A, antiga empresa- pólo do Sistema Telebrás, estatal e prestadora de serviços em telecomunicações no Estado da Bahia- no contexto da reconfiguração do Setor de Telecomunicações e da privatização desses serviços. A Telebahia S/A foi privatizada em julho de 1998, passando a integrar a Tele Norte Leste Participações S/A1 . O presente artigo enfoca a análise das transformações ocorridas na estrutura da organização- aqui entendida como as relações entre as partes de um todo organizado (Hatch, 1997). Com o objetivo de ilustrar esse processo de mudança estrutural, utiliza-se de forma complementar a Teoria de Ciclo de Vida, de Greiner (1972), e as configurações de Mintzberg (1995) - tipos ideaisidentificando a trajetória da empresa e seus respectivos desenhos ao longo do tempo. O estudo de caso demonstra que a organização passou por uma série de modificações anteriores ao período de privatização, que a fizeram aproximar-se de um modelo híbrido, mais flexível. A hipótese é de que haveria, com a privatização, um processo de continuidade no sentido de um aumento dessa flexibilização em toda a empresa. No entanto, as evidências mostram um processo predominante de centralização na matriz.

    Resumo em Inglês:

    This work presents the change process of Telebahia S/A, a public organization part of the previously Brazil state-owned monopoly company of telecommunications,Telebrás S/A, in a context of changes in this specific sector based mainly on privatization. Telebahia S/A, as well as all Telebrás System, was privatized in July 1998, integrating at that time Tele Norte Leste Participações S/A. The present article analyzes the changes occurred in the organizational social structure - meaning the relationships between the parts of the organized whole (Hatch,1997). To illustrate this process of structural change, Greiner"s Life CycleTheory (1972) and Mintzberg"s typology (1995) - ideal types- were complementarily used, identifying the trajectory of the enterprise and its respective designs through the time. The case study demonstrated that the organization has passed through a series of transformations before the privatization that made it to look like a hybrid model of organization, more decentralized and empowered. The study presents the hypothesis that the privatization would reinforce this process, in a way of a general flexibleness in Telebahia S/A. Nevertheless, the empirical evidences show a centralizing process in the matrix.
  • A gestão participativa e o uso de sistemas de apoio à decisão em grupo como propulsores de novas estruturas organizacionais Artigos

    Dornelas, Jairo Simião; Hoppen, Norberto

    Resumo em Português:

    O estudo faz uma revisão de conceitos e busca vislumbrá-los em um evento real, de grande relevância popular e larga repercussão política. Da revisão colhe uma diretriz que enuncia um fato: a busca de novas formas de estruturas organizacionais. Nesta direção, constata, na literatura, que a revalorização de uma antiga vocação da espécie humana, o trabalho em grupo, seria a força motriz para as mudanças estruturais. Também destaca que o processo de mudança estaria vinculado às necessidades das estruturas melhor explorarem as competências e potencialidades de aliados e, eventualmente, de concorrentes. Finalmente, indica que a tecnologia de suporte a trabalhos em grupo é o veículo que possibilita aquela retomada e essa nova postura administrativa. A diretriz pré-falada seria então passível de ser sumarizada como uma questão: qual seria a metamorfose nas estruturas organizacionais e qual a sua associação com os conceitos apresentados ? Para responder tal questão, foram compiladas evidências de que a alentada mudança estaria ocorrendo e estimado o grau em que seria passível de atribuí-la à tecnologia e à gestão participativa. O cenário para teste desta conjectura foi o evento inicialmente apontado. Eis assim, as indicações do que trata este artigo que se incorpora a um estudo de caso mais amplo de perspectiva quase-experimental.

    Resumo em Inglês:

    The study makes a review of concepts and it searches to glimpse them in a real event, of great people relevance and wide politics repercussion. In the review it harvests a hypothesis that enunciates a fact: the fetching of new forms of organizational structures. In this route, it evidences, in the literature, that the significance of one old vocation of the human beings, the work in group, would be the motor force for structural changes. Also it detaches that the change process would be tied with the necessities of the structures best to explore the abilities and potentialities of allies and, eventually, of competitors. Finally, it indicates that the group support technology, that support the work in group, is the vehicle that makes possible that one retaken and this new administrative position. Then, the previous hypothesis would be summarised as a question which would be the metamorphosis in the organisations structures and which its association with the presented concepts ? To answer such question, evidences had been compiled of that the eventual change would be occurring and where degree would be correct of being attributed to the technology and to the participate management. The scenario for test of this conjecture was the event initially pointed. Here it is thus, the indications that deal with this article that incorporates a study of a case at quasi-experimental perspective.
  • Estratégias e práticas de remuneração utilizadas pelas empresas Brasileiras Artigos

