Sumário
Organizações & Sociedade, Volume: 32, Número: 113, Publicado: 2025Organizações & Sociedade, Volume: 32, Número: 113, Publicado: 2025
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Artigo Administração do Desenvolvimento e a Expansão do Ensino do Management no Contexto Brasileiro: um estudo a partir da trajetória do curso de Administração da UESB Oliveira, Samuel Santos Santos, Elinaldo Leal Santana, Weslei Gusmão Piau Resumo em Português: Resumo O processo histórico de implantação, difusão e transformações dos cursos de Administração no Brasil é uma temática que ainda merece destaque. O ensino do management (gestão) é um campo acadêmico e profissional em constante evolução, influenciado por tendências globais, por desafios locais e por dinâmicas econômicas e geopolíticas. Um dos exemplos é o (re)surgimento da Administração do Desenvolvimento (AD), um subcampo da Administração que tem por finalidade estudar a gestão das relações sociais de produção, distribuição e consumo, em países, regiões, lugares e/ou organizações, de modo a garantir o bem-estar da sociedade (Santos et al., 2018). Este artigo tem como objetivo estabelecer o nexo entre a Administração do Desenvolvimento e a expansão do ensino do management no contexto brasileiro, a partir de uma análise decolonial do pensamento administrativo, com ênfase na trajetória do Curso de Administração da UESB. Trata-se de um estudo qualitativo aplicado à trajetória de um Curso de Administração no interior do Estado da Bahia. A pesquisa apoia-se em entrevistas semiestruturadas, registros documentais e análise de conteúdo, com suporte do software Atlas.ti 23. Por fim, os resultados revelam que a AD continua a promover a expansão da ideologia do management, reforçando um discurso que contrapõe “nós” – desenvolvidos, civilizados e administradores – a “eles” – subdesenvolvidos e administrados.Resumo em Inglês: Abstract The historical process of implementation, diffusion, and transformation of Administration courses in Brazil is a subject that still deserves attention. The teaching of management is an academic and professional field in constant evolution, influenced by global trends, local challenges, and economic and geopolitical dynamics. One example is the (re)emergence of Development Administration (DA), a subfield of Administration that aims to study the management of social relations of production, distribution, and consumption in countries, regions, places and/or organizations, in order to ensure the well-being of society (Santos et al., 2018). This article aims to establish the connection between Development Administration and the expansion of management education in the Brazilian context, based on a decolonial analysis of administrative thought, with emphasis on the trajectory of the Administration Course at UESB. This is a qualitative study applied to the trajectory of an Administration Course in the interior of the State of Bahia. The research relies on semi-structured interviews, documentary records, and content analysis, supported by Atlas.ti 23 software. Finally, the results reveal that DA continues to promote the expansion of management ideology, reinforcing a discourse that contrasts "us" – developed, civilized, and administrators – with "them" – underdeveloped and administered. |
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Artigo Pós-estruturalismo e o Grau Zero da Organização: implicações para os Estudos Organizacionais Cavalcanti, Maria Fernanda Rios Resumo em Português: Resumo Este estudo aborda a posição epistemológica do pós-estruturalismo nos Estudos Organizacionais (EOR), fazendo um contraponto com o pós-modernismo e o estruturalismo, e ilumina suas implicações metodológicas significativas. A pesquisa se aprofunda na ambiguidade em distinguir pós-estruturalismo e pós-modernismo, realçando a ruptura epistemológica do pós-estruturalismo com o estruturalismo. Destacamos a escassez de referências ao estruturalismo nas análises pós-estruturalistas, um ponto chave na literatura. Ao aplicar a noção de 'grau zero', conceito utilizado de Deleuze e Cooper, deciframos a peculiaridade epistemológica do pós-estruturalismo, sublinhando sua relevância no âmbito dos EOR. O artigo também identifica e discute temas emergentes nesse campo, fornecendo diretrizes para futuras investigações. Esta análise contribui substancialmente para o progresso dos estudos organizacionais, oferecendo importantes insights dessas complexas abordagens. Isso é particularmente pertinente no contexto brasileiro, onde a pesquisa empírica fundamentada no pós-estruturalismo ainda está em uma fase incipiente e busca consolidar sua legitimidade.Resumo em Inglês: Abstract The present study addresses the epistemological position of post-structuralism in Organizational Studies (OS), which goes against post-modernism and structuralism, and sheds light on its significant methodological implications. The research deepens into ambiguity to differentiate post-structuralism from post-modernism by