Acessibilidade / Reportar erro
Organizações & Sociedade, Volume: 25, Número: 86, Publicado: 2018
  • Estudos baseados na prática: possibilidades metodológicas para pesquisas em estudos organizacionais Artigos

    Pimentel, Ricardo; Nogueira, Eloy Eros da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo No artigo discutimos uma proposta metodológica para estudos baseados na prática (EBP), visando ampliar as possibilidades teóricas e empíricas no campo dos estudos organizacionais. A partir do conceito de prática de Schatzki, discutimos sua base fenomenológica, bem como a possibilidade de integrar as diversas dimensões da prática expressas na diversidade de abordagens, identificadas na revisão de seis edições especiais de periódicos europeus sobre o tema. Nossa proposição é a adoção de uma imersão baseada na fenomenologia como método e na etnografia como estratégia de pesquisa, que permita a ampliação do envolvimento do pesquisador na prática estudada. Nós propomos, ainda, a adoção de técnicas de pesquisa que ampliem a capacidade de descrição, representação e compreensão dessa prática, especialmente em estudos de fenômenos sociais como poder, agência, aprendizagem organizacional entre outros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this paper we discuss a methodological proposal for practice-based studies (PBS), aiming to expand the theoretical and empirical possibilities in the field of organization studies. Based on Schatzki's concept of practice, we discuss its phenomenological basis, as well as the possibility of integrating the various dimensions of practice expressed in the diversity of approaches identified in the review of six special issues of European journals on the subject. As a method, we propose a phenomenology-based immersion, and ethnography as a research strategy, that allows for the expansion of the researcher's involvement in the practice being studied. We also offer for consideration the adoption of research techniques that enhance the ability to describe, represent and understand this practice, especially in studies of social phenomena such as power, agency, organizational learning, among others.
  • Prática docente no ensino de administração: analisando a mediação da emoção Artigos

    Canopf, Liliane; Appio, Jucélia; Bulgacov, Yára Lúcia Mazziotti; Camargo, Denise de

    Resumo em Português:

    Resumo Considerando a emoção imprescindível na constituição do psiquismo e como mediadora inseparável da ação/cognição, acredita-se que ela é uma das condições essenciais no processo significativo de ensino-aprendizagem, que contribua na superação da razão instrumental dominante nos cursos de administração rumo a uma prática docente mais sensível. Com uma abordagem qualitativa, de caráter construtivo-interpretativo, a unidade de análise foi a prática docente de um curso de Administração de uma universidade federal brasileira. A prática, calcada no cotidiano, onde o singular é legítimo para produção de conhecimento científico (REY, 2005), foi concebida a partir da abordagem histórico-cultural. A pesquisa sustentou-se em um processo dialógico, com aplicação do método da autoconfrontação simples, com entrevistas e notas de campo. Os resultados apoiaram a tese da emoção como mola propulsora do processo significativo de ensino-aprendizagem, sustentada pelo pressuposto teórico de que a emoção é a “gênese e sustentação da atividade humana e construtora de sentido” (CAMARGO, 2012, p. 1).

    Resumo em Inglês:

    Abstract Considering emotion to be indispensable in the constitution of the psyche and as an inseparable mediator of action / cognition and of a meaningful teaching-learning process, emotion is hypothetically considered as one of the essential conditions for overcoming purely instrumental reason, which is dominant in Management undergraduate programs, and for nourishing a more sensible reason that incites critical and reflective attitudes, as well as a more plural way of facing reality. By means of a qualitative approach, of a constructive-interpretative nature, the importance of the mediation of emotion in the teaching-learning process was investigated. The unit of analysis consisted of the teaching practice in a Management undergraduate course in a Brazilian federal university. The practice, based on daily activities, where an individual’s singularity is legitimate for building up scientific knowledge (REY, 2005), was conceived through the cultural-historical approach. The research was based on a dialogic process, with the employment of simple self-confrontation method, interviews and field notes. The results support the proposition that emotion as a propeller of a meaningful process of teaching and learning, underpinned by the theoretical presupposition that emotion is the “genesis and support of human activity and construction of meaning (CAMARGO, 2012, p. 1).
  • Clima e comportamentos de aprendizagem grupal Artigos

