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Organizações & Sociedade, Volume: 11, Número: 29, Publicado: 2004
  • Privatização e políticas regulatórias na área de transportes: os casos do Brasil e da Argentina

    Peci, Alketa; Cavalcanti, Bianor Scelza

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta alguns dos resultados referentes a uma pesquisa cujo principal objetivo foi analisar a experiência internacional na área de regulação, especificamente com relação às políticas públicas de transporte, de modo a oferecer um quadro de referência que visa facilitar o processo de consolidação dos órgãos reguladores de transportes. A análise concentra-se nas características do novo formato regulatório no Brasil e na Argentina. Fatores comuns impulsionaram o processo de reestruturação do setor de transportes nos dois países, cujas raízes encontram-se, principalmente, no processo de reforma do Estado que teve início na década de noventa. Para tanto, descreve-se o processo de reestruturação do setor rodoviário e ferroviário no Brasil, enfatiza-se o papel das agências reguladoras federais e estaduais em diferentes segmentos do setor, destacam-se os motivos comuns que impulsionaram a reforma nos dois países, comparam-se estruturas institucionais e organizacionais regulatórias e diferenciam-se estratégias de regulação.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents some of the results of a research whose main objective was the analysis of the international experience in regulation, specifically, public policies related to transportation, in order to offer a conceptual frame of reference for the consolidation of regulatory agencies. The analysis highlights the main features of regulatory framework in Brazil and Argentina. Common factors were found at the basis of the restructuring processes in both countries, those mainly related to the State Reform initiated at the beginning of the nineties. The restructuring process in surface transportation in Brazil is described, the role of regulatory agencies in state and federal level is highlighted, the principal motives of reform are pointed out, the regulatory institutional and organizational features are compared and, lastly, the regulatory strategies are differentiated.
  • Fatores críticos de sucesso na construção de processos government-to-government

    Jóia, Luiz Antonio; Cavalcante Neto, Arístides Andrade

    Resumo em Português:

    O conceito de Governo Eletrônico tem se mostrado um divisor de águas para Administração Pública. Entretanto, a área de Government-to-Government (G2G) é uma das menos estudadas, não obstante sua importância para o fortalecimento da colaboração entre entes governamentais, através de meio eletrônico, assim como para o redesenho de processos produtivos estabelecidos entre os mesmos, na busca de maior eficiência e eficácia. Esse artigo visa analisar alguns fatores críticos de sucesso para implantação efetiva de empreendimentos G2G, dentro da realidade brasileira. Para tal, aplica-se a metodologia de estudo de casos múltiplos de natureza explanatória, comparando-se um caso de sucesso - a ligação digital entre o Banco Central do Brasil e os Tribunais de Justiça - e um caso de fracasso - a ligação digital entre o Banco Central do Brasil e o Senado Federal. A partir da comparação desses dois estudos de casos, são levantados fatores críticos de sucesso associados a empreendimentos G2G.

    Resumo em Inglês:

    Electronic Government has proven a watershed in the domain of Public Administration. Indeed, the Government-to-Government arena is one of the least studied aspects of this newly established field of knowledge.The digitally-enabled collaboration and cooperation perspective among different government agencies - commonly referred to by the acronym G2G (Government to Government) - is the main focus of this study. Consequently, this work seeks to analyze the key factors for successful implementation of G2G projects. In order to achieve this, multiple case study explanatory methodology based on two recent real-life cases was adopted, namely the digital link between the Brazilian Central Bank and the Federal Senate, and another digital link between the Brazilian Central Bank and the Brazilian Justice Department. Finally, some conclusions are drawn and further research is presented in order to assist policy makers and public administrators in dealing with this new field of knowledge adequately.
  • Processo decisório em organizações no Brasil: um exame dos estudos realizados entre 1993-2002

    Löbler, Mauri Leodir; Hoppen, Norberto

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta uma avaliação de 10 anos de estudos realizados no Brasil, enfocando a temática processo decisório nas organizações, uma área temática da Administração, através da análise de artigos publicados. Os artigos foram avaliados nos seguintes aspectos: temas abordados, posição epistemológica, estratégias e metodologias de pesquisa e análise da qualidade. No período analisado foram identificados 53 artigos, dos quais 28 com aplicação empírica e 25 de cunho teórico. Constatou-se que os estudos analisados ainda são altamente baseados em teorias prescritivas e fortemente preocupados com a aplicação de teorias. Na avaliação efetuada, foram ressaltadas características relativas à validação dos estudos e dos instrumentos de pesquisa, à análise dos dados e apresentação dos resultados, características essas que deverão contribuir para o debate sobre a identidade e qualidade da pesquisa em Administração, em especial na área específica de processo decisório nas organizações.

