Resumo:
Pesquisas sobre fluência de leitura enfatizam, de maneira variável, os componentes precisão, automaticidade e prosódia, sem elucidar a direção de sua relação com a compreensão. Esta revisão sistemática objetivou investigar a produção científica acerca da definição de fluência e suas relações com a compreensão leitora, sob a perspectiva da psicologia cognitiva. Seguindo diretrizes PRISMA, foram realizadas as etapas de identificação, seleção, elegibilidade, inclusão e extração da informação. A busca em bases como Web of Science, SciELO, American Psychological Association, entre outras, resultou em 57 estudos incluídos, cuja síntese evidenciou que 60% das pesquisas definem fluência como precisão, automaticidade e prosódia, sendo preditora da compreensão (81%). Quanto à avaliação, medidas de precisão e velocidade são as mais utilizadas (58%), enquanto a prosódia é negligenciada. Conclui-se que avanços na definição de fluência são cruciais. Esta revisão possibilita um maior entendimento do construto, contribuindo com práticas de ensino e avaliação.
Palavras-chave:
leitura; fluência de leitura; compreensão da leitura; revisão de literatura
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