    Onça, Silvania da Silva; Bido, Diógenes de Souza; Carvalho, Adriana dos Santos Caparróz

    Resumo em Português:

    Resumo Há um aumento do reconhecimento por parte das organizações da necessidade de reestruturar o trabalho em torno de equipes, proporcionando oportunidades para os membros aprenderem com os colegas por meio do diálogo e discussão. Este estudo teve como objetivo definir e operacionalizar o clima para a aprendizagem grupal (CAG) como um preditor dos comportamentos de aprendizagem grupal. CAG foi definido e operacionalizado como uma variável latente de segunda ordem com sete dimensões, de modo a obter validade de conteúdo, convergente e discriminante. A hipótese foi testada a partir de uma amostra de 217 trabalhadores que atuam em equipe, em uma organização de desenvolvimento e treinamento para o uso de softwares. A modelagem de equações estruturais revelou que o CAG tem forte relação com os comportamentos de aprendizagem grupal. Assim, a promoção de um CAG requer que a equipe perceba que tem: apoio da gestão; tempo suficiente para realizar o trabalho e aprender; controle sobre eventos organizacionais, possiblidade de iniciar uma ação e tomar decisões; oportunidades de aprender com os especialistas; acesso fácil a informações e orientações escritas e sentimento geral de satisfação com o local de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract There is increased recognition by the organizations of the need to restructure work around teams, thus providing opportunities for members to learn from colleagues through dialogue and discussion. In this study, our purpose was to define and to operationalize the group learning climate (GLC) as a predictor of the group learning behavior. We defined and operationalized GLC as a second order latent variable with seven dimensions, in order to obtain content validity, both convergent and discriminant. We tested this hypothesis with a sample of 217 workers who work as a team in an organization that develops software and provides training courses in software use. The structural equation modeling showed that the GLC has a strong correlation with the group learning behavior. Thus, the promotion of the GLC requires that the team realize that they have: management support; enough time to do the work and learn; control over organizational events; the possibility to initiate action and make decisions; opportunities to learn from experts; easy access to information and written guidelines, and a general feeling of satisfaction with the workplace.
  • Anacronismo conceitual e construção social do conhecimento em estudos organizacionais: uma análise a partir da história conceitual Artigos

    Vizeu, Fabio; Matitz, Queila Regina Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho propõe a utilização dos pressupostos teórico-metodológicos da História Conceitual de Koselleck como base para análise do anacronismo conceitual em estudos organizacionais. Ilustrativamente, descrevemos um exemplo do modo como estudiosos podem incorrer em erro ao negligenciar mudanças semânticas relacionadas a determinado conceito e, desse modo, gerar um tipo de anacronismo como efeito da utilização de conceitos polissêmicos e historicamente determinados para definir fenômenos e contextos contemporâneos. Para tanto, os significados originais atribuídos por Taylor ao conceito de ‘organização’ - levantados a partir do método onomasiológico e semasiológico - foram comparados à sua interpretação por sociólogos funcionalistas na década de 1960. Esperamos, por meio da discussão aqui apresentada, prevenir futuras distorções causadas por anacronismo na interpretação de conceitos científicos, em particular no campo das ciências sociais e de estudos organizacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract With this study, we propose the use of Koselleck's Conceptual History theoretical and methodological assumptions as a basis for critical analysis of conceptual anachronism in the Social Sciences and Organization Studies. Illustratively, we describe an example of how scholars may incur in error by neglecting semantic changes related to a particular concept and, thereby, generate a kind of anachronism as an effect of the use of polysemic and historically determined concepts to define contemporary phenomena and contexts. Therefore, the original meanings assigned by Frederick Taylor to the concept of 'organization' were gathered using onomasiologic and semasiologic analysis. Then, they were compared to the interpretations of functionalist sociologists in the 1960s. We hope, through the discussion presented, to prevent further distortions caused by anachronism in the interpretation of scientific concepts, particularly in the fields of Social Sciences and Organization Studies.
  • A ideologia da arquitetura e da literatura moderna no Estado Novo Artigos

