Open-access Padrões de Conduta Infracional em Adolescentes no Sistema Socioeducativo Brasileiro

Resumo:

Aproximar o conhecimento científico da prática profissional é um desafio nos estudos sobre a conduta infracional. Esta pesquisa, fundamentada na Teoria da Regulação Social e Pessoal da Conduta Criminal, teve como objetivo identificar distintos níveis de gravidade de engajamento em condutas infracionais, com vistas a fundamentar estudos para definição de parâmetros de avaliação para o adolescente autor de ato infracional. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com 158 adolescentes, sexo masculino (12 a 19 anos), cumprindo medidas socioeducativas em duas regiões do Brasil. Utilizando indicadores de gravidade, empregou-se estatística descritiva, análise de classes latentes e exploração qualitativa das variáveis estudadas. Resultados revelaram três grupos com diferentes níveis de gravidade de engajamento na conduta infracional, alinhando-se à literatura existente. Destaca-se a necessidade de diretrizes específicas para atendimento profissional e a possibilidade de uma quarta classe de adolescentes abstinentes ou com reduzidas infrações, característico da população de adolescentes escolares.

Palavras-chave:
avaliação psicológica; comportamento antissocial; delinquência juvenil; psicologia forense

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