    Resumo em Inglês:

    This article presents an assessment of studies accomplished in Brazil focusing the theme decision process in organizations, a thematic area of Administration, through the analysis of published papers in the period 1993-2002. The papers were assessed using the following elements: approached subjects, epistemologic position, strategies and research methodologies and analysis of the quality. In the analyzed period 53 papers were identified, 28 of which with empiric application and 25 of theoretical stamp. It was verified that the studies analyzed are still highly based on prescriptive theories and strongly concerned with the application of theories. The assessment emphasized the validation of the studies and of the research instruments, the analysis of the data and the presentation of the results. These characteristics should contribute to the debate about the identity and quality of the research in Administration, specially in the thematic area of decision process in organizations.
  • Ciclo do trabalho, roda da fortuna

    Thiry-Cherques, Hermano Roberto

    Resumo em Português:

    Neste artigo procuramos estabelecer a forma e as razões da subsistência da idéia da Roda da Fortuna como fonte tanto técnica como popular da cultura econômica e organizacional. Examinamos a sua aplicação prática, a sua fundamentação e lançamos algumas hipóteses sobre os motivos da sua persistência.

    Resumo em Inglês:

    In this article we attempt to establish the form and the reasons for the perseverance of the Wheel of Fortune’s notion as a source of both technical and non-technical economic and organizational cultures. We have analyzed its practical application,its theoretical basis and we have raised some hypothesis on the reasons of its persistence.
  • As transformações do controle na siderúrgica riograndense: uma análise foucaultiana

    Silva, Rosimeri Carvalho da; Alcadipani, Rafael

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir as transformações na forma de controle nas organizações por meio de um estudo de caso e com base no referencial teórico de Michel Foucault. Para tanto, na primeira parte apresentaremos o caso, dando ênfase às diferentes etapas do controle dos funcionários na Usina em estudo. Na segunda, apresentaremos a discussão de Foucault sobre a alteração nos mecanismos de punição e poder na sociedade. Por fim, mostraremos a similaridade entre as discussões de Foucault sobre a evolução da punição e do controle social na sociedade como um todo e o poder em voga na usina, bem como a consolidação da disciplina sob a égide de um discurso de participação. O artigo pretende contribuir no sentido de apresentar uma visão puramente foucaultiana sobre controle nas organizações, haja vista que esta perspectiva não tem sido muito utilizada.

    Resumo em Inglês:

    This paper aim is to discuss the control mechanisms transformations in a Steel Company based on the foucaldian perspective. In this way, in the first part of the paper we present the case, explaining the different phases of control over employees inside the Steel Company. In the second one, we present the foucauldian discussion about the changes on the society control mechanism. Finally, we analyse the case showing the similarities between the foucauldian discussion about the changes in the social control mechanisms and the control over employees in the Steel company. As the foucauldian perspective is not purely used in Brazilian organization analysis, our aim is to show how this perspective can help in understanding the control in organizations.
  • Aspectos da influência do líder na aprendizagem dos liderados em ambiente altamente estruturado: um estudo em agências de bancos

    Aroma, Wilson; Marcondes, Reynaldo Cavalheiro

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da influência dos líderes na facilitação do processo de aprendizagem do grupo de atendimento aos clientes, em agências bancárias, que é um ambiente altamente padronizado e pouco flexível. Está fundamentado em uma pesquisa exploratória que utilizou a entrevista em profundidade realizada com 12 funcionários de atendimento de agências bancárias, de três diferentes grandes bancos privados nacionais. Foi aplicada a Análise de Conteúdo para interpretar os dados obtidos. Os resultados da análise mostraram que os líderes são tidos, de maneira geral, como capazes, apoiadores, incentivadores de um ambiente participativo, desde que isto leve ao cumprimento à risca das normas bancárias. A rigidez e homogeneização dos procedimentos engessam a autoexpressão e provoca uma elevada rotatividade de pessoal. Portanto, dado que o atendimento de clientes tem que ocorrer dentro das normas, ao líder cabe um papel de coadjuvante no processo de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This article treats of the leaders’ influence in the facilitation of the learning process of the service group to the customers, in bank agencies, that it is an environment highly standardized and little flexible. It is based in an exploratory research that it used the in depth interview accomplished with 12 clerical service employees of bank agencies, of three great different national private banks. The Content Analysis was applied to interpret the obtained data. The results of the analysis showed that the leaders are taken, in a general way, as capable, supportive, encouraging of participation, since this light to the execution precisely of the bank norms. The rigidity and homogenization of the procedures plasters the self-expression and it provokes a high personnel turnover. Therefore, given that the service of customers has to happen inside of the norms, to the leader a paper fits of co-assistant in the learning process.
  • Responsabilidade social nas empresas: uma questão de imagem ou de essência?