    Xavier, Wescley Silva

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo desse ensaio teórico é resgatar o desenvolvimento da arquitetura e da literatura moderna e seus laços indissolúveis com os grupos de poder político e econômico, com consequências diretas sobre a sociedade brasileira e sobre a própria ideia de Brasil. A relação tríplice aqui estabelecida - política, econômica e cultural - se dá a partir de um movimento dialético em que o sentido ideológico imputado no Estado Novo remete à ideia de uma nação progressista que rompesse tanto com os traços de uma oligarquia agrária como com a dependência externa, no plano econômico e político. Como resultado, observou-se a inocuidade de qualquer tentativa de deslocar o centro e fazer convergir o que era periférico do ponto de vista econômico e social, sendo a arquitetura e a literatura conservadoras em qualquer tentativa de superar seus objetos de crítica social. No caso da arquitetura, seu conservadorismo se dá na aproximação do poder político como forma de se estabelecer como a verdadeira arquitetura brasileira. Na literatura, observamos mudanças restritas ao plano estilístico, ficando em segundo plano o caráter ideológico da transformação.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This essay aims to retrieve the development of modern architecture and modern literature and their indefeasible ties with political and economic power groups, which had direct impacts on Brazilian society and on the very self-image of Brazil. The triple relationship established here - political, economic and cultural - comes from a dialectical movement in which the ideological meaning of the “Estado Novo” (the Brazilian Third Republic) presents the idea of a progressive nation that would break with agrarian oligarchic vestiges as well as with external dependence, both on the political and economic fields. As a result of this process, we point out the innocuousness of the attempts to displace the centre and to renew economic and social characteristics taken as peripheral. The movement was not able to create a convergence around modern meanings, and literature and architecture remained strongly conservative in their attempts of critically overcoming the social critic. Conservatism in architecture is noted for its rapprochement with political power as a way to establish itself as the legitimate Brazilian architecture. In literature, the changes were restricted to style, setting aside ideological transformations.
  • Competências docentes para o ensino superior em administração: a ótica dos graduandos de três universidades da Bahia Artigos

    Souza-Silva, Jader Cristino de; Paixão, Roberto Brazileiro; Silva, Ana Paula da; Alves, Marcus Vinícius Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo Fruto de uma pesquisa mais ampla sobre docência superior no campo da Administração, este artigo buscou identificar quais as competências que compõem o perfil do professor excelente na área de Administração na ótica dos próprios estudantes de graduação em Administração. A pesquisa adotou uma abordagem qualiquantitativa, utilizando-se do Discurso do Sujeito Coletivo como estratégia de análise dos dados. O material empírico foi coletado junto a 87 estudantes de graduação de três universidades da Bahia. A partir da análise do material empírico, identificou-se 44 competências caracterizadoras do professor excelente na área de Administração, embora somente 22 delas foram mais profundamente analisadas devido ao quesito representatividade. Convém ressaltar que tais competências corroboram as pesquisas anteriores sobre o tema (MARSH, 1991; FRIEDMAN, 1999; LOWMAN, 2007; PAN et al., 2009; DELANEY et al., 2010) e, em certa medida, acrescentam detalhes a partir da apresentação dos discursos coletivos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract As the result of wider research on higher education teaching in the field of Administration, this article sought to identify the competencies that make up the profile of the excellent professor in the area of Management from the perspective of undergraduate students in Business Administration. The research adopted a qualitative and quantitative approach, using the Collective Subject Discourse as a strategy for data analysis. The empirical material was collected from 87 undergraduate students from three universities in the state of Bahia. Based on the analysis of the empirical material, we identified 44 characteristics that characterize the outstanding teacher in the Administration area, although only 22 factors were further investigated due to their representation. It is worth noting that such factors corroborate previous research on the topic (MARSH, 1991; FRIEDMAN, 1999; LOWMAN, 2007; PAN et al, 2009; DELANEY et al., 2010) and, to some extent, add details arising from the presentation of collective discourses.
  • O deficiente visual e a escola: um estudo etnográfico sob a perspectiva da pesquisa transformativa do consumidor Artigos

    Coelho, Pedro Felipe da Costa; Abreu, Nelsio Rodrigues de

    Resumo em Português:

