Organizações & Sociedade, Volume: 13, Issue: 38, Published: 2006
  • Sentidos de vida: um estudo transcultural entre gestores brasileiros e portugueses Artigos

    Teixeira, Maria Luisa Mendes; DeDomenico, Silvia Russi; Mello, Newton Oller de; Almeida, Carlos Manuel Alves de; Almeida, Filipe Jorge Ribeiro de

    Abstract in Portuguese:

    A reflexão sobre o sentido de vida remonta à Antiguidade, e vários trabalhos têm sido desenvolvidos sobre a sua relação com outros construtos, inclusive valores. Os valores possuem conteúdos universais, transculturais, porém não é o caso de sentidos de vida, que não têm aparecido como meta implicita a todas as culturas. De acordo com a literatura, a busca pelo sentido de vida influencia os valores que orientam os comportamentos humanos. Tendo em vista a influência exercida pelos valores na gestão das organizações, este estudo teve como objetivo identificar a diferença entre sentidos de vida de gestores brasileiros e portugueses. A pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória, tendo empregado método quantitativo com aporte qualitativo. Os resultados evidenciaram diferenças entre as duas amostras: os brasileiros mais orientados para a auto-realização e os portugueses para a solidariedade com os grupos sociais próximos.

    Abstract in English:

    The subject of life meaning has been discussed since ancient times, and several works have been developed on its relation with other constructs, including values. Values contain universal and transcultural content but life meanings haven’t appeared, in the studies, as a goal to all cultures. According with the literature, the search for life meaning influences the values that guide human behaviors. Regarding the role that values play on the management of organizations, this study aimed to identify the difference between the life meanings of Brazilian and Portuguese managers. The research was exploratory descriptive and had used a quantitative method with a qualitative approach. The results highlighted the differences between life meanings of the two samples: the Brazilians being more guided by the self-achievement, and the Portuguese by the solidarity with the social groups that surround them
  • O livre arbítrio epistemológico na administração Artigos

    Nascimento, Paulo Tromboni de Souza

    Abstract in Portuguese:

    Uma premissa filosófica da investigação em administração é a posição adotada sobre a natureza humana: ela é determinista ou existe o livre arbítrio? O objetivo deste ensaio é discutir o clássico dilema entre o livre arbítrio e o determinismo como premissa de pesquisa na administração. Usualmente o tema é tratado no plano ontológico. Aqui é tratado em nível epistemológico. Embora o livre arbítrio possa ser válido também em nível ontológico, esse nível não é necessário para o fundamento filosófico da pesquisa em administração. Em administração, o comportamento excepcional, assim como objetivos, valores e crenças são inevitável parte do objeto de estudo. Não há como fugir da presunção do livre arbítrio. Isso porque a moderna ciência cognitiva não permite mais formulações que excluam a realidade das representações mentais. O caos determinístico não autoriza mais uma identidade imediata entre explicação e previsão. E também não se aceita mais a premissa da simplicidade do objeto de estudo. Nasceu e prospera a concepção sistêmica dos fenômenos da organização e administração. Em conseqüência, o determinismo, a priori, não é mais cientificamente aceitável como premissa de investigação.

    Abstract in English:

    This essay tries to argue in favor of free will in the dilemma that opposes it to determinism as a research assumption in management. Exceptional behavior, objectives, values, and believes are an inevitable part of management subject matter. There is no way off the assumption of free will. This comes out of modern cognitive science. It does not allow the exclusion of mental representations as real entities. Deterministic chaos also does not authorize an immediate identity between explanation and prevision. And the assumption of simplicity in the subject matter of management is not acceptable. A system concept of science was born and prospers. Thus, a priori determinism is not tenable anymore. But there is a reservation. The subject here is kept at the epistemological level. Even if valid at the ontological level, the reality of free will is not needed as a foundation for research in management.
  • Clima organizacional: uma análise de sua definição e de seus componentes Artigos

    Puente-Palacios, Kátia; Freitas, Isa Aparecida de

    Abstract in Portuguese:

