Resumo
As taxas de prevalência dos problemas emocionais e de comportamento na adolescência sugerem que sua identificação por meio de diferentes informantes é relevante com vistas ao tratamento e prevenção de quadros clínicos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a associação e o padrão de concordância quanto aos indicadores de problemas internalizantes, externalizantes e total de problemas entre adolescentes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes, 70 familiares e 21 professores que responderam, respectivamente, ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens e ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes em sua versão para pais e para professores. Houve maior concordância na avaliação de adolescentes e familiares do que de professores e adolescentes e ausência de concordância entre familiares e professores. Além disso, os adolescentes evidenciaram mais indicadores de problemas internalizantes. Assim, confirma-se a necessidade de contemplar múltiplos informantes na avaliação de dificuldades emocionais/comportamentais de adolescentes, com vistas a sua melhor compreensão e detalhamento.
Palavras-chave:
saúde mental; adolescência; distúrbios do comportamento