highlighting post-structuralism’s epistemological rupture with structuralism. Scarcity of structuralism references in post-structuralist analyses is pointed out as key element in the literature. Post-structuralism epistemological peculiarity was disclosed by applying the concept of 'zero degree' by Deleuze and Cooper, and it was done by underlining its relevance at OS scope. The article also identifies and discusses emerging topics in this field by providing guidelines for future research. This analysis substantially helps improving organizational studies by providing important insights into these complex approaches. This statement is particularly relevant for the Brazilian context, where post-structuralism-based empirical research remains in its early stages and seeks to consolidate its legitimacy. |
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Artigo Ideias, Crenças e Discursos: a Disputa de Empreendedores Políticos e Coalizões de Defesa na Política Brasileira de Agrotóxicos Duarte, Raoni Fonseca Viera, Diego Mota Valente, Ana Cláudia de Souza Resumo em Português: Resumo A presente pesquisa analisou como as coalizões de defesa disputaram por maior influência na política brasileira de agrotóxicos ao longo de 20 anos, entre 1999 e 2018. Foi estabelecido como premissa que as mudanças nas políticas públicas são efetivadas por meio de alterações nas instituições, entendidas como as regras do jogo, propondo-se uma abordagem teórica que articula o Advocacy Coalition Framework, o Novo Institucionalismo Discursivo e o Modelo de Mudança Institucional Gradual e Transformativa. A partir de busca na literatura e análise de documentos, com ênfase na utilidade de notas taquigráficas de reuniões e audiências públicas em comissões parlamentares e intervenções dos parlamentares no Congresso Nacional, os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo a partir de categorias definidas a priori. Mapeou-se 416 agentes individuais e organizacionais, constituindo três coalizões de defesa, definidas a partir de ideias compartilhadas: agroprodutivistas, agroecologistas e tecnocratas. Também foi caracterizada a atuação de empreendedores políticos, institucionais e policy brokers vinculados às coalizões de defesa nesse período. Por fim, analisando os eventos-chave em uma linha do tempo, foram descritas as estratégias discursivas, os comportamentos e os tipos de mudança institucional gradual e transformativa adotadas por cada coalizão de defesa. Os achados permitem inferir que houve interesse dos empreendedores, como agentes representativos das coalizões, em promover mudanças no escopo da política de agrotóxicos e das instituições que a condicionam. A principal contribuição desta pesquisa foi traçar as estratégias de atuação das coalizões e compreender a figura e o discurso do empreendedor como representativa das próprias coalizões.Resumo em Inglês: Abstract This research analyzed how advocacy coalitions competed for greater influence over Brazil's agrotoxins policy from 1999 to 2018. The premise was that changes in public policy are effected through changes in institutions, or the rules of the game. A theoretical approach was proposed that articulates the Advocacy Coalition Framework, New Discursive Institutionalism, and the Gradual and Transformative Institutional Change Model. A literature search and document analysis were conducted, emphasizing the usefulness of shorthand notes from meetings and public hearings in parliamentary committees, as well as interventions by parliamentarians in the National Congress. The collected data were then subjected to a content analysis based on a priori defined categories. Four hundred and sixteen individual and organizational agents were mapped, forming three advocacy coalitions defined by shared ideas: agroproductivists, agroecologists, and technocrats. The work of political and institutional entrepreneurs and policy brokers linked to the advocacy coalitions during this period was also characterized. Finally, the discursive strategies, behaviors, and types of gradual and transformative institutional change adopted by each advocacy coalition were described by analyzing key events in a timeline. The findings suggest that the entrepreneurs, as representatives of the coalitions, were interested in promoting changes to the scope of agrotoxins policy and the institutions that influence it. The main contribution of this research was outlining the coalitions' strategies and understanding the role of entrepreneurs as representatives of the coalitions. |