    Oliveira, Lúcia Maria Barbosa de

    Resumo em Português:

    O estudo mostra as bases das estratégias e práticas de remuneração utilizadas pelas empresas brasileiras. A coleta dos dados foi realizada através de questionários enviados pelo correio. Obteve-se como índices de respostas 26,8% (132) dos responsáveis pela área de recursos humanos de empresas relacionadas na Exame - "Melhores e Maiores". Evidencia-se que para determinação das bases salariais, o método de avaliação de cargos Hay é o mais utilizado para cargos gerenciais e o sistema de pontos para os técnicos/ administrativos e operacionais. A estratégia de remuneração é traçada baseando-se nos objetivos de recursos humanos e da empresa, sendo flexível em adaptar-se às mudanças contextuais. As práticas de remuneração estão alicerçadas na estratégia da empresa, apresentando flexibilidade para mudanças contextuais e sendo transparente para os empregados. A remuneração variável é utilizada por 81,1% das empresas sendo a participação nos lucros o tipo mais aplicado para empregados de todos os níveis hierárquicos.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the remuneration strategies and practices of Brazilian companies. Data was gathered by survey through the application of questionnaires to the human resources executives of companies listed in EXAME magazine"s - "Melhores e Maiores" (Best and Biggest), with a response rate of 26.6% (132 of 500). The study reveals that the Hay method for job evaluation is the most commonly applied for determination of salaries at the managerial level, while factor point job evaluation schemes are more usual for clerical and operating level salaries. Remuneration strategy was found to be developed in line with general strategic and human resources objectives and adapted, flexibly, as necessary, in accordance with environmental changes. Remuneration practices, also, are based on company"s strategy, demonstrated, flexibility, and are seen as being transparent to employees. Variable pay plans are used by 81,1% of the firms, which responded to the survey, with profit-sharing schemes reported for employees at nearly all levels of the hierarchy.
  • O executivo como gestor de educação e aprendizagem Artigos

    Hanashiro, Darcy Mitiko Mori; Batista, Marilda Assis

    Resumo em Português:

    O objetivo é identificar as dimensões das competências educacionais requeridas pelo gerente para a atuação como Gestor de Educação e Aprendizagem de sua equipe em situação de trabalho. A pesquisa de campo consistiu de quatorze entrevistas em profundidade com gerentes de agências bancárias e gerente de Recursos Humanos de um banco estatal do Estado de São Paulo. Os resultados mostraram a percepção do gerente quanto ao seu papel na condução do processo de educação e aprendizagem, assim como o uso de alguns recursos pedagógicos. Ficou demonstrada a necessidade de mudanças de modelos mecânicos de ensino e treinamento para modelos mais humanísticos e interacionistas, voltados para auto-aprendizagem e autodesenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    The objective is to identify the dimension of the executive"s educational competence to act as a learning and education manager, along with his team in work settings. The field research consisted of fourteen individual in-depth interviews with operational bank managers and a HR manager in a public bank of the State of Sao Paulo. The results showed the manager"s perceptions of their role in the learning and education process as well as the use of some pedagogic resources. It brought out the need for changes. From mechanical models of teaching and training toward more humanistic and interactive models, focused on self-learning and self-development.
  • Avaliando a qualidade de serviço educacional numa ies: o impacto da qualidade percebida na apreciação do aluno de graduação Artigos

    Mello, Sérgio C. Benício de; Dutra, Hérrisson Fábio de Oliveira; Oliveira, Patrícia Andréa da Silva

    Resumo em Português:

    Este estudo visa compreender a percepção do corpo discente sobre a qualidade de um serviço educacional através da aplicação do modelo SERVQUAL, desenvolvido por Parasuraman et al., (1991) e adaptado ao serviço educacional por Boulding et al. (1992). Foram entrevistados todos os estudantes concluintes, dos quais 70% dos questionários foram validados e utilizados. Os referidos alunos pertenciam ao curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados demonstraram que os respondentes, ao avaliarem o serviço educacional em questão, são fortemente influenciados por quatro das trinta e cinco variáveis apresentadas: o desempenho dos funcionários administrativos da instituição, a preocupação com a praticidade do conhecimento, o preparo dos professores e o intercâmbio entre o mercado e a instituição de ensino.

