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Organizações & Sociedade, Volume: 23, Número: 76, Publicado: 2016
  • Organizações & Sociedade, O&S Artigo

    Rigo, Ariádne Scalfoni; Cabral, Sandro
  • O “sagrado instituído” e os “deuses sonhados”: organização missionária e outras metáforas organizacionais Artigo

    Borges, Jacquelaine Florindo; Enoque, Alessandro Gomes; Borges, Alex Fernando

    Resumo em Português:

    Resumo Nesta pesquisa, nós analisamos as imagens organizacionais presentes no imaginário de 25 proprietários-gestores de organizações que produzem e/ ou comercializam artigos religiosos de religiões institucionalizadas: católica, espírita, evangélica, umbanda. Essas organizações estão localizadas em quatro cidades da região do Triângulo Mineiro. Para a coleta e a análise dos dados foram utilizadas a técnica de entrevista estruturada e o método de análise de conteúdo. A pesquisa está fundamentada em ontologia e epistemologia interpretativistas. A abordagem teórica é orientada por estudos da sociologia e da história das religiões e estudos sobre metáforas. Nos resultados, nós analisamos a metáfora da organização missionária como um conglomerado de imagens da organização e exploramos as relações entre pensamento, linguagem e as formas de ação do sagrado (Deus) sobre o profano (a organização e a gestão da organização).

    Resumo em Inglês:

    Abstract We analyzed the organizational images present in the imagination of 25 owner-managers of organizations that produce and/or sell religious articles of institutionalized religions: Catholic, Spiritualist, Evangelical and Umbanda. These organizations are located in four cities of the Triângulo Mineiro region. For the collection and analysis of data, we used the structured interview technique and the content analysis method. The research is based on interpretive ontology and epistemology. The theoretical approach is guided by sociology and history studies of the religions, and metaphor studies. In the results, we analyzed the missionary organization metaphor as a conglomerate of images of the organization and we explored the relationship between thought, language and the action modes of the sacred (God) on the profane (the organization and its management).
  • Para além dos critérios econômicos do trabalho de baixa renda no Brasil Artigo

    Silva, André Luis; Freitas, Maria Ester de

    Resumo em Português:

    Resumo O que sabemos sobre o trabalho e o trabalhador de baixa renda no Brasil? Provavelmente, o critério econômico será utilizado para auferir a resposta mais objetiva: o nível de renda que possuem. Sozinha, essa resposta negligencia que trabalhos dessa natureza são realizados por certos grupos de trabalhadores que dificilmente ascendem à outra realidade, em face de uma série de precondições sociais que podem tornar a precarização do trabalho algo precoce e durável em suas vidas. Neste ensaio teórico, refletimos sobre as limitações dos critérios econômicos para o debate sobre o trabalho de baixa renda nos estudos organizacionais brasileiros. Apresentamos, como resultado, suas implicações para a prática da pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract What we know about the low-wage work and the low-wage worker in Brazil? Probably the economic criterion will be used to derive a more objective response: the level of income what they have. Alone, this response neglects that low-wage work is performed by a certain workers group that have many problems to access another labour reality, in the face of a series of social preconditions that make the precariousness of work into something premature and durable in their lives. In this theoretical essay, we reflect on the limitations of economic criteria for the debate on the work of low-income Brazilians in organizational studies. As a result, we indicate some implications for research practice.
  • Contribuições do organizar (organizing) para os Estudos Organizacionais Artigo

    Duarte, Márcia de Freitas; Alcadipani, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo Ancorado em um estilo de pensamento pós-moderno, este artigo fomenta uma discussão acerca dos processos de organizar (organizing), como uma abordagem que lança um novo olhar sobre as organizações e seus fenômenos, os quais passam a ser compreendidos como realizações, como resultados de processos heterogêneos contínuos e precários que, por estarem em constante produção, geram uma aparente estabilidade. Apresentamos a noção do organizar, suas origens, algumas perspectivas sobre o tema e quais seriam suas possíveis contribuições e implicações para o campo dos Estudos Organizacionais (EO), em termos de prática de pesquisa e ensino. Concluímos que a perspectiva do organizar pode contribuir para a desnaturalização da noção de organização enquanto estrutura rígida, homogênea e não problemática, alinhando-se também à discussão acerca da predominância das metanarrativas organizacionais. Assim, o organizar se apresenta como uma alternativa para o estudo das organizações e suas complexidades, gerando reflexões e esforços em termos de ensino e pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Based on a postmodern style of thought, this article encourages a discussion about the processes of organizing as an approach that takes a fresh look at the organizations and its phenomena, which are to be understood as achievements, as results of heterogeneous, continuous and precarious processes which, for being in constant production, generate an apparent stability. We seek to present the notion of organizing, its origins, some of its perspectives and what could be their potential contributions and implications for the field of organizational studies, in terms of research and teaching practice. We conclude that organizing can contribute to the denaturalization of the notion of organization as rigid, homogeneous and unproblematic structure. It is also aligned to the discussion about the prevalence of organizational metanarratives. Thus, organizing is presented as an alternative to the study of organizations and their complexities, generating ideas and efforts in terms of teaching and research.
  • A agência a partir da Teoria Ator-Rede: reflexões e contribuições para as pesquisas em administração Artigo