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Artigo Obstáculos Epistemológicos em Estudos Organizacionais: Considerações a partir de Gaston Bachelard Faria, José Henrique de Walger, Carolina de Souza Resumo em Português: Resumo Partindo da compreensão de Epistemologia como produção do conhecimento, isto é, como ato epistemológico, o objetivo deste ensaio é elaborar, criticamente, considerações sobre os obstáculos epistemológicos em estudos organizacionais a partir das argumentações de Gaston Bachelard. Para tanto, os obstáculos foram organizados em três categorias de análise: (a) obstáculo empirista descritivo, no qual se encontram as experiências primeiras; (b) obstáculo idealista místico, no qual se encontram o conhecimento geral, verbalismo e conhecimento unitário e pragmático; e (c) obstáculo tecnicista metodológico, no qual se encontram o substancialismo e o quantitativismo. A questão que se pretende responder é como os obstáculos epistemológicos se apresentam nos estudos organizacionais em vista das tendências, cada vez mais predominantes, de estudos empírico-descritivos, de estudos e modelos baseados em concepções idealistas e da valorização do tecnicismo metodológico que assume posição mais relevante do que a realidade investigada. As reflexões apontam para a abundância de estudos que: (a) se esgotam na aparência imediata dos fenômenos, com ausência de profundidade e de crítica; (b) focam em uma generalidade ampliada dos conceitos, com explicações vagas e imprecisas; (c) utilizam referencial teórico como pressuposto limitador do desenvolvimento do conhecimento científico; e (d) promovem o metodologismo, com valorização da aplicação correta de técnicas específicas em detrimento do conteúdo que se pretende revelar.Resumo em Inglês: Abstract Based on the understanding of epistemology as the production of knowledge – that is, as an epistemological act – this essay aims to critically elaborate considerations on epistemological obstacles in organizational studies, drawing on the arguments of Gaston Bachelard. To this end, the obstacles have been organized into three categories of analysis: (a) the descriptive empiricist obstacle, which includes first experiences; (b) the mystical idealist obstacle, which includes general knowledge, verbalism, and unitary and pragmatic knowledge; and (c) the methodological technicist obstacle, which includes substantialism and quantitativism. We will address the question of how epistemological obstacles manifest in organizational studies in view of the growing prevalence of empirical-descriptive studies, studies and models based on idealistic conceptions, and the valuation of methodological technicality, which takes precedence over the reality being investigated. The reflections point to the abundance of studies that: (a) focus on the immediate appearance of phenomena with little depth or criticism; (b) focus on broad, vague, and imprecise concepts; (c) use theoretical references as limiting assumptions for developing scientific knowledge; and (d) promote methodologism, emphasizing the correct application of specific techniques at the expense of the intended content. |
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Artigo Para Além do Serviço Público: Análise do Voluntariado por Servidores das Instituições Federais de Ensino Superior Ariete, Izabele Cristina Linhares Diniz Caldas, Patrícia Trindade Resumo em Português: Resumo O crescimento da necessidade de uma atuação socialmente responsável por parte das organizações evidencia a relevância de ações como o trabalho voluntário, um valioso recurso no enfrentamento de grandes desafios sociais no mundo. No âmbito empresarial, esta atividade é denominada de voluntariado corporativo e amplia a complexidade desse fenômeno, por abranger aspectos relacionados ao ambiente organizacional. A abertura para atuação de organizações dos três setores sociais no incentivo a essa prática coloca em pauta os desafios para sua adoção. Especificamente no serviço público, aspectos do contexto podem diferir do ambiente privado, como a necessidade de previsão legal, a ausência de pressão organizacional com vistas a obtenção de benefícios oriundos dessa prática, além de aspectos relacionados à carreira pública que podem influenciar a participação voluntária em ações promovidas pelas instituições. Assim, o presente estudo tem como objetivo verificar a influência de aspectos contextuais e motivacionais para a prática de voluntariado por servidores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Para tal, realizou-se uma pesquisa de métodos mistos, com coleta quantitativa, por meio de questionário, e qualitativa, com entrevista semiestruturada. Como resultados, constatou-se que a motivação dos servidores públicos das Ifes é formada pelo conjunto de aspectos das dimensões altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta, sendo os motivos relacionados ao altruísmo e à justiça social mais significativos para o público estudado. E ainda, considerando os aspectos contextuais, questões sobre cidadania organizacional, apoio institucional e dos colegas de trabalho e a possibilidade de produzir impacto social podem ser capazes de motivá-los a atuação voluntária.Resumo em Inglês: Abstract The increasing demand for socially responsible actions by organizations emphasizes the importance of activities such as volunteer work, which is a valuable resource in tackling major social challenges worldwide. In the business sector, this