Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar os preditores da leitura inicial de uma linguagem transparente em crianças monolíngues. Oitenta alunos pertencentes à educação infantil N3 (M = 5 anos, DE = 0.40), 1ª série (M = 6 anos, DE = 0.59) e 2ª série (M = 7 anos, DE = 0.55) do ensino fundamental participaram do estudo. As crianças foram avaliadas por meio do teste Early Grade Reading Acquisition, por um questionário sociodemográfico ad hoc e apenas pelo Domínio da Linguagem do teste Evaluación Neuropsicológica Infantil. A análise de regressão múltipla mostrou que a consciência fonológica e o nível de escolaridade são os fatores que explicam o desempenho na leitura em crianças nas primeiras séries. Os resultados deste estudo sugerem a importância de promover habilidades orais antes da aquisição da leitura inicial, para melhorar o aprendizado da leitura de crianças monolíngues com limitadas oportunidades socioeconômicas.
Palavras-chave:
habilidades para leitura; reconhecimento de palavras; crianças; consciência fonológica