    Um elemento de fundamental importância em relação à efetividade organizacional é o impacto que o clima exerce sobre o comportamento e desempenho dos indivíduos na organização. Contudo, apesar dos inúmeros estudos realizados, uma adequada compreensão dos seus componentes e características ainda não foi atingida. As conseqüências da falta de definição precisa do construto clima organizacional são, dentre outras: a) impossibilidade de comparação dos estudos realizados, b) dificuldade no estabelecimento dos principais preditores e conseqüentes, e c) imprecisão na análise da eficácia de ações de intervenção, implementadas nas organizações, a partir de diagnósticos de clima. Tendo em vista esse cenário, o presente trabalho tem por objetivo contribuir para a melhor definição do clima da organização, estabelecendo as características teóricas deste construto, assim como apontando os seus principais componentes. Tomando como base a definição dada por Koys e DeCotiis (1991), realizou-se uma análise teórica da extensão do conceito mediante a qual procura-se contribuir para a delimitação mais precisa do construto, bem como para a definição das dimensões que o compõem. O presente artigo encerra fazendo um alerta sobre a necessidade de estudos empíricos que permitam analisar a validade psicométrica da proposta apresentada pelas autoras.

    Abstract in English:

    A very important element with regard to the effectiveness of an organization is the impact the organizational climate has on the behavior and performance of its employees. However, despite the countless number of studies carried out, an adequate understanding of its components and characteristics has not yet been accomplished. Consequences of the failure of a precise definition of the construct organizational climate are, among other things: (a) the impossibility to compare studies carried out up to now; (b) difficulties in the identification of its principal predictors and consequences, and (c) inaccurateness in the analysis of intervention actions based on a diagnostic evaluation of an organization’s climate. Against the portrayed background the present study has as a goal to contribute to a better definition of organizational climate, establishing the theoretical characteristics of this construct and identifying its main components. Taking the definition of Koys and DeCotiis (1991) as a point of departure, a theoretical analysis was undertaken of the extension of the concept which pretends to contribute to a more precise delimitation of the construct and to a better definition of the dimensions that compose the construct. The present article finishes alerting to the necessity of empirical studies that permit to analyze the psychometric validity of the proposal presented by the authors
  • Expressão emocional no exercício da atividade empreendedora por mulheres Artigos

    Machado, Hilka Vier

    Abstract in Portuguese:

    As emoções são elementos centrais na conformação das identidades de empreendedores, as quais, por sua vez, orientam a ação gerencial. Em se tratando de empreendedoras, estudos têm apontado evidências de alguns traços predominantes no estilo de gestão, possivelmente associados à manifestação de emoções no exercício profissional. Apesar disso, não há estudos que abordem como foco central a expressão emocional de empreendedores. Sendo assim, este estudo foi realizado junto a 15 empreendedoras, a fim de conhecer a vivência emocional e o exercício do papel empreendedor, contribuindo, assim, para melhor compreensão da ação gerencial. Trata-se de um estudo exploratório e qualitativo, sendo que o instrumento de coleta de dados foi a entrevista aberta e os dados foram analisados com suporte do software Nvivus. Foram identificadas as seguintes formas de emoções na atividade gerencial: a) gerenciamento das emoções; b) a presença de emoções no exercício da atividade gerencial; c) a utilização da emoção no gerenciamento; d) as emoções e o estágio de desenvolvimento dos negócios; e) contra as emoções: em busca da racionalidade. No conjunto das categorias pode ser confirmada a presença de emocionalidade no processo de gerenciamento dos empreendimentos.

    Abstract in English:

    Emotional are central elements in the identity of entrepreneurs. When we talk about women entrepreneur, studies have discussed some predominant lines in their administration style, possibly linked with emotionality at the work. In spite of this, there is no studies focus on this subject. So, this study was developed with 15 women entrepreneur, in order to explore the entrepreneurs’ emotional meanings and the relationship with managerial activity. Its an exploratory and qualitative study, and the data were collected using open interview and data were analyzed using the software Nvivus. They spoke about the following forms of emotions in the managerial activity: a) management of emotions; b) the emotions in the management; c) the use of emotion in the management; d) emotions and the development level of businesses and finally, e) against emotions: in search of the rationality. To sum up the study concluded that emotionality is present in the management by women entrepreneurs
  • Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica Artigos

    Faria, Alexandre; Carvalho, José Luís F.S. de

    Abstract in Portuguese:

    Além de elevar a importância das organizações e da academia da administração, a globalização tornou evidente o teatro corporativo e as estratégias espetaculares. O quadro resultante é contraditório e ajuda a explicar as críticas mais recentes sobre a relevância do conhecimento acadêmico em estratégia. Por um lado, grandes corporações exigem que gerentes/administradores desempenhem funções estratégicas por meio do uso de conhecimento acadêmico que reproduz o discurso da administração científica; por outro, grandes corporações mobilizam estratégias espetaculares e exigem que seus gerentes/administradores desempenhem papéis que desafiam a hegemonia da administração científica. Por meio do conceito de representação social mostramos, aqui, como e porque a administração científica tornou-se hegemônica, e como e porque a dramaturgia pode contribuir para desafiá-la, ao invés de criar contradições para gerentes/administradores. Analisamos três tradições teatrais importantes no mundo das máscaras - o Topeng Pajegan balinês, a Commedia dell´Arte italiana e a arte circense dos palhaços - para mostrar como esse quadro de contradições pode ser atenuado.