activity is known as corporate volunteering and adds complexity to the phenomenon, as it involves aspects related to the organizational environment. The willingness of organizations across the three social sectors to encourage such practices raises challenges for their wider adoption. Specifically, within public service, contextual factors may differ from those in the private sector, such as the need for legal compliance, the lack of organizational pressure to gain benefits from volunteering, and issues related to public careers that could influence voluntary participation in initiatives promoted by institutions. Therefore, the present study aims to examine how contextual and motivational factors influence employees of Federal Higher Education Institutions (IFES) to engage in volunteering. A mixed-methods approach was used, combining quantitative data gathered through a questionnaire with qualitative insights from semi-structured interviews. The findings suggest that the motivations of public servants in Higher Education Institutions are shaped by a combination of altruistic, social justice, affiliative, learning, and self-interested factors, with altruism and social justice being particularly significant for the population studied. Additionally, regarding contextual factors, elements such as organizational citizenship, institutional and co-worker support, and the potential to make a social impact may motivate them to volunteer. |
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Artigo Vivências Subjetivas das Relações Afetivas nos Processos de Sucessão em Empresas Familiares Oliveira, Cláudia Helena Costa de Silva, Anielson Barbosa da Zambroni-de-Souza, Paulo César Resumo em Português: Resumo Este artigo objetiva compreender as vivências subjetivas das relações afetivas entre sucessoras(es) e sucedidas(os) no processo de sucessão em empresas familiares. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou o método da história oral temática para compreender o fenômeno. A coleta de dados foi realizada em cinco empresas, por meio de entrevistas, realizadas com 10 empresários (5 pais/mães e 5 filhas/filhos) que vivenciaram o processo de sucessão. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise Sociológica do Discurso (ASD), de tradição espanhola. Os resultados revelaram a vivência subjetiva das relações afetivas a partir de três dimensões: amor e renúncia, frustração e mágoa e perdão. Os resultados revelaram a complexidade das relações afetivas entre sucedidos e sucessores pela lógica da empresa e da família e das relações afetivas entre pais e filhos pelo campo psicanalítico e a contribuição da psicodinâmica do trabalho como lente teórica para compreender o processo sucessório em empresas familiares. Conclui-se que as vivências subjetivas estão intrínsecas nas relações entre sucedidos e sucessores, numa relação bidirecional entre as vivências familiares e organizacionais, que se influenciam mutuamente, e que podem gerar sofrimento, angústia, prazer, ou desejos, que são sentidos e que se materializam na vida de pai/mãe, filha(o), sucedido(a) e sucessor(a). Futuros estudos podem analisar outras dimensões subjetivas no processo sucessório, a exemplo das relações de poder, de gênero, de apego, os conflitos entre sucessores, entre outros.Resumo em Inglês: Abstract This article aims to understand the subjective experiences of affective relationships between successors and predecessors in the succession process of family businesses. Qualitative research using the thematic oral history method was employed to explore this phenomenon. Data were collected in five companies through interviews with ten entrepreneurs (five parents and five children) who had experienced the succession process. The data analysis followed the procedures of sociological discourse analysis (SDA), based on the Spanish tradition. The results revealed three dimensions of the subjective experience of affective relationships: love and renunciation, frustration and resentment, and forgiveness. These findings underscore the complexity of affective relationships between predecessors and successors within the contexts of both business and family. They also highlight the affective dynamics between parents and children from a psychoanalytic perspective, emphasizing the contribution of work psychodynamics as a theoretical lens for understanding the succession process in family firms. It can be concluded that subjective experiences are intrinsic to the relationships between predecessors and successors, forming a bidirectional relationship between family and organizational experiences that influence each other mutually. These experiences may result in suffering, anguish, pleasure, or desires, all of which are felt and manifested in the lives of the parent, child, predecessor, and successor. Future studies could explore other subjective dimensions of the succession process, such as power dynamics, gender relations, attachment issues, and conflicts among successors. |
