Resumo
A autoeficácia diz respeito às crenças do indivíduo em suas capacidades para realizar determinadas atividades e influencia seu nível de determinação e esforço. Este estudo teve como objetivo investigar se cursos de formação para práticas inclusivas que envolvem fontes de autoeficácia produzem efeitos na autoeficácia docente. Participaram 36 professores, parte deles realizou curso sobre inclusão de estudantes com deficiência intelectual, os demais realizaram curso sobre inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação. Os cursos primavam pela indissociabilidade entre teoria e prática e análise reflexiva conjunta acerca de vídeos com situações educacionais inclusivas bem-sucedidas de modo a envolver persuasão social e experiências vicárias. Os efeitos da formação foram avaliados a partir da Escala de Eficácia Docente para Práticas Inclusivas nas versões Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação. Os resultados revelaram que houve aumento na autoeficácia dos professores de modo a indicar as potencialidades das fontes de autoeficácia abordadas na formação docente.
Palavras-chave:
educação especial; educação inclusiva; autoeficácia; formação de professores