Open-access Políticas de Acesso para Quilombolas nos Programas de Pós-graduação em Psicologia em Universidades Federais

Resumo:

As políticas de acesso para quilombolas na pós-graduação em Psicologia por meio de cotas étnico-raciais são um tema pouco estudado e central para inclusão e equidade nesta área de conhecimento. Este estudo teve como objetivo analisar as políticas de acesso para estudantes quilombolas nos processos seletivos de programas de pós-graduação em Psicologia das universidades federais brasileiras. Realizou-se pesquisa documental dos editais divulgados, adotando o ano de 2023 como referência. O corpus documental foi composto por 18 editais publicados pelos 15 Programas de Pós-Graduação em Psicologia em universidades federais com cotas para estudantes quilombolas. Na análise, buscou-se identificar diferenças regionais, oferta de vagas reservadas, modalidades de ingresso, comprovação documental de pertencimento étnico-racial e efeitos das limitações das políticas adotadas. Os resultados indicaram diferenças inter-regionais e intrarregionais nas políticas de reserva de vagas e critérios para comprovação de pertencimento étnico, além de fragilidades na distribuição das vagas reservadas, considerando os dados censitários sobre a população quilombola.

Palavras-chave:
ação afirmativa; quilombolas; educação de pós-graduação; psicologia

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