    Mendonça, J. Ricardo C. de; Gonçalves, Julio Cesar de Santana

    Resumo em Português:

    Este artigo, por meio de uma abordagem teórica, discute possíveis relações entre as ações sociais corporativas e o processo de obtenção de legitimidade organizacional por meio do uso do gerenciamento de impressões. O conceito de responsabilidade social adotado refere-se à atuação legítima e voluntária das empresas com a comunidade externa e interna, na qual ela está inserida, ou seja, o envolvimento das empresas com atividades e ações que possam contribuir para manter ou aumentar o bem-estar social (Aligleri e Borinelli, 2001). Para atender ao objetivo proposto, utiliza-se como subsídio a teoria de Gerenciamento de Impressões. O processo de gerenciamento de impressões é entendido como todas as atividades que um ator social (indivíduo, grupo ou organização) desenvolve no sentido de influenciar o modo como os outros o vêem, visando à criação de uma imagem social desejada. Apresenta-se, então, três situações possíveis quanto ao impacto das ações de responsabilidade social na imagem corporativa das organizações: 1) essência com pouco reflexo na imagem; 2) imagem e essência; e 3) imagem com pouca essência.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the possible relationships between corporate social actions and organizational legitimization processes through a theoretical approach. The concept of social responsibility refers to the legitimate and voluntary actions of companies with society and its internal public, in other words, the companies’ commitment with activities that may contribute to maintain or to increase the social well-being (ALIGLERI and BORINELLI, 2001). In order to develop the discussion proposed, the Impressions Management theory is used. Impressions management is understood as all activities that a social actor (individual, group or organization) develops in order to control the way one see himself, searching to create a desired social image. It is presented three possible situations of how social responsibility actions can impact corporate image: 1) substance with little impact on image; 2) image and substance; and 3) image with little substance.
  • Desafios metodológicos no mapeamento de clusters industriais: o caso de São José dos Campos

    Kirschbaum, Charles; Vasconcelos, Flávio

    Resumo em Português:

    Ateoria de Clusters, com origens na teoria marshalliana de distritos industriais, ganhou um novo impulso com os estudos publicados recentemente por Porter. Em sua teoria, aspectos de economia geográfica, complexos industriais e dinâmica competitiva fundem-se para caracterizar o cluster porteriano. O construto do cluster, entretanto, ainda necessita de maior formalização para ser plenamente operacionalizável. Nesse sentido, os críticos de Porter questionam se o conceito de cluster é aplicável aos países em desenvolvimento. O objetivo desse artigo é abrir algumas avenidas de investigação que poderiam avançar as problemáticas acima. A partir do exemplo de São José dos Campos, buscou-se mapear os clusters de aeronáutica e armamentos bélicos na região, utilizando-se o índice de especialização (IE). Em seguida, foi estabelecida a relação entre a existência do cluster com a qualidade de vida da região, representada pelo índice IDH-M. Finalmente, apontou-se as possibilidades de expansão da teoria porteriana de clusters, a partir das análises realizadas e de estudos anteriores sobre a região.

    Resumo em Inglês:

    The Theory of Clusters, which origins are rooted on marshallian theory of industrial districts, have gained a new thrust with Porter´s recent works. In his theory, elements of Economic Geography, Industrial Complexes, and competitive dynamics are meshed together into the porterian cluster characterization. Nevertheless, the cluster construct is still in need of further formalization in order to be fully operational. On the same token, critics to Porter question whether the concept of cluster is applicable to developing countries. The intention of this article is to open some new avenues of investigation that could advance the issues mentioned. Based on São José dos Campos example, we mapped the region´s aircraft and armament clusters, by using the specialization index (IE). In the sequence, we established the relationship between the cluster existence and the region´s quality of life (represented by the IDH-M index). Finally, we pointed out the possibilities of expansion of the porterian theory of clusters, based on the analysis presented and previous investigation on the region.
  • O processo sucessório em empresas familiares: o exemplo dos comerciantes e o processo no Saara