    Camillis, Patricia Kinast De; Bussular, Camilla Zanon; Antonello, Claudia Simone

    Resumo em Português:

    Resumo A Teoria Ator-Rede (TAR) provoca os leitores a desenvolverem diferentes olhares, a partir da redefinição da noção de social, que retorna às suas raízes, possibilitando novamente o estabelecimento de conexões. Para Latour (2005), a sociedade, longe de ser o contexto no qual todas as coisas são enquadradas, é interpretada como um dos inúmeros elementos que se conectam e, assim, para Law (1992), é provável que a maior parte de nossas relações seja mediada pela materialidade. O que seria das organizações se não fosse a presença da materialidade? Dentre as várias noções e conceitos abordados pela TAR, optamos por debater a noção de agência dos atores (actantes), que busca a não dicotomização entre os elementos humanos e não humanos. Nosso propósito é identificar e discutir contribuições da TAR para os estudos organizacionais no que se refere à agência relacionada ao não humano, sem menosprezar o humano e com um olhar atento às relações. Assim, a forma que encontramos para “mostrar a agência dos não humanos” foi evidenciar (por meio das descrições e análises de pesquisa) suas relações com os humanos e o quanto essas relações constituem um ao outro, por meio de trechos de dois estudos desenvolvidos no campo da administração. A TAR ajuda, portanto, a atribuir as ações a um número maior de actantes. Discutir questões sobre agência está diretamente relacionado ao estabelecimento de conexões que a TAR preconiza. É nas conexões de elementos heterogêneos que a agência torna-se “capturável” ao pesquisador.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Actor-Network Theory (ANT) leads readers to develop different looks, from the redefinition of the notion of social, which returns to its roots, again allowing the establishment of connections. For Latour (2005) society, far from the context in which all things are framed, is interpreted as one of several elements that connect. It is likely claims Law (1992), most of our relations is mediated by the materiality. What organizations would be if not for the presence of materiality? Among the several notions and concepts covered by the ANT, we chose to discuss the notion of agency actors (actants), which seeks no-dichotomy between human and non-human elements. Our purpose in this article is then to identify and discuss contributions to the ANT organizational studies addressing the agency related to the non-human, without ignoring the human and with a watchful eye to relationships. So, the way we've found to “show the Agency of non-humans” was evidence (through the descriptions and analyses of research) their relationship with humans and how these relationships provide each other, through excerpts from two studies developed in the field of Management. The TAR therefore help to assign actions to a greater number of actantes. Discuss questions about agency is directly related to the establishment of connections that the TAR advocates. It is the connections of heterogeneous elements that the agency becomes “capturable” the researcher.
  • A hermenêutica crítica e estudos em marketing: aproximações e possibilidades Artigo

    Viana, Marcelo Ferreira; Costa, Américo Pierangeli; Brito, Mozar José de

    Resumo em Português:

    Resumo Este ensaio tem por objetivo contribuir para uma reflexão sobre a formação, geração e evolução do conhecimento em marketing sob a luz da hermenêutica crítica. Trata-se de uma análise em que os autores vislumbram novas possibilidades de estudos críticos nesse campo das ciências sociais. Argumenta-se que a abordagem epistemológica da hermenêutica crítica fornece um arcabouço teórico-metodológico para o avanço dos estudos críticos em marketing, na medida em que se concentra em pressuposições interpretativas de base filosófica e sociológica. Evidencia-se, dessa forma, que a hermenêutica crítica é apontada como uma forma de análise e de reflexão crítica no ensino do marketing, uma vez que contribui para a interpretação e para os processos menos procedimentais e mais reflexivos. Assim, se avança na discussão de que a lente hermenêutica no marketing pode aparecer no momento em que esse campo se percebe mais desbastado e ao mesmo tempo em que a mobilidade de comportamentos ganha velocidades diferenciadas em relação a concepções passadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims to contribute to a reflection on the formation, generation and development of knowledge in marketing in light of critical hermeneutics. This is a review in which the authors envision new possibilities of critical studies in the field of social sciences. It is argued that the epistemological approach to critical hermeneutics provides a theoretical and methodological framework for the advancement of critical studies in marketing in that it focuses on interpretive assumptions of philosophical and sociological basis. It is evident, therefore, that the hermeneutic criticism is seen as a form of analysis and critical reflection on the marketing education, since this contributes to interpretation and less procedural and more reflective processes. Thus, it is advancing in the discussion that hermeneutic lens marketing may appear when this field is perceived more chopped and at the same time the mobility behavior gains at different speeds in relation to past designs.
  • O que é legitimidade organizacional? Artigo