    Abstract in English:

    Besides increasing the relative importance of organizations and the business academy the globalization also brought to the forefront the corporate theatre and the spectacular strategies. The resulting picture is contradictory and it helps explain the more recent critique on the relevance of academic knowledge in strategic management. On the one hand, large corporations demand that managers/administrators undertake strategic functions through the use of academic knowledge. On the other hand, large corporations mobilize spectacular strategies and demand that managers/administrators play roles that challenge the hegemony of scientific management. Drawing upon the concept of social representation this article shows how and why scientific management became hegemonic and how and why dramaturgy can challenge it rather than creating a contradictory scenario for managers/administrators. We analyse three important theatrical traditions related to the world of masks - Topeng Pajegan, Commedia dell’Arte, and the art of clowns - to show how the relevance crisis in strategic management can be hampered.
  • A mídia especializada e a cultura do management Artigos

    Wood Jr., Thomaz; Paula, Ana Paula Paes de

    Abstract in Portuguese:

    Neste artigo, procuramos contribuir para a caracterização e compreensão do fenômeno da literatura popular de gestão, que compreende livros e revistas produzidos pela mídia de negócios para consumo rápido dos leitores. Nós estudamos quatro revistas, sendo três produzidas no Brasil e uma internacional. Nosso objetivo é produzir um retrato sobre a orientação e o conteúdo deste tipo de literatura e mostrar que a mídia de negócios auxilia na popularização e legitimação da cultura do management. Para isto, utilizamos a Teoria da Convergência Simbólica e a Análise do Tema de Fantasia. Buscamos, assim, demonstrar que visões partilhadas em pequenos grupos sobre o management estão atingindo as organizações por meio da mídia de negócios, ajudando a consolidar a cultura do management.

    Abstract in English:

    In this paper, we aim to contribute to the understanding of the phenomenon of popular management literature, which includes books and magazines produced by the business media for rapid consumption by readers. We studied four magazines: three published in Brazil and one published abroad. Our objective is to depict the general orientation and content of this literature and to show how the business media catalyses the popularization and legitimization of the management culture. As investigative approach, we employed the Theory of Symbolic Convergence and Fantasy Theme Analysis. In doing so, we seek to portray how shared visions, created and enacted in small groups, are disseminated by the business media and reach larger audiences in organizations, helping to foster the management culture.
  • Dilemas culturais locais na absorção de tecnologias inovadoras Artigos

    Teixeira, Maria Gracinda Carvalho; Bessa, Eliane da Silva

    Abstract in Portuguese:

    O trabalho focaliza o processo de mudança tecnológica da atividade econômica de um grupo de pescadores localizado na Baía de Guanabara. As dificuldades e os dilemas enfrentados por eles na absorção de condutas inovadoras do ponto de vista técnico, as quais colocam em xeque formas de produção tradicionalmente desenvolvidas, têm sido pouco enfocados pela literatura concernente. O processo de mudança implicou na adoção de códigos de gestão ambiental e em novos procedimentos técnicos de produção que resultaram na transformação de uma produção econômica artesanal para uma semi-industrial. Por um lado, as exigências regulatórias ambientais, como o controle das condições físicas adequadas para garantir a qualidade do produto, foram bem aceitas e assimiladas pelo grupo social. No entanto, por outro lado, as resistências aos padrões técnicos propostos, aos novos arranjos institucionais e ao aprendizado coletivo dificultaram, de certo modo, o processo de transição, revelando os dilemas do grupo social em absorver plenamente o processo de mudança tecnológica.