    Resumo A finalidade desta pesquisa foi analisar o consumo de serviços educacionais durante o ensino fundamental por deficientes visuais. Baseada na Pesquisa Transformativa do Consumidor, a investigação etnográfica foi desenvolvida numa ONG que atua na educação de alunos com deficiência visual. Os dados foram coletados por meio de 16 entrevistas narrativas com alunos do ensino fundamental, seis entrevistas em profundidade com gestores e professores da ONG Lar e cinco com responsáveis desses alunos, além de sete meses de observações participantes. Os resultados apontam que os colegas da escola, os professores, os gestores escolares e as ONGs que atuam com deficientes visuais são atores que interferem diretamente no comportamento de consumo dos sujeitos de pesquisa, sendo capazes de contribuir ou inibir o bem-estar subjetivo dos alunos. Além disso, a impotência diante da cobrança de taxas abusivas e a ausência de materiais didáticos adequados são características do contexto investigado que acentuam o estado de vulnerabilidade.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this piece of research was to analyze the consumption of educational services during elementary education by visually impaired people. Based on Transformative Consumer Research, the ethnographic research was developed in a NGO which is engaged in the education of students with visual impairment. The data were collected via 16 narrative interviews with elementary school students, six in-depth interviews with managers and teachers of the Lar NGO, five interviews with relatives of these students, and seven months of participant observation. The results indicate that the schoolmates, teachers, school managers and NGOs that work with visually impaired people interfere directly in the consumption behavior of the subjects, being able to contribute or inhibit the subjective well-being of the students. In addition, the powerlessness before unfair taxes and the lack of adequate teaching materials are characteristics of the investigated context that accentuate the vulnerability state.
  • As Influências Raciais na Construção do Campo Etnográfico: Um estudo multissituado no Contexto Brasil-Canadá Artigos

    Oliveira, Josiane Silva de

    Resumo em Português:

    Resumo A predominância do mito do etnógrafo assexuado e não racializado, já debatido na área da Antropologia, fez com que em muitos estudos etnográficos a busca pela neutralidade de desenvolvimento do trabalho de campo silenciasse como questões de gênero e de raça, por exemplo, influenciam o desenvolvimento de pesquisas nas organizações. No intuito de contribuir para sanar essa limitação teórica e empírica dos estudos, o objetivo deste artigo é discutir as influências das relações raciais na construção do campo etnográfico. Para tanto, destacamos o processo de construção de um estudo etnográfico multilocalizado realizado no contexto organizacional do circo contemporâneo. A pesquisa, realizada entre os anos de 2011 e 2013 no Brasil e no Canadá, enfatiza a construção da pesquisadora em termos de raça nos contextos estudados, ressaltando como questões culturais locais dos diferentes países influenciaram a entrada da pesquisadora em campo, o acesso a informações, e, consequentemente, o desenvolvimento da etnografia no campo organizacional estudado. Como contribuição aos estudos organizacionais, debatemos que as pesquisas qualitativas nas organizações não podem ser pensadas com base na neutralidade do/a pesquisador/a no trabalho de campo e que as relações raciais influenciam os modos de condução das etnografias organizacionais, inclusive em contextos transnacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The predominance of the myth of the asexual, non-racialized ethnographer, long debated in the scope of Anthropology, has led many ethnographic studies to search for neutrality in the fieldwork, thus silencing how matters of gender and race, for example, influence the development of research in organizations. Aiming to contribute to tackle this theoretical and empirical limitation, the objective of this paper is to discuss the influences of race relations on the ethnographic fieldwork structure. For this purpose, we emphasize the process of building a multi-sited ethnographic study carried out in the organizational context of the contemporary circus. The study was carried out between the years of 2011 and 2013 in Brazil and Canada and emphasizes the development of the researcher in terms of race issues in the contexts studied by stressing how the different countries’ local cultural questions influenced her introduction in the field, her access to information and, consequently, the elaboration of the ethnography in the organizational field studied. As a contribution to organization studies, we argue that qualitative surveys carried out in organizations cannot be elaborated based on the supposed neutrality of the researcher in the fieldwork, and that race relations influence how organizational ethnographies are conducted, which includes transnational contexts.
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br