    Rossoni, Luciano

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, revisitamos o conceito de legitimidade organizacional a partir do resgate de seu caráter estrutural, assim como da elucidação de seu vínculo com os princípios mais enraizados na sociedade. Para tanto, primeiramente levantamos as origens do conceito, desenvolvendo definições acerca de seu uso. Depois, descrevemos as diferentes dimensões da legitimidade organizacional, comparando a perspectiva de vários autores. Na sequência, discutimos as questões relacionadas aos níveis de análise, aos objetos e também às origens da legitimidade. Concluímos este ensaio apontando as consequências e as implicações da legitimidade, inclusive para a sobrevivência e desempenho organizacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper, we revisited the concept of organizational legitimacy by rescuing its structural character and elucidating its link with the principles most rooted in society. In order to do so, first we raised the origins of the concept, developing definitions of its use. Then we described the different dimensions of organizational legitimacy, comparing the perspectives of various authors. Following, we discussed issues related to its levels of analysis, to the objects and also to the sources of legitimacy. Finally, we conclude this essay pointing out the consequences and implications of legitimacy, including the organizational survival and performance.
  • Socialização e afetividade no processo de inclusão digital: um estudo etnográfico Article

    Bolzan, Larissa Medianeira; Löbler, Mauri Leodir

    Resumo em Português:

    Resumo Ao considerar as muitas transformações sociais protagonizadas pela evolução tecnológica e a atual produção científica sobre o tema inclusão digital, esta pesquisa apresenta os bastidores do processo de inclusão digital, compreendendo a descrição do processo de aprendizagem sobre as tecnologias de informação e comunicação, a identificação de fatores que implicam no processo e a verificação dos efeitos individuais no processo de inclusão digital de adolescentes, jovens, adultos e idosos, no contexto de três ações de inclusão digital. Os resultados foram explorados a partir de um estudo etnográfico. Como evidências, destaca-se a inclusão digital como ferramenta para a inclusão social e o impacto dos efeitos sociais e afetivos na inclusão digital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract When considering the many social changes lead by technological developments and the current scientific production regarding digital inclusion topic, this research presents the backstage of the digital inclusion process, comprising the description of the process of learning about information technology and communication, the identification of factors that involve in the process and the verification of the individual effects in the digital inclusion process of teenager, young, adults and elderly, in the context of three digital inclusion actions. Results were explored through an ethnographic study. As evidence, one can highlight the digital inclusion as a tool to provide social inclusion and affective and social impacts on digital inclusion.
  • Articulação política na avaliação da inclusão financeira promovida pelo Banco Central do Brasil Artigo

    Andrade, Marcelo Machado Teixeira de; Diniz, Eduardo H.

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa a relação entre (i) as atividades de articulação política desenvolvidas para a obtenção dos dados e informações necessários para avaliar uma política pública e (ii) a disponibilidade (ou indisponibilidade) desses dados e informações. A política em foco foi a de inclusão financeira liderada pelo Banco Central do Brasil (BC) no período de 2009 a 2012, tendo-se utilizado a abordagem metodológica do estudo de caso. Descreveram-se as principais iniciativas de inclusão financeira promovidas pelo BC no período, assim como as atividades de articulação política motivadas, direta ou indiretamente, para a obtenção dos referidos dados e informações. Concluiu-se que tais atividades contribuíram destacadamente na obtenção desses dados e informações.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the relationship between (i) political articulation activities created to obtain data and information necessary to evaluate a public policy and (ii) the availability (or unavailability) of such data and information. We studied the financial inclusion policy conducted by the Central Bank of Brazil (BC) from 2009 to 2012 as a case study. The main financial inclusion initiatives related to this policy and promoted by BC in the period are described, as well as the political articulation needed, directly or indirectly, to obtain such data and information. The article concludes that political articulation activities contribute significantly to obtain data and information to evaluate a public policy.
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