    Abstract in English:

    This work focus on the process of technological change in the economic activity of a colony of fishermen in Guanabara Bay. The difficulties and the dilemmas they faced during the absorption of a innovative conduct from technical point of view which checkmated their traditional forms of production have been little studied in the literature. The technological change involved the adoption of new environmental management codes and new technical procedure which resulted in the transformation from a traditional form of production to a semi-industrial one. On the one hand, such regulations as the control of adequate environmental conditions to guarantee product quality were well accepted, and assimilated by the social group. On the other hand, resistance to the new technical proposal, new institutional arrangements, and to collective learning, hampered to a certain extent the transition process, bringing to light the dilemmas the social group had to overcome to absorb completely the process of technological change.
  • Democracia, participação e gestão social: desafios da construção dos programas de ação temática de uma organização não governamental Artigos

    Fleig, Daniel Gustavo; Oliveira, Luis Carlos Ferreira de Sousa; Brito, Mozar José de

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho procura discutir a gestão de organizações não governamentais (ONGs) sob a perspectiva dos movimentos sociais e de seu papel na consolidação da democracia participativa. Busca-se desvelar as influências do ambiente institucional e cultural na gestão de ONGs, particularizando os limites e alcances da gestão participativa na construção dos programas de ação temática do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM). Utilizou-se a abordagem interpretativa como perspectiva teórico-metodológica de investigação social, visto que, em determinados momentos (tempo e espaço), algumas reivindicações de verdade são mais adequadas que outras, fruto de um processo histórico de construção social da realidade. Em seus resultados, evidencia-se que os desafios inerentes à democracia - a questão da representatividade e da burocracia - fazem parte da gestão do CAA-NM. Por sua gestão ser participativa e por ser uma organização eminentemente política, inserida numa realidade complexa (desigualdades sociais e econômicas), enfrenta os desafios inerentes à legitimação das demandas sociais a partir da socialização política. Para tanto, procura criar canais de interlocução dos movimentos sociais com o mercado, Estado e a própria sociedade civil, buscando-se reduzir a assimetria de informação "social".

    Abstract in English:

    The purpose of this work is to discuss the administration of non-governmental organizations (NGOs) under the perspective of the social movements and their roles in the consolidation of participative democracy. It is intended to reveal the influences of the institutional and cultural environment in the administration of NGOs, emphasizing the limits and reaches of the participative administration as to the construction of the programs of thematic action of the Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA-NM). The interpretative approach was used as a theoretical-methodological perspective of social investigation, because at certain moments (time and space), some claims are more appropriate than at others, fruit of the historical process of social construction of reality. From their results, it is evident that inherent challenges to the legitimization of democracy - the question of the representation and of bureaucracy - are part of the administration of CAA-NM. For its administration to be participative and, for being an eminently political organization, to be inserted in a complex reality (social and economic inequality), it faces the inherent challenges to the legitimization of social demands starting from the political socialization. Because of this, it creates dialogue channels between the social movements and the market, state, and its own civil society, looking for to reduce the asymmetry of "social" information.
  • Análise das relações díades e proposta de um modelo de estratégia de valor aplicável no mercado imobiliário Artigos

    Giglio, Ernesto Michelangelo; Chang Junior,; Bazanini, Roberto; Machado Filho, Cláudio Antonio Pinheiro

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é analisar a estrutura das relações díades entre compradores e vendedores, exemplificada no mercado imobiliário residencial da cidade de São Paulo, e propor um modelo de estratégia de valor, utilizando os conceitos de relacionamento em estratégia e redes. O modelo segue a vertente do consumo em etapas, com as variáveis antecedentes - expectativas e representações sociais -, as variáveis presentes - confiança, interdependência e compartilhamento -, e as variáveis de saída - indicadores de satisfação e de continuidade da díade. O mercado imobiliário constitui um excelente campo de pesquisa, já que apresenta características de alto envolvimento e relacionamento entre os participantes, além de ser ideal para o desenvolvimento do conceito de rede. Foram entrevistados corretores e consumidores que haviam terminado de se encontrar num plantão de vendas, e os resultados mostraram que o modelo se manteve nas suas relações e apresenta perspectivas de aplicabilidade, uma vez que, compreendendo os acontecimentos na díade, é possível, na prática, criar táticas e ações conforme o valor para o consumidor.

    Abstract in English:

    The aim of this article is to analyze the structure of the dyadics relations between buyers and salespersons, with an example in the residential real estate business on the city of São Paulo and propose a model of value strategy, utilizing the concepts of relationship in strategy and networks. The model proposed follows the reasoning of consumption in phases, with the preceding variables- expectations and social representations, the present variables- confidence, sharing and interdependence, and the variables of exit - satisfaction indicators and continuity of the dyadic. The real estate constitutes an excellent field of research, since it presents characteristics of high involvement and relationship, furthermore being ideal for the development of the concept of network. Realtors and consumers that had just met in a sales situation were interviewed and the results showed that the model stood true in its relations and it presents applicability perspectives, once that, understanding the events in dyadic it is possible to, in the practical field, create tactics and actions due to consumer’s value.
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