    Leone, Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra

    Resumo em Português:

    O objetivo central do presente trabalho é descrever as opiniões dos dirigentes de empresas familiares, localizadas na SAARA ( Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), no Rio de Janeiro, sobre o processo sucessório em suas empresas. O instrumento de pesquisa foi um questionário endereçado aos fundadores/ dirigentes. A seleção das empresas pesquisadas adotou o conceito de empresa familiar trabalhado por Leone (1992). Os resultados da pesquisa relevam que em relação à organização da sucessão, embora o processo sucessório seja uma situação natural a ser enfrentada para 78,79% dos dirigentes, apenas 39,39% dentre eles já organizou a transmissão de sua empresa. Os dirigentes, em sua totalidade, preferem que um dos seus filhos ou algum membro da família os sucedam na empresa. A família é privilegiada no trabalho preparatório da sucessão. Embora o conhecimento teórico sobre a questão da sucessão em empresas familiares nos mostre que o futuro dessas empresas encontra-se no planejamento e na organização do processo sucessório, nota-se que nas empresas pesquisadas essa preocupação ainda não está acontecendo.

    Resumo em Inglês:

    The central theme of this research is the succession process of the family companies. Our aim is describing the managers’opinion of this process in the commercial stores located at SAARA, in Rio de Janeiro. The instrument used to accomplish this objective was a questionnaire addressed to the founder/managers of those stores. The selection of the stores adopted the family organization concept assumed by Leone( 1992). The results of the research present that, although the succession process will be a natural procedure to be faced by 78,79% of the dirigeants, only 39,39% already planned the transmission of the leadership. The dirigeants, as a whole, want giving the command to one of their sons or to another family member. The family is the base of the planning process of succession. Although the theoretical knowledge concerning the question of succession process shows us that the future of these Organizations is mainly related to the planning and organization of this process, we could see that in the consulted stores that objective is not already considered by the nowadays leaders.
  • "Pode chegar, freguês": a cultura organizacional do mercado público de Porto Alegre

    Cavedon, Neusa Rolita

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa focalizou o Mercado Público de Porto Alegre e, ao procurar desvendar a cultura organizacional desse locus, identificou as peculiaridades inerentes a fatores históricos, míticos e religiosos ligados ao modo de ser porto-alegrense e que se revelam na administração das lojas do Mercado, evidenciando significados que unem o sagrado e o profano, o público e o privado, a tradição e a modernidade, o comércio e a afetividade. Através do método etnográfico, com a ida a campo entre agosto de 2000 e janeiro de 2001, identificou-se a representação do Mercado como um avô, que afaga os netos, conta-lhes histórias, é permissivo em relação a certas brincadeiras e, por mais afeito que seja às mudanças, possui hábitos arraigados ao longo do tempo de uma vida que precisam ser respeitados. O atendimento personalizado, que poderia ser impessoal, confere a esse espaço uma significação de casa. A significação "shopping de pobre" reflete a ambigüidade de um espaço higienizado pelo Poder Público, mas que ainda exala os odores fortes das iguarias populares. A representação que identifica o Mercado como um "refúgio" traz à lembrança um tempo que passa mais lento, o tempo dos antigos armazéns, onde a venda a granel e o uso do barbante para fechar o pacote faziam parte do cotidiano.

    Resumo em Inglês:

    This research focused on the Public Market of Porto Alegre and, in seeking to find out the organizational culture of this locus, it identified the peculiarities inherent to historical, mythical and religious factors related to the citizens way of being. These factors reveal themselves on the market stores administration, portraying significances that bond the sacred and the profane, the public and the private, the traditional and the new, the trade and the affectivity. Through the ethnographic method, with the fieldwork from August, 2000 to January, 2001, it was found that the market represents the figure of a "grandfather", that cuddles his grandchildren, tells them stories and is permissive as regards to certain games, although, as much familiar to changes as he might be, he has habits acquired along a lifetime that need to be respected. The customized service, which could be impersonal, confers a significance of home upon the place. The signification "mall of the poor" reflects the ambiguity of a space whose hygiene is made by the Estate, but still exhales the strong smells of the popular delicatessen items. The representation that identifies the Market as a refuge, recalls a time that runs slowly, the time of the old grocery stores, when the wholesale and the package closed by strings were a part of the day.
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