    Resumo em Inglês:

    This study seeks to understand the perception of students about educational service quality through the application of the SERVQUAL model developed by Parasuraman et al., (1991) and adapted to the educational service by Boulding et al., (1992). The interviewed students, all graduating, were undergraduates from the Federal University of Pernambuco´s Business Administration Program. 70% of the questionnaires were validated and subsequetly used. The results demonstrated that, while evaluating the educational service in subject, respondents are influenced strongly by four of the thirty five presented variables: clerical employees' performance, the concern with the practical application of knowledge, lecturer competence and the exchange between market and educational institution.
  • A diluição da fronteira entre sociedade e natureza e a dimensão ontológica da crise de paradigmas nas ciências Artigos

    Santos, Elisabete

    Resumo em Português:

    O texto discute o significado e a extensão da crise de paradigmas nas ciências no atual contexto de diluição da fronteira entre sociedade e natureza e de redefinição das relações entre sujeito e objeto do conhecimento, processos estes resultantes dos avanços da engenharia genética como também da neurobiologia, que coloca em cheque a perspectiva racionalista e a noção de objetividade que estrutura as ciências modernas. Tais elementos sugerem que a referida crise diz respeito não apenas à emergência de novos e complexos temas, mas sobretudo ao questionamento radical dos objetos e métodos das ciências da sociedade e da natureza. Ao situar a questão nesses termos, o texto discute a tentativa de equacionamento de tais problemas pela teoria dos sistemas (particularmente, na versão apresentada por Niklas Luhmann) e sugere a necessidade de constituição de novas abordagens, a exemplo da apresentada por um pensamento de caráter reflexivo como o de Gilbert Simondon. Fundamentalmente, o texto sugere que, a despeito do caráter formador dos clássicos, enfrentamos, nesse começo de século, uma crise de paradigmas nas ciências que demanda o repensar de elementos de natureza prática e teórica que estruturam a sociedade e as ciências contemporâneas.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the meaning and the extension of the crisis of paradigms in sciences in the current context of boundary dilution between society and nature and of redefinition of the relationships between subject and object of knowledge, processes that result from the advances in genetic engineering as well as in neurobiology, which questions the rationalist perspective and the notion of objectivity that structures modern sciences. Such elements suggest that the aforementioned crisis concerns not only the emergence of new and complex themes, but especially the radical questioning of objects and methods of the sciences of society and nature. On putting the question on those terms, this paper discusses the attempt to equate such problems by means of the theory of systems (specially in the version presented by Niklas Luhmann) and suggest the need to create new approaches, such as the one presented by a thought of reflective character like Gilbert Simondon"s. Basically, this paper suggests that, in spite of the formative character of the classicists, we face, at this beginning of century, a crisis of paradigms in sciences that demands rethinking elements of practical and theoretical nature which structure society and contemporary sciences.
  • Há espaço para métodos de identificação, análise e solução de problemas(MIASPS) nas organizações, mesmo diante da racionalidade limitada, da intuição e das heurísticas? Artigos

    Perpétuo, Marco Antônio; Teixeira, Francisco

    Resumo em Português:

    O uso de modelos prescritivos na solução de problemas e na tomada de decisão, dentro das organizações, tem sido criticado e até sugeridos os seus descartes, na medida em que atribui-se à intuição e às heurísticas um papel principal além da racionalidade ser limitada. Para evidenciar a importância e o espaço destes modelos no ambiente organizacional, com ênfase para os Métodos de Identificação, Análise e Solução de Problemas(MIASPs), desenvolveu-se este artigo em quatro partes. Na primeira delas faz-se a introdução ao tema estudado. Na segunda parte, que trata da solução de problemas, aborda-se a diferença entre solução de problema e tomada de decisão. Trazem-se os diversos conceitos de problema e os três momentos das pesquisas em solução de problemas. Na terceira parte abordam-se não só o Método dito Científico mas também os MIASPs. Na quarta e última parte, constrói-se o espaço dos MIASPs a partir dos limites existentes na racionalidade, da conseqüente reinterpretação dos mecanismos de busca(de opções na solução de problemas) e satisfação quando uma ou mais opções são aplicadas, e, por último, do uso das heurísticas e da intuição na solução de problemas e na tomada de decisão.

    Resumo em Inglês:

    The use of problem solving and decision making models inside organizations has been criticized as intuition and heuristics are considered to be more effective. Besides, it is widely perceived that bounded rationality prevails. This paper aims at recovering the importance of such models, focusing on Methods for Identifying, Analyze and Solving Problems (MIASP"s). After the introduction, the difference between problem solving and decision making is explored. In the following section, the scientific method and the MIASP´s are reviewed. In the closing section, the pertinent space of the MIAP"s is defined, departing from the limits of rationality and the application of heuristics and intuition in problem solving and decision making.
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